A reunião aconteceu na sexta- feira(6), no Espaço Orienta, bairro Renascença, com o objetivo de reafirmar a candidatura de mulheres que estão na corrida por uma vaga no legislativo municipal de São Luís.
Mais de 15 candidatas estiveram à frente desse movimento, reforçando a importância de ter mais mulheres ocupando espaços de poder na sociedade.
"Pra mim é extremamente importante as candidaturas femininas, essas eleições pra gente são muito importantes, é importante encher a câmara municipal só de mulheres, porque as mulheres tem um potencial muito grande de gestar a cidade", afirmou a candidata a vice prefeitura de São Luís, Creuzamar.
Hoje a câmara de vereadores conta com 5 mulheres, o que é pouco perto das 31 vagas. Na história do Brasil as mulheres só tiveram direito ao voto em 1934, isso é um dos fatores que demonstram o atraso da participação feminina na vida política.
"Talvez vocês não saibam, mas nós só conseguimos ser vereadoras em São Luís em 1959, a primeira eleição em que nós fomos permitidas votar foi em 1934, só em 1959 elegemos a primeira vereadora e de 1959 pra cá, ou seja, a quase 80 anos, a gente vai percebendo que nos anos 50, 60, 70 e 80 do século XX nós praticamente elegemos apenas uma mulher em cada legislatura", explicou a candidata Mary Ferreira.
Isso somente reforça o quanto é necessário que lideranças femininas consigam se eleger este ano, para que haja paridade e que as suas pautas sejam ouvidas e atendidas.
"É importante a presença feminina não apenas nas candidaturas, mas vencendo as eleições, pra que a gente possa ter a visão da mulher, a vivência da mulher, sobre os problemas de nossa cidade, por mais vagas nas creches, que quando faltam faz com que as mulheres saiam do mercado de trabalho", destacou o candidato a prefeito de São Luís, Duarte Jr.
Mary Ferreira é doutora e pesquisadora da UFMA, participou do projeto de criação da Secretaria de Estado da Mulher, da Delegacia da Mulher em São Luís e do Conselho Estadual da Mulher. Foi Secretária Adjunta de Cultura, Diretora da Biblioteca Pública Benedito Leite e do Arquivo Municipal de São Luís. Tem trabalhando durante toda a sua vida por políticas de cultura que garantam a todos os Ludovicenses o acesso ao livro, a leitura e à informação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário