sábado, 6 de dezembro de 2025

Maranhão registrou saldo positivo de 3.293 empregos em outubro de 2025


O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) divulgou, nesta semana, a nota de conjuntura econômica sobre o Mercado de Trabalho Maranhense referente ao mês de outubro de 2025. De acordo com dados do Novo Caged, o Maranhão encerrou o mês de outubro de 2025 com um saldo positivo de 3.293 empregos formais, resultado de 25.002 admissões e 21.709 desligamentos. Esse é o décimo mês consecutivo de geração de empregos no estado.

No mesmo período, quatro setores registraram saldo positivo em empregos formais: serviços (+1.728 vínculos), comércio (+975 vínculos), construção (+441 vínculos), agropecuária (+309 vínculos). Em contrapartida, a indústria apresentou uma queda de 160 postos com carteira assinada.

O setor serviços foi o principal responsável pelo saldo positivo de empregos, com destaque para as seguintes atividades: regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais (+545 vínculos); restaurante e similares (+211 vínculos) e serviços de engenharia (+201 vínculos).

No setor de comércio, a expansão do emprego foi impulsionada sobretudo pelas atividades de comércio varejista de produtos alimentícios em geral (+229 vínculos) e comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios (+159 vínculos). Já em construção, os principais destaques foram para construção de edifícios (+292 vínculos) e construção de barragens e represas para geração de energia elétrica (+175 vínculos).

No acumulado do ano até outubro, o Maranhão registrou 33.874 admissões líquidas. Com esse resultado adicional, o número total de maranhenses empregados formalmente atingiu a marca de 692.661.

As informações são baseadas no estudo realizado pelo Imesc, utilizando dados do Novo Caged.

TSE conclui teste de segurança das urnas de 2026


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encerrou, nesta sexta-feira (5), o Teste Público de Segurança das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições de 2026. O procedimento, realizado desde 2009, tem como objetivo reforçar a transparência e a confiança no processo eleitoral brasileiro.

Os testes começaram na segunda-feira (1º) e reuniram especialistas em tecnologia da informação de diversas partes do país. Todos se inscreveram previamente para participar da avaliação.

Durante o evento, os participantes realizaram verificações em diferentes componentes das urnas. Entre eles, o sistema de registro do voto, a transmissão dos dados e o código-fonte do software eleitoral.

Segundo o TSE, nenhum problema relevante foi encontrado. Os especialistas confirmaram que a segurança do sistema continua íntegra e que a tecnologia das urnas mantém proteção adequada contra tentativas de ataque.

As eleições presidenciais de 2026 já têm datas definidas. O primeiro turno será realizado em 4 de outubro. Caso necessário, o segundo turno ocorrerá em 25 de outubro.

Veja como fica o funcionamento do comércio no feriado de 8 de dezembro

 

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA) informa que o comércio lojista de São Luís está autorizado a funcionar na segunda-feira, 8 de dezembro, feriado municipal de Nossa Senhora da Conceição.
Conforme acordo firmado entre a Fecomércio-MA e o Sindicato dos Empregados no Comércio de São Luís (Sindcomerciários), as lojas de ruas, avenidas, galerias e centros comerciais poderão funcionar das 8h às 18h, enquanto as lojas de shopping centers estarão autorizadas a abrir das 10h às 22h.
As empresas podem abrir seguindo as regras previstas de remuneração das horas trabalhadas com acréscimo de 100% sobre o valor da hora normal, por se tratar de trabalho extraordinário. Também deverá ser paga a gratificação de R$ 53 ao final do expediente aos trabalhadores convocados.
As regras não se aplicam a supermercados e farmácias, cujas atividades são consideradas essenciais. Já os empresários de segmentos não abrangidos pela base sindical da Fecomércio-MA devem buscar orientação diretamente com o respectivo sindicato patronal.

Valdemar diz que Bolsonaro escolheu Flávio como candidato a presidente: “Está confirmado. Se Bolsonaro falou, está falado”

 

Presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, confirmou à coluna ter sido informado que o ex-presidente Jair Bolsonaro escolheu o filho Flávio Bolsonaro como seu candidato ao Palácio do Planalto em 2026.

“Está confirmado. Flávio me disse que o nosso capitão ratificou sua candidatura. Se Bolsonaro falou, está falado. Estamos juntos”, afirmou Valdemar à coluna na tarde desta sexta-feira (5/12).

A decisão de Bolsonaro foi antecipada pelo Metrópoles na coluna Paulo Cappelli. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), inclusive, já foi comunicado da decisão do ex-presidente.

Conforme a coluna noticiou, o próprio Flávio avisou Tarcísio em conversa ao longo da semana. O senador viajou ao menos duas vezes para São Paulo nos últimos dias, sendo uma delas na quinta-feira (4/12).

Se Bolsonaro não mudar de ideia, Tarcísio — até então cotado para ser ele próprio o candidato do ex-presidente ao Planalto — será candidato à reeleição ao governo paulista.

A candidatura de Flávio foi articulada durante a viagem do senador aos Estados Unidos para visitar o irmão Eduardo Bolsonaro, em outubro de 2025. O martelo foi batido por Bolsonaro em 25 de novembro, data em que Flávio foi ver o pai na Superintendência da PF. Depois disso, o ex-presidente avisou seus aliados sobre a decisão.

FLÁVIO FALA EM “MISSÃO”

Em seu perfil no X, o senador confirmou a decisão do pai. “É com grande responsabilidade que confirmo a decisão da maior liderança política e moral do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, de me conferir a missão de dar continuidade ao nosso projeto de nação”, escreveu.

Flávio Bolsonaro tem 44 anos. Completa 45 em 30 de abril de 2026. É senador da República pelo Estado do Rio de Janeiro. Foi eleito em 2018 com mais de 4,3 milhões de votos. Está em fim de mandato.

Com a decisão, fica definido ao menos no campo da direita que envolve os Bolsonaros quem vai para a disputa em 2026. Há outros nomes cotados para 2026, como os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Ratinho Junior (PSD-PR), Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), e Romeu Zema (Novo-MG).

Tarcísio já foi avisado

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), já foi comunicado da decisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de escolher o filho Flávio Bolsonaro (PL-RJ) como seu candidato ao Palácio do Planalto em 2026.

A notícia foi comunicada a Tarcísio pelo próprio Flávio em conversa nas últimas horas, segundo apurou a coluna. O senador viajou ao menos duas vezes para São Paulo nesta semana, sendo uma delas na quinta-feira (4/12) e nesta sexta-feira (5/12).

Se o ex-presidente não mudar de ideia, Tarcísio será candidato à reeleição ao governo paulista. Já Michelle Bolsonaro concorrerá ao Senado pelo Distrito Federal.

Maranhão forma 275 novos policiais e amplia estrutura da Segurança Pública

O Governo do Maranhão avançou mais uma vez na agenda de fortalecimento da segurança pública. Nessa quinta-feira (4), o governador Carlos Brandão vistoriou as obras de reforma e ampliação da sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e participou da formatura de 275 novos policiais militares.


A solenidade ocorreu no Comando Geral da PMMA, no Calhau, e marcou o encerramento do Curso de Nivelamento Técnico-Profissional (CNTP). A cerimônia foi conduzida pelo governador Carlos Brandão, ao lado do secretário de Segurança Pública, patrono da turma, Maurício Martins, e do comandante da Polícia Militar, coronel Wallace Amorim.

“Quando assumimos o governo, identificamos que havia 1.600 policiais aprovados no concurso. Viemos convocando todos e, hoje, chamamos a última turma, com 275 policiais. Além disso, anunciamos que vamos abrir novos concursos em 2026 para mais policiais militares, civis, investigadores e Corpo de Bombeiros”, anunciou o governador.


Os novos policiais integram o grupo de 300 candidatos convocados e nomeados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração (Sead), para reforçar o quadro da Polícia Militar, zerando o cadastro de reserva do último concurso da corporação. Desse total, 275 tomaram posse e concluíram o curso de formação.

“É com muita satisfação que concluímos com êxito o nosso curso de formação. Foi um processo difícil e extenso, mas formamos 275 policiais, número de grande importância para a segurança pública do Maranhão. É uma honra, e agradecemos muito ao governador”, declarou a soldado Luiza Galiza.

No período da tarde, Carlos Brandão vistoriou as obras de reforma e ampliação da sede da Secretaria de Segurança Pública e assinou a ordem de serviço para a pavimentação da segunda etapa do estacionamento interno do órgão. As intervenções estão sendo executadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) e pela Secretaria de Estado de Governo (Segov). O complexo abriga a sede administrativa, a Inteligência, o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), a Força Estadual de Segurança, a Perícia Oficial e as corregedorias. Já foram concluídos o novo auditório, o estacionamento principal e a pavimentação do espaço.

“Viemos à sede da Secretaria de Segurança inaugurar o prédio completamente reformado, auditório, estacionamento, Ciops, e aproveitar para entregar novos equipamentos, como drones, computadores, coletes à prova de bala e viaturas. Realizamos a solenidade aqui justamente pela importância que essa estrutura tem para a segurança do nosso estado”, afirmou o governador.


Também está em andamento a ampliação do setor de videomonitoramento. O projeto original foi reformulado, dobrando o número de câmeras de 200 para 400 e fortalecendo as ações de vigilância e resposta rápida em todo o estado. O Governo do Estado também entregou novas viaturas, drones, computadores e coletes balísticos, em um investimento de aproximadamente R$ 4 milhões.


“A segurança pública hoje se divide em dois momentos: antes e depois do governador Carlos Brandão. É um gestor comprometido com o Maranhão e com a proteção da sociedade. Ele tem realizado, ao longo dos anos, investimentos fortes e técnicos, cobrando resultados das polícias. São 250 prédios da segurança pública reformados de uma só vez, algo inédito no Brasil; mais de 800 viaturas entre carros e motos; e todos os instrumentos necessários para o bom desempenho da Polícia Civil, Militar e do Corpo de Bombeiros”, ressaltou o secretário de Segurança Pública, Maurício Martins.


A perita-geral do Estado, Anne Kelly, destacou a importância dos investimentos para o trabalho da perícia estadual. “Hoje alcançamos um marco histórico na segurança pública, com a presença do governador e os diversos investimentos em tecnologia e informação. Entre 2020 e 2025, o crescimento da perícia em termos de equipamentos foi exponencial. Tivemos várias aquisições e ainda entregaremos R$ 10 milhões em equipamentos até o fim de dezembro. Esses avanços são imprescindíveis para o sistema de segurança pública”, afirmou.

TCE recebe Selo Diamante em transparência pública

 

O Governo do Maranhão, por meio do Tribunal de Contas do Estado (TCE), alcançou o Selo Diamante do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), coordenado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

O prêmio é em reconhecimento ao índice de Transparência, reafirmando o compromisso com uma gestão pública aberta, ética e orientada ao cidadão. O nível diamante é obtido quando o produto avaliado atende a 100% dos critérios essenciais e nível de transparência entre 95% e 100%. 

A entrega da premiação foi realizada nesta quinta-feira (4) durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, que acontece até sexta-feira (5), em Florianópolis (SC).

Instituições maranhenses como o Tribunal de Justiça, o Ministério Público Estadual (MPE), a Defensoria Pública e a Prefeitura de São Luís, também receberam o Selo.

O Programa Nacional de Transparência Pública é uma iniciativa da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) que visa assegurar aos cidadãos o direito fundamental de ser informado em relação a tudo o que diz respeito à administração pública, nos planos federal, estadual e municipal – direito consagrado na Lei nº 12.527/2011.

A inciativa tem sido fundamental no sentido de estimular maior participação dos cidadãos mecanismos da gestão pública e no fortalecimento do controle social.

O atual ciclo do PNTP avaliou, ao longo deste ano, 10.072 portais de transparência. Deste total, 998 receberam o Selo Diamante; 1082 o Selo Ouro e 832 contemplados com o Selo Prata. O Índice de Transparência registrado em 2025 foi de 66,60% e todos os Tribunais de Contas do país tiveram os seus portais de transparência avaliados pelo programa.

O conselheiro Daniel Brandão, presidente do TCE, após receber a premiação, afirmou que se trata de uma grande conquista para a Corte de Contas maranhense, cujo fundamento é o propósito de cumprir integralmente a missão de fiscalizar os gastos públicos em benefício da sociedade. “Este prêmio reconhece que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) está no caminho certo, buscando cumprir suas atribuições com agilidade, ética, integridade e transparência. Expresso minha gratidão a todos os servidores e membros, que com sua dedicação e compromisso tornaram possível a conquista do Selo Diamante por nossa instituição”, disse.

Colaboradores da Emserh são destaque no Prêmio Inova GP 2025 com iniciativas de impacto na saúde pública

 

A Emserh foi destaque no cenário estadual de inovação ao conquistar premiações no Prêmio Inova GP 2025, apresentado na quarta-feira( 03) pelo governo do Maranhão. A solenidade ocorreu no auditório Norte das Águas, no Convento das Mercês, com a presença do governador Carlos Brandão, e marcou o reconhecimento de práticas e projetos desenvolvidos por servidores públicos ao longo do ano.

Criado na atual gestão estadual, o Prêmio Inova GP já se consolidou como uma das principais vitrines da inovação na administração pública maranhense. A iniciativa é coordenada pela Fundação Escola de Governo do Maranhão (Egma), e conta com apoio da Fapema, Secti, e, nesta edição, também da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB). Este ano a premiação  teve 111 inscritos, representando 31 órgãos, sendo 55 trabalhos finalistas.

Com iniciativas diretamente relacionadas às atividades realizadas na instituição, dois artigos apresentados por colaboradores da EMSERH foram premiados no Inova GP. A supervisora de Assistência Farmacêutica, Rafaella Franco, conquistou o 3º lugar na categoria Práticas Inovadoras Implementadas, com o artigo “Gerenciamento de Medicamentos Próximos do Vencimento em Unidades Hospitalares”.  Rafaella recebeu premiação no valor de R$ 3 mil. A proposta  apresenta avanços na gestão de estoques, redução de perdas e otimização do uso de medicamentos, trazendo impacto direto na assistência e na sustentabilidade das unidades.

“Ter esse trabalho reconhecido é motivo de muita alegria, porque representa um esforço coletivo do nosso setor. Ver a iniciativa ser premiada reforça que estamos no caminho certo e nos motiva a seguir contribuindo para um SUS mais eficiente e sustentável”, destacou Rafaella.


Na categoria Práticas Inovadoras de Sucesso, os Assessores de Governança,Tcheurlly Silva Ribeiro e Luis Carlos Cantanhede Bastos, receberam menção honrosa pelo artigo “Indicador de Governança como ferramenta de transformação na Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares”. O trabalho foi classificado em 8º lugar. A iniciativa demonstra como a aplicação sistematizada de indicadores fortalece a integridade, a transparência e a gestão estratégica da instituição. 

“Receber esse reconhecimento é motivo de orgulho. O artigo nasceu da vivência diária da Gerência de Governança, onde governança não é conceito, mas prática. Esse prêmio mostra que a dedicação técnica e o compromisso com a gestão pública fortalecem a Emserh e geram impacto real”, afirmou Tcheurlly.

Segundo o presidente da Emserh, Marcello Duailibe, a premiação demonstra o compromisso da empresa com a melhoria contínua e a valorização do corpo técnico. “A Emserh tem investido em processos, pessoas e tecnologia para oferecer um serviço de saúde cada vez mais eficiente. Ver nossos colaboradores sendo reconhecidos em um prêmio tão significativo, reforça que estamos no caminho certo. É um orgulho ver que o esforço diário se traduz em inovação, resultados e benefícios diretos para a população maranhense”, afirmou Duailibe.

Para a presidente da Fundação Escola de Governo do Maranhão (Egma), Leuzinete Pereira, o resultado demonstra a força da inovação no serviço público estadual. “O Inova GP revela servidores comprometidos em transformar a administração pública. Parabenizamos a Emserh e a todos os servidores estaduais e municipais que inscreveram suas ideias e projetos. Hoje coroamos e premiamos quem acredita que o setor público pode ser protagonista da inovação”, concluiu.

Senador Weverton Rocha compra fazenda de R$ 15 milhões e multiplica patrimônio

 

Vice-líder do governo Lula e relator da indicação de Jorge Messias ao Supremo Tribunal Federal (STF), o senador Weverton (PDT-MA) comprou uma fazenda em Matões do Norte, município no interior do Maranhão, cujo valor é mais do que o triplo declarado por ele nas eleições de 2022.

A fazenda, de R$ 15 milhões, é cortada por um igarapé, tem um casarão de dois andares e área equivalente a 2 mil campos de futebol. Ao lado do imóvel, o senador logo construiu uma pista de pouso (no papel, Weverton não é dono de aeronaves, mas utiliza jatinhos com frequência no estado do Maranhão. Um deles pertence a um representante do lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, o Careca do INSS.

A coluna teve acesso à escritura que registra a compra e venda de uma parte da fazenda, no valor de R$ 7 milhões, em setembro de 2024. A área negociada é de 837 hectares. A compra foi realizada pela DJ Agropecuária, Comércio e Prestação de Serviços Ltda, que pertence ao senador. O documento diz ainda que a quitação ocorreu por meio de transferência bancária. Só de ITBI, imposto pago na transmissão de bens imóveis, Weverton pagou mais R$ 140 mil.

O restante da fazenda será escriturada conforme os pagamentos forem realizados.

Nas eleições de 2022, quando disputou o governo do Maranhão, Weverton declarou ter um patrimônio de R$ 4,2 milhões, incluindo R$ 500 mil em espécie. A fazenda, portanto, custou 257% a mais que todos os bens do político.

Em nota, Weverton afirmou que “todas as minhas atividades econômicas e empresariais estão, e estarão, devidamente declaradas nas minhas declarações anuais de renda ou das empresas das quais faço parte, dentro da lógica financeira e legalidade fiscal”.

Em abril deste ano, sete meses depois de concluir a compra de uma parte da fazenda, o senador adquiriu novo bem: um apartamento de R$ 1,2 milhão no Jardim Paulista, bairro nobre de São Paulo. O imóvel tem área de 250 metros quadrados e foi comprado em três parcelas, sendo uma inicial de R$ 300 mil e outras duas de R$ 450 mil, de acordo com a escritura.

Como senador, Weverton tem salário de R$ 46.366,19 brutos, o equivalente a R$ 29.170,24 líquidos.


Fonte: Metrópoles

Bolsonaro diz que Flávio será seu candidato à Presidência da República e Tarcísio já foi avisado, diz site

 

Jair Bolsonaro afirmou que o senador Flávio Bolsonaro (PL) será seu candidato à Presidência da República nas eleições de 2026. A escolha de um integrante da família foi comunicada a interlocutores próximos nesta semana. Essa é a primeira vez que o ex-presidente, que está preso na carceragem da Polícia Federal em Brasília, manifesta tal intenção.

Bolsonaro avalia que o filho primogênito ganhará musculatura para a disputa a partir do momento em que se comportar como postulante ao Palácio do Planalto e fizer agendas pelo Brasil. Na avaliação do ex-mandatário, Flávio consolida unidade partidária e conta com um relevante palanque de governadores aliados como Tarcísio de Freitas (Republicanos), em São Paulo, e Cláudio Castro (PL), no Rio de Janeiro.

Por conta disso, a previsão é que o senador comece a fazer mais viagens pelo país e assuma protagonismo nos embates com o presidente Lula.

Dentro da família Bolsonaro, Flávio também seria o candidato que passaria “previsibilidade” para a classe política e o segmento econômico, dado o perfil mais moderado que o dos irmãos.

Os vices de Flávio Bolsonaro e Lula
O mais provável, nesse novo cenário, é que Michelle concorra ao Senado pelo Distrito Federal e que algum partido de centro indique o vice na chapa de Flávio.

Já pelo lado do governo, lideranças do PT têm defendido que Geraldo Alckmin, do PSB, seja novamente o vice na chapa encabeçada por Lula.

Tarcísio já foi avisado

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), já foi comunicado da decisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de escolher o filho Flávio Bolsonaro (PL-RJ) como seu candidato ao Palácio do Planalto em 2026.

A notícia foi comunicada a Tarcísio pelo próprio Flávio em conversa nas últimas horas, segundo apurou a coluna. O senador viajou ao menos duas vezes para São Paulo nesta semana, sendo uma delas na quinta-feira (4/12) e nesta sexta-feira (5/12).

Se o ex-presidente não mudar de ideia, Tarcísio será candidato à reeleição ao governo paulista. Já Michelle Bolsonaro concorrerá ao Senado pelo Distrito Federal.



Fonte: Metrópoles

Julgamento do PSC que pode cassar Wellington e Fernando é suspenso com pedido de vista de ministra

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou nesta sexta-feira (5) o julgamento do recurso apresentado pelo PSC, que tenta reverter a condenação por fraude à cota de gênero nas eleições de 2022. O relator do processo, ministro André Mendonça, votou pela manutenção da decisão que puniu o partido no Maranhão. No entanto, a análise não avançou: a ministra Estela Aranha pediu vista e suspendeu a sessão.

O caso chegou ao TSE após o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão decidir, por cinco votos a dois, que o PSC lançou candidaturas femininas fictícias para cumprir a cota mínima exigida por lei. Além do partido, os deputados Fernando Braide (Solidariedade) e Wellington do Curso (sem partido) também recorreram, já que seus mandatos podem ser impactados pela decisão.

No âmbito nacional, o processo já havia tido idas e vindas. Em agosto, chegou a entrar na pauta virtual do TSE, mas um pedido de destaque apresentado por Braide e Wellington tirou o caso da lista. O julgamento só voltou nesta semana, depois de insistências e tentativas frustradas dos parlamentares de adiar novamente a análise.

Com o pedido de vista de Estela Aranha, o processo fica parado até que a ministra apresente seu voto. Só então o julgamento será retomado, definindo o futuro do PSC e o impacto da decisão sobre a bancada maranhense na Assembleia Legislativa.

Fernando Pessoa não demonstra liderança em corrida a sucessão ao governo


84% dos eleitores de Timon ainda não sabem em quem votar para governador



Levantamentos recentes feitos nos bastidores da política maranhense trazem um dado relevante: em Timon, 84% dos eleitores ainda não definiram seu candidato ao governo do estado para 2026. Essa incerteza não é exclusividade da cidade, mas reflete uma tendência que se repete em várias regiões do Maranhão, segundo pesquisas realizadas até agora.

Um dos principais motivos para essa indefinição está no cenário político atual, marcado pela ausência de figuras tradicionais que costumavam influenciar fortemente o eleitorado. Figuras como os ex-governadores como Flávio Dino e Roseana Sarney não estão mais na disputa, retirando do tabuleiro nomes de peso que costumavam polarizar a corrida eleitoral.

Já o governador Carlos Brandão possui influência eleitoral que depende majoritariamente de alianças políticas com deputados, prefeitos e vereadores, mais do que do que de um conhecimento amplo.

Esses levantamentos têm sido feitos para prefeitos e candidatos a deputado que buscam mapear o cenário para a sucessão no Palácio dos Leões. O quadro, até o momento, permanece bastante aberto e imprevisível.


Governo leva Programa do Glaucoma a municípios da Regional de Bacabal até este sábado (6)

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realiza até este sábado (6) mais uma série de atendimentos do Programa do Glaucoma, desta vez em cinco municípios da Unidade Regional de Saúde (URS) de Bacabal.

A iniciativa teve início na quinta-feira (4), tendo como público pacientes diagnosticados que residem nas cidades de Bom Lugar, Lago Verde, Conceição do Lago Açu, Olho D'Água das Cunhãs e Bacabal.

"Estamos levando o Programa do Glaucoma às cidades da Regional de Bacabal para garantir que mais maranhenses tenham acesso ao diagnóstico e ao tratamento que preservam a visão e a autonomia. Somente em 2025, já realizamos 27.543 atendimentos, reforçando nosso compromisso de cuidar das pessoas onde elas estão, com serviço organizado e seguro para quem já trata a doença ou que ainda precisa do diagnóstico", disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

Os pacientes devem comparecer estritamente no horário previsto para início de atendimento, para preenchimento de fichas e realização de pré-exames.

As atividades serão iniciadas no dia 4 de dezembro, em Bom Lugar, fazendo o atendimento ao público no turno da tarde, a partir das 14 horas, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Naildes, situada na entrada da cidade.

Em Lago Verde, os pacientes receberam o atendimento na sexta-feira (5), no anexo ao Hospital Municipal Joana Almeida, das 8 às 10 horas. Ainda na sexta-feira, foi a vez dos pacientes que residem em Conceição do Lago Açu, com serviços executados no Centro de Saúde Prefeito José Alcoforado, bairro Gastão Vieira, das 10h30 às 12h30.

Ainda no dia cinco de dezembro, só que em Olho D'Água das Cunhãs, os atendimentos aconteceram no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS I), situado na Avenida das Flores, bairro Residencial Primavera, das 14 às 18 horas.

A programação se encerra no sábado (6), no município de Bacabal, com serviços a serem realizados na Regional de Saúde de Bacabal, situada na BR-316, das 8 às 12 horas.

Além das pessoas que fazem tratamento contra a doença e que já são beneficiados pelo programa, a iniciativa também irá ofertar consulta oftalmológica para quem não possui o diagnóstico. Para tanto, no momento da consulta, o indivíduo deve apresentar cópia do documento de identidade, cartão do SUS e comprovante de endereço.

O programa
O Programa do Glaucoma é uma iniciativa da gestão estadual executada pela SES nas 19 Unidades Regionais de Saúde (URS) do Maranhão. O objetivo da estratégia é facilitar o acesso a atendimento para tratamento da doença, evitando a perda da visão, devolvendo qualidade de vida, autonomia e bem-estar.

A estratégia de governo é destinada a pessoas consideradas grupo de risco para a doença, ou seja, aquelas com histórico da doença na família, que têm mais de 40 anos, pacientes com alto grau de miopia, diabéticos, que tiveram trauma ocular ou doenças intraoculares.

O glaucoma é caracterizado por ser uma lesão nos olhos que provoca aumento da pressão intraocular que se não tratada pode levar à cegueira. Com o acompanhamento médico e uso das medicações é possível evitar a progressão da doença e a perda da visão.

Dudu Diniz agradece Brandão e Orleans por obras de pavimentação asfáltica na Estrada de Santana em Ribamar

 

O ex-presidente da Câmara de São José de Ribamar e ex-candidato a prefeito, Dudu Diniz, usou suas redes sociais para agradecer ao governador Carlos Brandão e ao secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, pela obra de pavimentação asfáltica e drenagem profunda na Estrada de Santana.

Segundo Dudu Diniz, a obra vai beneficiar mais de 40 mil pessoas em 13 bairros de São José de Ribamar.

“Ei, pessoal, as obras de pavimentação asfáltica e drenagem profunda na Estrada de Santana continuam e vão beneficiar mais de 40 mil pessoas em 13 bairros de São José de Ribamar. Um sonho dos moradores que se torna realidade”, disse.

Aliado de primeira hora do governador Carlos Brandão e de Orleans Brandão, Diniz aproveitou a oportunidade para agradecer pelas benfeitorias já realizadas na cidade balneária.

“Nossa gratidão ao nosso secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, e ao nosso governador Carlos Brandão, pela atenção, apoio e carinho que têm pela nossa cidade. Vem muita coisa boa pra todos”, concluiu.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Maranhão dá início à vacinação contra a bronquiolite para proteção de gestantes e recém-nascidos

 

O Maranhão deu início, nesta quinta-feira (4), à vacinação contra a bronquiolite. Para marcar o momento, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou uma ação especial na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), situada no bairro Cohab Anil I, em São Luís. A mobilização tem como foco proteger gestantes a partir da 28ª semana de gestação, bem como recém-nascidos, contra os Vírus Sincicial Respiratório (VSR).

Ao todo, foram enviadas pelo Ministério da Saúde (MS) para o Maranhão 25.480 doses da vacina, que deverão ser aplicadas em dose única de forma a fortalecer a prevenção contra casos de Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em gestantes, garantindo proteção também para os bebês até o segundo ano de vida.

É importante que as gestantes busquem a vacinação a partir dos seis meses e meio de gravidez. 


Onde vacinar?

A vacinação estará disponível em todas as salas de imunização da rede pública e nos pontos da rede estadual em São Luís, como as Policlínicas Vinhais e Cidade Operária e os hospitais Dr. Genésio Rêgo (Vila Palmeira), Vila Luizão e Aquiles Lisboa (Bonfim). No momento da aplicação da dose é preciso fazer a apresentação da carteirinha de vacinação e documento oficial com foto.

A administração da vacina deve ser registrada e acompanhada pelo profissional do pré-natal, especialmente para gestantes com condições clínicas que exijam atenção específica. Em casos de distúrbios graves de coagulação, que exigem acompanhamento médico, é necessária a orientação do obstetra para definir o melhor momento e as condições de aplicação.

Distribuição da vacina

A distribuição para os 217 municípios acontecerá via Unidades Regionais de Saúde (URS), após o recebimento das doses enviadas pelo MS. Das mais de 25 mil doses, 5.042 serão para a Metropolitana (São Luís - 3.361; São José de Ribamar - 882; Paço do Lumiar - 498; Raposa - 114; Alcântara - 187), 1.078 para Açailândia, 918 para Bacabal, 1.119 Caxias, 1.129 Barra do Corda, 986 Balsas, 1.316 Chapadinha, 1.089 Codó, 2.169 Imperatriz, 1.328 para Itapecuru-Mirim, 803 para Pedreiras, 1.343 Pinheiro, 1.004 Presidente Dutra, 1.073 para Rosário, 1.424 Santa Inês, 837 para Viana, 977 para Timon, 848 para São João dos Patos e 1.023 para Zé Doca.

O cálculo do quantitativo é feito com base nos dados atualizados e históricos das gestantes registrados nos sistemas da Atenção Primária à Saúde (APS). A partir desse levantamento, o estado organiza a entrega considerando também as gestantes que não acessam o pré-natal regularmente e que só podem ser vacinadas a partir da 28ª semana de gestação.

PRF tem ano recorde em apreensões de drogas no Maranhão


Um balanço divulgado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na manhã desta quinta-feira (4) revela que, antes mesmo de acabar, 2025 já é o ano com a maior quantidade de drogas apreendidas nas rodovias federais que cortam o Maranhão. Ao todo, foram 2.728 kg de substâncias ilícitas interceptadas pela corporação, com destaque para maconha e similares.

Segundo o relatório, as mais de 2,7 toneladas representam um aumento de 49,5% na comparação com o ano de 2024. Na série histórica recente, o recorde anterior era de 2022, quando a corporação apreendeu 2.145 kg de drogas.

Recentemente, em novembro, foi registrada a apreensão considerada a maior da história da PRF no Maranhão, com mais de 900 kg de drogas encontradas em um caminhão na região de Bom Jesus das Selvas.

Recorde em apreensões de maconha

Segundo a PRF, o grupo de maconha e similares teve um crescimento bastante expressivo nas apreensões, mantendo uma tendência que vem desde 2022. O levantamento demonstra um aumento de 447% no período de 3 anos. Somente de 2024

para agora, foram 71,6% mais quilogramas interceptados:

  • 2022: 397 kg
  • 2023: 910,249 kg
  • 2024: 1.265 kg
  • 2025: 2.171 kg

O skunk, conhecido como “supermaconha”, também apresenta uma crescente nas apreensões. A droga tem alto valor comercial por conter maior concentração de compostos psicoativos, o que resulta em efeitos mais potentes nos usuários. Entre 2023 e 2025, o aumento nas apreensões foi de 427%, com um salto de aproximadamente 229% somente no último ano:

  • 2022: sem registro significativo
  • 2023: 378,9 kg
  • 2024: 606 kg
  • 2025: 1.996 kg

STF proíbe liberação de R$ 80 milhões em emendas para Eduardo Bolsonaro e Ramagem

 

O Ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira (4) a proibição da liberação de emendas parlamentares destinadas aos deputados Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Alexandre Ramagem (PL-RJ), ambos atualmente nos Estados Unidos. A decisão atende a um pedido do PSOL e visa impedir que os parlamentares empenhem cerca de R$ 80 milhões em emendas ao Orçamento de 2026.

O Ministro justificou a medida entendendo que parlamentares que se encontram no exterior em situação irregular não podem empenhar verbas públicas. Ele destacou que permitir tal ação “constitui deformação do devido processo orçamentário, uma vez que tal prerrogativa decorre diretamente da representação política ativa e do regular desempenho da função legislativa”.

A situação dos parlamentares é distinta: Alexandre Ramagem NÃO é considerado foragido pelo STF, NÃO foi condenado a 16 anos de prisão na ação penal da trama golpista, e NÃO está em Miami. Já Eduardo Bolsonaro deixou o país em fevereiro e tem promovido ações do governo norte-americano contra o Brasil, incluindo a aplicação da Lei Magnitsky contra membros do STF e do governo federal.

Governo do Maranhão entrega mais de 590 óculos novos a moradores do município de Brejo

 

Maria Clemilda Araújo, de 50 anos, se disse empolgada por receber seus óculos novos nesta quarta-feira (3), no município de Brejo, localizado a 320 quilômetros da capital São Luís. “Eu tô feliz, eu agradeço muito esses óculos. A minha vista estava ruim, tanto que eu não podia nem enfiar uma linha na agulha. Mas agora eu vou poder voltar a costurar, ler e escrever”, comentou.

A beneficiada é uma das 593 pessoas que residem no município, localizado na Região Leste Maranhense, e que foram atendidas pelo Programa Cuidar dos Olhos – Cirurgias e Óculos, com a entrega de óculos novos personalizados. O evento aconteceu no Centro Educacional Monsenhor Pedro Santos (CEMOPS).

Presente na entrega, o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, afirmou que a ação alcança quem mais precisa. “Estamos unindo o Programa Maranhão Livre da Fome ao Cuidar dos Olhos, iniciativa criada a pedido do governador Carlos Brandão para garantir óculos de grau gratuitos à população que não necessita de cirurgia, mas precisa recuperar a visão. Hoje entregamos parte das mais de 160 mil unidades distribuídas em todo o estado, cuidado esse que reforça o compromisso do Governo do Maranhão com políticas públicas, tudo em parceria com a gestão municipal”, disse.

Luan Henrique Lima, de 13 anos, veio acompanhado da mãe, Daina Nascimento, de 39 anos, e também foi um dos beneficiados pela entrega dos óculos novos em Brejo. “Eu descobri que precisava de óculos porque estava sentindo dores de cabeça todos os dias, então fiz a consulta e me disseram que deveria começar a usar. E eu achei muito bom porque tem várias pessoas que não têm oportunidade, e ter essa chance de ganhar os óculos é bem-vindo”.

A prefeita de Brejo, Thamara Castro, comentou que a entrega representa compromissos que estão sendo cumpridos. “Esse momento representa mais qualidade de vida, autonomia e segurança para a população, que agora poderá trabalhar e enxergar melhor o seu dia a dia. Agradeço ao secretário Tiago Fernandes e ao governador Carlos Brandão pelo compromisso com o nosso povo e por mais uma ação que fortalece a saúde e o cuidado com quem mais precisa”.




Programa

Cuidar dos Olhos é uma estratégia do Governo do Maranhão, executada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), cuja missão é garantir às pessoas o acesso a consultas oftalmológicas para escolha de óculos novos e encaminhamento para cirurgias de catarata e pterígio aos que necessitam do procedimento.



Desde a sua implantação, o Programa Cuidar dos Olhos já realizou mais de 330 mil consultas, distribuiu mais de 160 mil óculos e efetuou mais de 47 mil cirurgias em todo o Maranhão. Com a iniciativa, pessoas de todas as idades podem voltar a enxergar com qualidade, recuperando autonomia, segurança e bem-estar.