sábado, 22 de novembro de 2025
Polícia Civil do Maranhão incinera cerca de uma tonelada de skunk avaliada em R$ 30 milhões
Audiência pública na Câmara vai debater crise no transporte público de São Luís
Atendendo ao requerimento Nº 2217/2025, de autoria do Coletivo Nós (PT), a Câmara Municipal de São Luís realizará uma audiência pública no próximo dia 24 de novembro, às 14h, no Plenário da Casa Legislativa. O objetivo é debater o atual cenário do transporte público na capital, com ênfase na recente paralisação dos motoristas.
Segundo o co-vereador Jhonatan Soares, do Coletivo Nós, a mobilização não se trata de uma greve geral, mas de uma paralisação pontual que afeta trabalhadores das empresas Expresso Marina e 1001. A categoria suspendeu as atividades devido à falta de pagamento de salários, além de reivindicar direitos trabalhistas e protestar contra demissões em massa.
Para esclarecer o cenário e buscar soluções, Jhonatan Soares informou que serão convidados para a mesa de debate o secretário municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), Maurício Itapary; o diretor executivo do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET), Paulo Pires; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Maranhão (STTREMA), Marcelo Brito; e representantes das empresas envolvidas.
Governo do Maranhão sanciona lei que cria auxílio para órfãos do feminicídio
![]() |
| Foto Reprodução |
FMMA 2025 fará show gratuito de Jorge Vercillo na Lagoa da Jansen neste sábado (22)
Neste sábado (22) a partir das 18h, o Festival da Música Maranhense (FMMA) 2025 celebrará a cultura do estado com um grande show aberto ao público no Complexo da Lagoa da Jansen. Entre as atrações estão: Jorge Vercillo, Paolo Ravley e bandas e cantores da região do estado.
O evento estará realizando uma campanha solidária que promove a troca da pulseira de acesso ao show por dois kg de alimentos não perecíveis. Cada pessoa poderá tirar até quatro pulseiras (2 kg por pulseira) no local do evento entre as 9h até as 18h.
Programação:
Operação do Comando de Missões Especiais e CTA destrói 4,5 mil pés de maconha em Centro Novo e Centro do Guilherme
Quatro roças de maconha, com cerca de 4,5 mil pés, foram localizadas e destruídas pela Polícia Militar nos municípios de Centro Novo e Centro do Guilherme. A plantação ocupava uma área superior a 1 hectare e poderia resultar na produção de aproximadamente 1,5 tonelada de maconha.
A incineração e a erradicação do plantio foram realizadas por equipes da ROTAM, CHOQUE, BOPE, Cavalaria e demais unidades do Comando de Missões Especiais da PMMA, com apoio do Centro Tático Aéreo (CTA). A ação integra a operação da Rede Nacional de Operações Ostensivas e Especializadas, desenvolvida em parceria com o Ministério da Justiça.
A operação foi deflagrada nesta quinta-feira(20), e as equipes permanecem na região por tempo indeterminado, realizando incursões e monitoramento para impedir o retorno do cultivo ilegal.
Neste ano, até outubro, as apreensões de drogas pelas forças de segurança do Maranhão já ultrapassam 4 toneladas.
Câmara reconhece Liberdade como polo cultural e histórico de São Luís
A Câmara de São Luís aprovou com urgência, na manhã desta quarta-feira (19), o Projeto de Lei Nº 430/25, da vereadora Concita Pinto (PSB), que reconhece o Território Quilombola Liberdade como polo cultural e histórico de referência e o inclui na agenda cultural oficial do município.
Consciência Negra – O co-vereador Jhonatan Soares, representando o Coletivo Nós (PT), elogiou a parlamentar pela iniciativa e lembrou que a Liberdade é o maior quilombo urbano da América Latina. Ele destacou a importância da matéria ser aprovada às vésperas do Dia da Consciência Negra.
“Se não compreendermos a importância disso, não vamos corresponder às necessidades e demandas dessa comunidade. E entender que se trata de um território composto por famílias de pessoas que foram escravizadas, o que precisa estar claro para todos nós”, declarou.
Concita também comemorou a conquista um dia antes do feriado que celebra a luta por igualdade e destacou que o PL Nº 430/25 deve contribuir entre outras coisas com o fortalecimento da identidade e autoestima da comunidade quilombola; além do estímulo ao afroturismo.
“Quero dizer ao povo da Liberdade que, embora eu tenha apresentado o projeto, foi um esforço coletivo para que nós pudéssemos dar esse presente para essa comunidade que tanto merece”, revelou a autora.
O que muda – Com a iniciativa, as manifestações que promovem, preservam e difundem saberes e tradições produzidos no bairro passam a integrar o Calendário Oficial de Eventos Culturais e Turísticos de São Luís.
Entre as manifestações estão o Bumba Meu Boi, o Tambor de Crioula e de Mina, o Reggae, os blocos, as quadrilhas, a capoeira e quaisquer celebrações religiosas de matriz africana.
Bolsonaro é preso preventivamente a pedido da PF
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso na manhã deste sábado (22). A prisão é preventiva e foi solicitada pela Polícia Federal (PF) ao Supremo Tribunal Federal (STF). A medida não tem relação com a condenação por tentativa de golpe de Estado, mas se trata de uma medida cautelar.
De acordo com a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, a prisão foi determinada após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocar uma vigília em frente ao condomínio do ex-presidente, na noite de sexta-feira (21).
Na decisão, Moraes apontou risco de fuga e afirmou que a convocação da vigília “indica a possível tentativa de utilização de apoiadores” de Bolsonaro para “obstruir a fiscalização das medidas cautelares e da prisão domiciliar” da qual o ex-presidente era alvo.
O ministro escreveu que, embora o ato tenha sido apresentado como uma vigília pela saúde de Bolsonaro, “a conduta indica a repetição do modus operandi da organização criminosa liderada pelo referido réu”, com o uso de manifestações para obter “vantagens pessoais” e “causar tumulto”.
Fonte :G1
Dr. Julinho recebe Prêmio Construir 2025 da Sinduscon
O prefeito de São José de Ribamar, Dr. Julinho (PODEMOS), foi condecorado com o Prêmio Construir 2025 na manhã desta sexta-feira (21). A honraria, entregue pelo Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (SINDUSCON-MA), na categoria “Amigo da Construção”, celebra personalidades e autoridades que se destacam como parceiras do desenvolvimento do setor no estado.
O Prêmio Construir é uma das principais iniciativas do SINDUSCON-MA para incentivar a qualidade, a inovação e a ética na construção civil maranhense. A categoria "Amigo da Construção" é voltada especificamente para gestores públicos que criam um ambiente favorável para o crescimento do setor, desburocratizando processos e fomentando parcerias público-privadas.
“Acabo de ser agraciado com o Prêmio Construir 2025. Esta honraria celebra e reconhece que São José de Ribamar está, e sempre esteve, de portas abertas para investimentos. É o reconhecimento de que estamos no caminho certo, trabalhando sem medo de buscar o progresso, sempre visando o futuro que a nossa gente merece”, declarou o prefeito.
A premiação consolida a gestão do Dr. Julinho como uma administração que prioriza o desenvolvimento urbano e econômico do município. O reconhecimento pelo sindicato da indústria da construção sinaliza aos investidores um clima de cooperação e oportunidades em São José de Ribamar, impulsionando a geração de empregos e a execução de obras.
A entrega do prêmio contou com a presença de lideranças empresariais, engenheiros e demais autoridades do setor, reforçando a importância do diálogo entre a prefeitura e a iniciativa privada para o desenvolvimento da região.
sexta-feira, 21 de novembro de 2025
Polícia Militar apreende cerca de meia tonelada de maconha em residência em Paço do Lumiar e prende três suspeitos por tráfico de drogas
No total, 430 tabletes de maconha estavam escondidos nas carrocerias e em compartimentos internos de duas caminhonetes apreendidas dentro de uma residência no residencial La Belle Park, no Maiobã
Em ação de combate ao tráfico, a Polícia Militar do Maranhão apreendeu, na tarde desta quinta-feira (20), cerca de meia tonelada de maconha em Paço do Lumiar, na Grande Ilha. A droga estava escondida na carroceria e em compartimentos internos de duas caminhonetes encontradas dentro de uma residência no conjunto La Belle Park, na região do Maiobão.
Três suspeitos que estavam no local ainda tentaram fugir ao perceber a chegada da polícia, pulando o muro da residência, mas foram impedidos. “Assim que a equipe chegou ao local, os três suspeitos tentaram fugir pulando o muro da casa, mas foram alcançados e presos”, informou o comandante do 22º Batalhão da PM, major Paulo José Santos.
No imóvel, os policiais localizaram 430 tabletes de maconha prensada escondidos na carroceria e nos compartimentos internos de duas caminhonetes — uma Hilux e uma Strada — ambas com registro de roubo. Também foram apreendidas uma motocicleta e diversos materiais usados na preparação e comercialização do entorpecente, como balanças, rolos de papel-filme, fita adesiva e outros itens. Além disso, 11 placas veiculares clonadas, com numeração de diferentes estados, foram encontradas no local.
Os suspeitos, juntamente com o material apreendido, foram apresentados na Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc), no Bairro de Fátima, em São Luís, onde foram autuados por tráfico de drogas.
A operação foi conduzida por equipes da Rotam, da Inteligência do CPAM Leste e do 22º Batalhão, integra as ações da Operação Impacto, intensificando o combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado.
Esta foi a segunda grande apreensão de drogas registrada este ano em Paço do Lumiar, na Grande Ilha. Em setembro, a Polícia Militar já havia localizado e apreendido cerca de uma tonelada de maconha em uma área de mata na região do Iguaíba, também no município.
quinta-feira, 20 de novembro de 2025
Polícia Civil deflagra operação e prende quatro investigados por tráfico, crimes patrimoniais e tentativa de homicídio em Nova Iorque
TJMA celebra Dia da Consciência Negra com exposição sobre Maria Firmina dos Reis e outras ações
O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio do Comitê de Diversidade, realiza, de 19 a 24 de novembro, no São Luís Shopping, a exposição “Maria Firmina dos Reis – Inspirando Humanidades”, ação central das celebrações do Dia da Consciência Negra.
A mostra, organizada em parceria com o Museu Desembargador Lauro Berredo Martins, apresenta telas autoexplicativas sobre a vida e obra da escritora maranhense, instaladas próximo à Associação Maranhense de Escritores Independentes (AMEI), que também disponibilizará livros relacionados à autora.
A iniciativa destaca o legado de Maria Firmina dos Reis, mulher negra, abolicionista, educadora, musicista e primeira romancista brasileira, responsável pela criação da primeira escola mista do país no século XIX. Durante a visita, o público poderá conhecer sua trajetória por meio de ilustrações, textos biográficos e conteúdos educativos.
PROGRAMAÇÃO
A programação do Dia da Consciência Negra no TJMA inclui ações de sensibilização voltadas a servidores(as), magistrados(as), estudantes e instituições públicas e privadas, conduzidas por integrantes do Comitê de Diversidade.
Entre as atividades, destaca-se o V Seminário de Diversidade e Antidiscriminação, realizado nesta terça-feira (18/11), com o tema “Combatendo a Criminalização da População Negra”.
PREMIAÇÃO E FORTALECIMENTO
A criação do Comitê de Diversidade do TJMA, instituído pela Resolução nº 47/2020, e a adesão ao Pacto Nacional pela Equidade Racial reforçam o compromisso institucional com práticas antidiscriminatórias. Esse trabalho resultou no 3º lugar no Prêmio Equidade Racial do Poder Judiciário, concedido pelo CNJ em 5 de novembro, em Brasília.
A prática premiada, “Narrativas e Escutatórias do Caminhar das Mulheres Negras”, apresentada por Joseane Cantanhede e Bianca Bezerra, promove, desde 2020, a troca de experiências entre mulheres negras magistradas, servidoras, profissionais, colaboradoras, adolescentes em medida socioeducativa e mulheres privadas de liberdade. A iniciativa fortalece pertencimento, autoestima e representatividade. A desembargadora Angela Salazar representou o TJMA na cerimônia de premiação.
AÇÕES PERMANENTES
O TJMA mantém ações contínuas de combate ao racismo por meio do Comitê de Diversidade. Entre elas, destacam-se a itinerância da Exposição Maria Firmina dos Reis, exibida em diversos espaços da capital e reconhecida com a Medalha Maria Firmina; o ebook “Diversidade e Antidiscriminação”, em sua segunda edição; e o Dia da Empregabilidade – Mulheres Negras, voltado à capacitação e encaminhamento profissional.
Integram ainda essas ações o Prêmio Luizão, que reconhece práticas antidiscriminatórias; o Seminário de Diversidade e Antidiscriminação, em sua quarta edição; e o processo de heteroidentificação do ENAM, conduzido por membros do Comitê.
CANAL DE DENÚNCIAS
O Tribunal de Justiça do Maranhão dispõe de canal de denúncia para situações de racismo, disponível na página principal do site do TJMA (www.tjma.jus.br). A plataforma é destinada à manifestação de vítimas ou testemunhas de situações de assédio e discriminação no âmbito do Poder Judiciário maranhense.
Maranhão tem segundo maior crescimento acumulado do PIB no Nordeste e fica entre os dez primeiros do Brasil
O cálculo do PIB é realizado pelo Imesc, em parceria com o IBGE, e segue a metodologia nacional, que possui defasagem de dois anos em razão das pesquisas estruturais utilizadas no processo.
Condenada por fraude em licitação, ex-prefeita do MA é presa no RJ
Iracema Vale é condecorada com a mais alta honraria do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região
A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), foi condecorada, na quarta-feira (19), com a insígnia Grande-Oficial da Ordem Timbira do Mérito Judiciário do Trabalho, honraria máxima concedida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região.
Durante a solenidade, a parlamentar ressaltou a relevância da homenagem em sua trajetória pessoal e profissional. “Essa medalha representa tudo o que vivi e aprendi dentro do Tribunal Regional do Trabalho, uma Casa que fez parte da minha formação e que me ensinou valores que levo para toda a vida”, afirmou Iracema.
A comenda é destinada a personalidades e instituições com relevantes contribuições para a Justiça do Trabalho, cidadania e promoção da justiça social.
A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, Márcia Andrea, destacou que a Ordem Timbira é uma forma de reconhecer aqueles que atuam em prol da justiça e dos direitos dos trabalhadores. “A entrega desta comenda simboliza a valorização de profissionais e autoridades que colaboram para o fortalecimento da Justiça do Trabalho e para o desenvolvimento social em nosso estado”, afirmou.
A homenagem também reafirma o compromisso da presidente da Assembleia Legislativa com a instituição, cuja principal função é lutar pelos direitos dos trabalhadores do Maranhão.
Também participaram da solenidade os deputados estaduais Antônio Pereira (PDT); Ana do Gás (PCdoB); Davi Brandão (PSB); Glalbert Cutrim (PDT); Helena Dualibe (PP); Yglésio Moyses (PRTB); Dra. Vivianne (PDT); Fred Maia (PDT); Florêncio Neto (PSB); Neto Evangelista (União); Catulé Júnior (PP); o presidente da Famen, Roberto Costa (MDB); além de outras autoridades e servidores.
“Aceito a missão de ser pré-candidato a governador”, afirma Orleans em Caxias
Em um grande encontro político articulado pelo ex-prefeito Fábio Gentil em Caxias, o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, falou pela primeira vez de sua pré-candidatura ao governo do Maranhão e afirmou estar pronto para o desafio eleitoral do próximo ano. “Este é um projeto que tem o apoio de um forte grupo político e ganhou a confiança da população que reconhece a grande gestão realizada pelo governo Carlos Brandão. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa história e vamos dar continuidade a essa missão de trabalhar todos os dias para melhorar a vida dos maranhenses”, declarou ele.
Ao lado de Fábio Gentil, do prefeito de Caxias Gentil Neto, das deputadas Daniela e Amanda Gentil, prefeitos, vereadores e demais lideranças da região, Orleans fez um breve relato da experiência acumulada nos três anos de atuação à frente da Secretaria de Assuntos Municipalistas, conquistando com muito trabalho a confiança de quem não acreditava na sua competência, apenas por ser jovem e sobrinho do governador.
“Comecei ouvindo as lideranças municipais sobre as demandas de cada cidade, e depois fui conhecer pessoalmente as necessidades da população, para buscar as soluções no Governo do Estado. Hoje, vejo que ajudei a construir o maior programa de transferência de renda, a levar o maior programa de pavimentação asfáltica a todas as regiões, a dobrar o número de restaurantes populares, triplicamos a rede de hemodiálise. É muito trabalho pelo Maranhão e tenho muito orgulho de fazer parte do desenvolvimento do nosso estado, combatendo a pobreza extrema, gerando emprego e renda”, enfatizou o secretário.
Sobre sua pré-candidatura a governador em 2026, com o apoio de um grupo político que conta com mais de 180 prefeitos e 80% dos deputados estaduais, Orleans disse que aceita com muito orgulho o desafio de ser candidato para dar continuidade a uma gestão que tem mais de 70% de aprovação: “Vamos percorrer os municípios para mostrar o grande trabalho que temos feito por todo o Maranhão. Tenho convicção de que temos feito muito e ainda faremos muito pelos maranhenses”.
Homem é condenado por estupro após absolvição inicial ser contestada pelo MPMA em Imperatriz
![]() |
| Foto Reprodução |
Na última sexta-feira, 14, foi realizada a audiência de custódia de um homem condenado a 16 anos de reclusão por estuprar duas meninas, nos anos de 2014 e 2016, no município de Davinópolis. O réu foi preso após a audiência, que teve a participação da titular da 4ª Promotoria de Justiça Criminal de Imperatriz, Patrícia Fernandes Gomes Costa Ferreira.
A representante do Ministério Público do Maranhão manifestou-se pela homologação do ato e pelo encaminhamento do acusado para cumprimento definitivo da pena, em regime fechado.
Antes de ser condenado, o réu foi absolvido, em 2019, na primeira instância judicial. Diante da gravidade dos fatos, o MPMA recorreu e obteve a decisão que o condenou pelos estupros praticados contra as duas crianças, à época, com dez e onze anos de idade.
Davinópolis é termo judiciário da comarca de Imperatriz.
Prefeitura de Alto Alegre do Pindaré é condenada a substituir contratados por aprovados em concurso
Em resposta ao pedido do Ministério Público do Maranhão (MPMA), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Santa Luzia, a Justiça determinou, em 23 de outubro, que o prefeito do município de Alto Alegre do Pindaré (termo judiciário), José Francinete Bento Luna, abstenha-se de realizar contratações temporárias ou precárias enquanto o concurso público realizado em 2020 enquanto estiver válido.
A decisão, proferida pelo juiz Bruno Barbosa Pinheiro, acolhe as solicitações feitas pelo promotor de justiça Leonardo Santana Modesto, em Ação Civil Pública ajuizada em 22 de outubro de 2025. A multa por descumprimento estabelecida é de R$ 1 mil diários, até o limite de R$ 100 mil. O montante deve ser revertido ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos.
Outra determinação é que sejam apresentados, no prazo de 15 dias, documentos comprobatórios sobre a situação orçamentária do Município e as dotações específicas existentes para a nomeação dos cargos previstos no certame.
A Justiça determinou, ainda, a apresentação de um plano de ação e substituição gradual dos 315
contratados irregularmente pelos concursados aprovados, indicando prazos razoáveis para a nomeação, como definidos pelo Tribunal de Justiça do Maranhão e Supremo Tribunal Federal (STF). Também deve ser apresentada uma justificativa sobre a manutenção das contratações temporárias nos cargos onde já existem aprovados.
ELEVADO NÚMERO DE CONTRATAÇÕES
O concurso foi homologado em julho de 2022, mas até hoje diversos aprovados continuam sem nomeações porque a Prefeitura de Alto Alegre do Pindaré permitiu o ingresso de contratados na administração municipal em desobediência à Constituição.
Após representações de candidatos aprovados preteridos, o MPMA pediu ao Município a relação de todos os servidores contratados sem concurso público, com indicação dos nomes, cargos e locais de lotação. Entretanto, foi comprovado que apenas 68 candidatos aprovados foram convocados para nomeação.
Além disso, dos 494 professores, somente 43 são concursados. De 32 enfermeiros, três são concursados. De acordo com as informações da própria Prefeitura, atualmente, o Município tem, pelo menos, 745 servidores contratados.
“Há anos, o Município tem sido um símbolo negativo da contratação precária de servidores públicos, nas mais diversas áreas de atuação. Esse modo pessoal de seleção, fere a igualdade e a eficiência, além de ser um ônus à democracia”, ressalta o promotor de justiça.

























