O Governo do Estado passa a realizar o procedimento de implante coclear no Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís (MA). A primeira cirurgia de implante coclear regular foi realizada em uma criança com diagnóstico de surdez severa desde o nascimento. Com a ampliação de investimentos para identificação precoce e tratamento da perda auditiva, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) oferta desde o diagnóstico passando por cirurgias e o acompanhamento no desenvolvimento dos pacientes com perda auditiva severa.
“Todas as pessoas importam. Por isso, o Maranhão, mais uma vez, demonstra os resultados do empenho do Governo Carlos Brandão, desta vez, com uma das melhores tecnologias para o tratamento da surdez severa de crianças e adultos. A cirurgia de implante coclear é uma realidade na rede estadual de saúde”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
Com o procedimento de implante realizado no último 7 de abril, Maria da Silva Moreira, de 3 anos e 10 meses, foi indicada para o procedimento após uma consulta e exames auditivos realizados no ambulatório do hospital, que identificaram a necessidade do implante coclear para proporcionar à paciente uma audição funcional.
A otorrinolaringologista Aline Bittencourt, especialista em cirurgia de ouvido e implante coclear, explicou que o implante irá beneficiar a paciente ao ativar uma prótese auditiva mais potente, especialmente indicada para casos de surdez severa. "A paciente não teria benefícios com aparelhos convencionais, por isso realizamos a implantação da parte interna do aparelho, que será ativada para garantir uma audição adequada", detalhou.
Durante o procedimento, foram realizados testes no aparelho, e as equipes médicas observaram respostas positivas nos nervos auditivos, o que indica um progresso satisfatório. A ativação do implante está prevista para ocorrer em um mês, com o apoio de profissionais de fonoaudiologia.
Na segunda-feira (14), Esteverson de Jesus Sakamoto, de 63 anos, realizou o segundo implante coclear regular na unidade. O procedimento teve duração de cerca de duas horas. O paciente, que mora em São Luís, recebeu alta nesta terça-feira (15), e retorna à unidade no prazo de 30 dias para ativação do aparelho coclear.
O Hospital Dr. Carlos Macieira já realizou sete cirurgias de implante coclear, um tratamento de alta complexidade que devolve a audição a pessoas com surdez severa.
Implante coclear
O Hospital Dr. Carlos Macieira oferece tratamento especializado para pacientes com indicação de implante coclear, também conhecido como "ouvido biônico". O hospital disponibiliza acompanhamento contínuo no ambulatório de otorrinolaringologia para a ativação do aparelho, proporcionando uma alternativa eficaz para pessoas com surdez severa.
Com estrutura avançada, incluindo equipamentos como microscópios neurocirúrgicos e monitoramento intraoperatório, o HCM é referência no estado para procedimentos de alta complexidade. Além dos serviços de cirurgia e atendimento ambulatorial, o hospital oferece acompanhamento multiprofissional em mais de 37 especialidades, incluindo otorrinolaringologia, para garantir um atendimento integral e de qualidade aos seus pacientes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário