O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD Estadual), serviço vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou, nesta quinta-feira (27), a 7ª edição do Ação Resgate, com no bairro da Cohab, em São Luís (MA). A ação foi realizada em parceria com o Ministério Público do Estado do Maranhão (MPMA).
"Nos últimos anos, foi observado o aumento de pessoas em situação de vulnerabilidade social que fazem o uso abusivo de álcool e outras drogas. Diante disso, resolvemos organizar uma Ação Resgate em parceria com o Ministério Público a fim de fazer uma abordagem que possa tanto ajudar essas pessoas, como também levar saúde à população em geral do bairro e região", disse o coordenador do CAPS AD Estadual, Marcelo Costa.
A Ação Resgate é uma iniciativa que visa ofertar atendimento as pessoas em situação de vulnerabilidade social, seja pelo uso abusivo de álcool e outras drogas, como também em situação de rua. A ação facilita o acesso a serviços públicos de saúde com atendimentos de avaliação clínica com médico clínico geral e enfermeiros.
Na oportunidade, o Ministério Público do Maranhão (MPMA), por meio dos Distritos de Direitos Humanos do Centro e da Cohab, prestou apoio com trailer fazendo a orientação para retirada de documentos, encaminhamento de consultas e exames na Rede Estadual de Saúde Especializada.
O promotor de justiça e coordenador do Centro de Apoio de Direitos Humanos do MPMA, Marco Aurélio Ramos Fonseca, comentou da importância de realizar estratégias como a da Ação Resgate. "A ação visa garantir acesso à cidadania para a população em situação de rua. Além disso, também oferecemos a elas serviços de documentação e acolhimento, pudemos conversar com as pessoas para que tenham a certeza de que podem contar com essas instituições na possibilidade de mudança de vida".
A 7ª edição do Ação Resgate prestou assistência, também, aos moradores de rua. Para que o atendimento acontecesse de forma completa, as duas pessoas foram levadas para a sede do CAPS AD Estadual, no Monte Castelo, onde serão submetidos a triagem, exames e posterior encaminhamento para abrigo onde iniciarão o processo de desintoxicação pelo uso abusivo de álcool e outras drogas.
"A escolha do local se deu após monitoramento na Grande São Luís e percebemos que aqui é o local onde há maior concentração de dependentes químicos. A Ação Resgate tem o objetivo de dar cidadania e dignidade a essas pessoas e, sobretudo, buscar conscientizá-las que precisam sair da condição em que estão", afirmou o delegado do 8º Distrito Policial da Liberdade, Joviano Furtado.
A estratégia ofertou ainda doses que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação, incluindo contra Covid-19; testes rápidos para HIV/Aids, Sífilis e as Hepatites A e B.
No atendimento à comunidade, o aposentado Raimundo Nonato Vieira, de 75 anos, aproveitou a oportunidade e atualizou o esquema vacinal com as doses contra Tétano e Hepatite B. "A qualidade não poderia ser diferente, principalmente num local de um mercado popular desse, que tem pessoas muito desinformadas. O atendimento foi excelente, pessoas muito profissionais e educadas".
Ivana Rodrigues, de 51 anos, também aproveitou a iniciativa para verificar os testes rápidos e conseguir encaminhamentos para consultas e exames. "Eu gostei bastante porque eu peguei minhas requisições para cardiologista e psiquiatra. Também consultei com a psicóloga, fiz exame de glicemia, teste para HIV, hepatite, e graças a Deus está tudo certinho", comentou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário