terça-feira, 25 de março de 2025

TJMA dá posse a 32 servidores aprovados em concurso público

 

O Tribunal de Justiça do Maranhão deu posse, nesta sexta-feira (21/3) a 32 novos servidores e novas servidoras aprovados(as) em concurso público para os cargos de analista judiciário, técnico judiciário e oficial de justiça, no auditório do Centro Administrativo do Tribunal, na Rua do Egito, Centro de São Luís. Os novos integrantes do Judiciário maranhense foram empossados pelo presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho, em cerimônia que contou com a presença do corregedor-geral da Justiça, desembargador José Luiz Almeida; do presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), juiz Marco Adriano Fonseca; da diretora de RH do Tribunal, Diana Bastos; do diretor financeiro, Amudsen Bonifácio; e do presidente do Sindjus, George Ferreira.

Antes de se apresentarem às comarcas onde irão trabalhar, os novos e as novas integrantes do TJMA participarão de um conjunto de ações planejadas para facilitar a transição e garantir que todas e todos compreendam a importância de suas funções. As atividades consistem em oficinas com apresentações institucionais, orientações práticas sobre o funcionamento do Judiciário estadual, para a inclusão e integração dos servidores e das servidoras que passam a compor o quadro funcional do Tribunal.

“Obrigado por estarem aqui, porque só os melhores passam. Vocês são os melhores”, elogiou o desembargador Froz Sobrinho, ao dar boas-vindas e ser aplaudido pelos novos servidores e novas servidoras. “Vocês vão se preparar com os melhores capacitadores que nós temos: os professores, a Esmam (Escola Superior da Magistratura do Maranhão), a Corregedoria, a AMMA. Vocês vão entrar em contato com pessoas espetaculares”, acrescentou, apontando as condições de capacitação, oportunidades de crescimento na carreira, estabilidade, ambiente de trabalho e outras possibilidades de aprendizado.

OFICINAS

A diretora de Recursos Humanos do TJMA falou sobre as oficinas que serão realizadas durante a próxima semana. “Para que vocês cheguem nas unidades onde vão desenvolver seus trabalhos já preparados. Para vocês entenderem um pouco da importância, da grandiosidade que é trabalhar no Poder Judiciário do Maranhão”, afirmou Diana Bastos, reforçando o nível de excelência do Judiciário maranhense.

O corregedor-geral da Justiça disse que só quem conhece a realidade do servidor público sabe da rotina de trabalho, especialmente do Judiciário. “O servidor público, sobretudo do Poder Judiciário, é um servidor absolutamente demandado. Porque tudo no Poder Judiciário, a despeito de tudo que se possa falar, é pra ontem, é pra agora, é pra já”, relatou José Luiz Almeida, ao dar boas-vindas e parabenizar os novos, as novas integrantes do quadro e o presidente do Tribunal pela convocação.

ESFORÇO

Na sequência, o presidente do TJMA também falou sobre a rotina do Judiciário maranhense, das demandas que precisam ser resolvidas e do esforço para reforçar o quadro, desde quando foi lançado o edital do concurso, na administração anterior, em que foi presidente o desembargador Paulo Velten, como da equipe da atual gestão, que preparou o orçamento para tornar possível a realização, convocação, nomeação e posse. O desembargador também destacou o trabalho da Corregedoria, da AMMA e do Sindjus na integração da nova equipe de servidores.

Froz Sobrinho explicitou a necessidade de aproximação e diálogo com as comunidades, principalmente as de regiões mais distantes, e de reforçar ainda mais o quadro de servidores e servidoras com futuras posses de concursados aprovados.

“Vocês vão ter o melhor caminho, vocês vão ter os melhores professores, vocês vão ter o melhor lugar de trabalho”, destacou o presidente do TJMA.

O presidente finalizou, explicando o que o TJMA espera de seus novos e de suas novas integrantes.

“Eu quero a ação de vocês extremamente positiva, extremamente pontual, com respeito, com a responsabilidade que vocês vão ter a partir de agora, fazendo parte deste corpo nosso: órgãos e membros do Poder Judiciário do Estado do Maranhão. Sejam muito bem-vindos”, concluiu Froz Sobrinho.

SONHO

Primeiro a ser empossado pelo presidente do TJMA, o agora analista judiciário de Direito Fernando Martins de Oliveira, maranhense nascido em Lago Verde, vai trabalhar na Comarca de Bacabal, onde já reside.

“Para mim foi um sonho muito grande, está sendo uma realização muito grande pertencer agora ao quadro do Poder Judiciário”, afirmou Fernando de Oliveira.

Outras pessoas que ingressaram no Judiciário maranhense nesta sexta-feira também demonstraram grande expectativa pela nova rotina de trabalho.

“Eu estou com uma expectativa bem alta, porque eu já soube que a equipe é muito boa”, disse Maria Carolina Soares, natural de Teresina, empossada como técnica judiciária – apoio administrativo e que exercerá o cargo na Comarca de Santa Quitéria.

“Estou com as melhores expectativas, tanto com o trabalho, quanto com a cidade”, confirmou Raissa Marques Coimbra, natural de São Luís, empossada no mesmo cargo de Maria Carolina e que trabalhará na Comarca de Chapadinha.

“Acredito que será muito enriquecedor trabalhar no Tribunal de Justiça”, avaliou Jéssica Trindade Lima, também de São Luís e nova técnica judiciária, que atuará na Comarca de Santa Helena.

“Estou muito ansioso para começar o trabalho no Tribunal, para poder servir ao jurisdicionado e poder contribuir com o Poder Judiciário do Maranhão”, revelou o também ludovicense Vitor da Silva Marques, empossado no cargo de oficial de justiça e que trabalhará na Comarca de Turiaçu.

O presidente do Sindjus-MA parabenizou a todos e a todas, explicou a atuação do sindicato, que completa 31 anos de existência, e falou das conquistas na defesa de direitos de servidores e servidoras, ao longo dos últimos quatro últimos. “Tenho certeza que os colegas que vão para as comarcas, tanto do interior quanto daqui da capital, vão ser bem recebidos por todos os colegas que já fazem parte do quadro”, afirmou George Ferreira.

CONVOCADOS

Dos 45 convocados pelo TJMA, quatro pediram desistência do concurso e nove não demonstraram interesse em tomar posse agora, podendo ser empossados(as) em até 30 dias, a partir da data de publicação do ato de nomeação.

Também participaram da solenidade a juíza auxiliar da Presidência, Tereza Nina; a diretora do Fórum de São Luís, juíza Andréa Perlmutter Lago; o diretor de TI, Cláudio Sampaio; e o assessor-chefe da Assessoria de Comunicação do Tribunal, Paulo Falcão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário