segunda-feira, 24 de março de 2025

Secretário Tiago Fernandes apresenta relatório detalhado do quadrimestre anterior na Comissão de Saúde da Alema

 

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, apresentou, nesta quinta-feira (20), o 2⁰ e 3⁰ Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA) referente aos meses de maio a agosto, e de setembro a dezembro do ano de 2024, para a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (Alema).

O gestor estadual destacou na reunião os resultados dos investimentos do Governo do Estado na rede de saúde, e afirmou o compromisso com a entrega de serviços, equipamentos e a melhoria dos indicadores de saúde. 

"Positivamente apresentamos indicadores referentes à redução das mortalidades, em especial do infarto agudo do miocárdio e de acidente vascular cerebral. São pontos que o governador Carlos Brandão colocou como prioridade do Programa Cuidar de Todos, lançado em 2023, mas sobretudo também a demonstração do nosso compromisso com a facilitação do acesso ao serviço público de saúde. Agradeço a oportunidade de poder fazer a apresentação do relatório aos deputados, bem como acolher as sugestões por eles feitas de serviços que estão dentro dos territórios para que juntos possamos continuar a construção deste SUS efetivo", disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

Compareceram à apresentação do relatório, a presidente e o vice-presidente da Comissão de Saúde da Alema, a deputada Claudia Coutinho e o deputado Arnaldo Melo, respectivamente, bem como os deputados Wellington do Curso, Mical Damasceno, Júlio Mendonça, Aluísio Santos, Adelmo Soares e Ricardo Arruda. Também estiveram presentes as secretárias adjuntas da SES Kátia Trovão (Assitência à Saúde), Deborah Campos (Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde), Nauana Mara Campos (Finanças) e demais coordenadores de serviços da SES.

Entre os indicadores apresentados na sessão, estão o de nascidos vivos, taxa de mortalidade infantil, taxa de mortalidade materna, de mortalidade por infarto agudo do miocárdio, por acidente vascular cerebral (AVC) e vítimas de acidente de trânsito com motocicleta. 

Segundo dados do Sistema Informação Hospitalar (SIH), as principais causas de internação no ano de 2024, foram: gravidez, parto e puerpério; doenças infecciosas e parasitárias; doenças do aparelho digestivo; lesões, envenenamento e causas externas; doenças do aparelho respiratório; doenças do aparelho geniturinário; doenças do aparelho circulatório; e neoplasias (tumores).

Para a presidente da Comissão de Saúde da Alema, a deputada estadual Claudia Coutinho, a saúde pública é um direito fundamental, especificado na nossa Constituição. "A apresentação do secretário Tiago Fernandes foi muito esclarecedora. A saúde pública, como todos sabemos, é um direito nosso tipificado na nossa Constituição Federal. Quero dizer que esta comissão está aqui não só para promover audiências, nem fiscalizar, estamos também para contribuir com a Secretaria de Saúde".

O vice-presidente da Comissão, o deputado estadual Arnaldo Melo, também destacou a importância da apresentação dos relatórios pelo titular da Saúde. "Fizeram uma apresentação realmente didática, que atendeu inclusive ao interesse dos deputados, que é de tomar conhecimento do investimento dos recursos do Estado. Acredito que as políticas que estão sendo implementadas no Maranhão, para dinamizar mais ainda o atendimento em todo o Estado, não só na capital, estão no caminho certo. Os índices estão melhorando e o governo Brandão está de parabéns porque está investindo muito", comentou.


Destaques da apresentação

Na ocasião, o secretário Tiago Fernandes destacou as entregas de serviços e equipamentos de saúde feitas pelo Governo do Estado durante o 2⁰ e 3⁰ quadrimestre de 2024. Entre elas está o Centro de Hemodiálise de Grajaú, Unidade Sorrir de Coroatá, o serviço de credenciamento do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM) para transplante de fígado e rim, a segunda sala de hemodinâmica do HCM e a realização da primeira cirurgia de laqueadura por videolaparoscopia realizada pela Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA).

Ainda no mesmo período, o governo entregou novos serviços no Hospital e Maternidade de São Mateus, entre os quais estão endocrinologia, cirurgia geral e neuropediatria com exame eletroencefalograma, além de cirurgias eletivas de hérnia, vesícula, histerectomia e de períneo.

Programa Cuidar de Todos

Também foi destaque na apresentação o quantitativo de 310 mil atendimentos realizados pelo "Programa Cuidar dos Olhos" e os 121 mil óculos novos distribuídos pela iniciativa estadual. No âmbito do "Programa Cirurgias - Aqui a fila anda", a SES realizou 870 mil procedimentos entre os anos de 2022 e 2024, destes 310 mil somente em 2024. 

No âmbito do fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS), o governo realizou o 1⁰ Congresso Cuidar de Todos, que contou com a participação de mais de 2.100 pessoas, entre prefeitos, gestores, trabalhadores e profissionais da saúde, no Hotel Blue Tree, em São Luís. Já no aspecto da prevenção às zoonoses, o eixo Saúde Animal, realizou 9.147 ações no ano passado.

Mais destaques

A apresentação do 2º e 3º Quadrimestre também destacou os dados referentes à Vigilância em Saúde, com 69.442 pessoas atendidas pela Força Estadual de Saúde do Maranhão (FESMA) e 100.607 exames feitos pelo Instituto Oswaldo Cruz/Laboratório Central do Maranhão (IOC/LACEN-MA).

Quanto à Atenção Especializada, o governo obteve 87% de regulações atendidas, 379.301 procedimentos realizados pelas Unidades do Sorrir, 1.682 tratamentos fora do domicílio (TFD) feitos, 4.436 gestantes de alto risco atendidas por serviço de pré-natal na Rede Estadual de Saúde e aumento de 107% de doadores efetivos de órgãos e tecidos em relação a 2023.

No âmbito da assistência da Hemorrede do Maranhão, a SES realizou 966.111 exames, 57.422 bolsas de sangue coletadas e 27.768 atendimentos médicos multidisciplinares. Na assistência farmacêutica, a gestão fez 226.961 atendimentos com medicamentos e 7.594 atendimentos com fórmulas infantis especiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário