O Maranhão esteve presente no 92º Fórum Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento, realizado no período de 19 a 21 de março, em Vitória (ES), que contou com paineis sobre inteligência artificial no contexto do monitoramento de políticas públicas, emendas impositivas e planejamento de longo prazo.
O tradicional encontro dos secretários e especialistas do planejamento, orçamento e gestão reuniu representantes de todo o Brasil e contou com a participação do Governo Federal, por meio da secretária nacional do Planejamento do Ministério do Planejamento e Orçamento, Virgínia de Ângelis, para quem o Conseplan tem se consolidado como “o principal espaço de troca de boas práticas e discussões sobre o planejamento e orçamento governamental”.
O secretário de Estado do Planejamento e Orçamento do Maranhão (Seplan-MA), Vinícius Ferro Castro, também avaliou o evento como um importante intercâmbio de experiências. “Os desafios e soluções que compartilhamos em oportunidades como essa promovem avanços significativos para todos os estados, contribuindo também com uma política nacional de planejamento coesa e eficiente”, afirmou.
Ao longo do evento, especialistas da Seplan-MA também participaram das discussões e construção de propostas nos grupos de trabalho: Monitoramento e Avaliação; Planejamento, Orçamento e Revisão de Gastos; Planejamento de Longo Prazo; e Comissão de Comunicação, que reuniu, pela primeira vez na história do Conseplan, assessores de comunicação das secretarias de planejamento dos estados para discutir estratégias de comunicação pública.
Plano estratégico de longo prazo
Simultaneamente ao encontro do Conseplan, o secretário Vinícius Ferro Castro acompanhou, em Vitória, a audiência do Governo Federal sobre o Estratégia Brasil 2050, que debateu prioridades para o desenvolvimento do Espírito Santo em longo prazo.
O secretário informou que o Maranhão também deve contribuir com o Plano Nacional e que receberá a comitiva do Governo Federal para a escuta local em maio deste ano.
Em junho de 2024, o Maranhão foi o terceiro estado da federação a lançar seu plano estratégico de longo prazo, o Plano Maranhão 2050. A expectativa do Governo Federal é que a estratégia nacional seja lançada até julho deste ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário