segunda-feira, 7 de abril de 2025

Governo do Estado transforma vidas com Centro TEA 12+

Em dois anos, o Centro TEA 12+ registrou 125.642 atendimentos. Nesta sexta-feira (4), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) celebrou a transformação de vidas com o conjunto de serviços ofertados no equipamento para população assistida no equipamento da rede estadual de saúde. Na ocasião, em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), foi lançada a edição especial do programa Formando e Cozinhando. 

A unidade é referência no atendimento a jovens e adultos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Desde a inauguração, em abril de 2023, até fevereiro de 2025, já foram realizados 125.642 atendimentos. O TEA 12+ oferece atendimento multiprofissional e conta com as especialidades de Neurologia, Psiquiatria, Psicologia, Enfermagem, Psicopedagogia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Educação Física, Serviço Social e Arteterapia, além de exames como o Eletroencefalograma.

“É gratificante voltar a este espaço e testemunhar o comprometimento de todos. O Governo do Maranhão tem demonstrado atenção com a inclusão, e o trabalho desenvolvido aqui faz uma enorme diferença na vida dessas famílias”, pontuou a subsecretária de Estado da Saúde, Liliane Neves.

A celebração contou com bolo de aniversário, atividades lúdicas e momentos de muita emoção. Participaram das comemorações pacientes atendidos na unidade, familiares, profissionais do Centro TEA 12+, representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES), além de diretores e colaboradores da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh). 

“Hoje é um dia muito especial! O Centro TEA 12+ é uma política prioritária do Governo do Maranhão. Ampliamos os serviços, acolhendo milhares de famílias que são beneficiadas diariamente. Esta data nos convida à reflexão sobre o impacto dessa unidade na vida de tantas pessoas. Inclusão com qualidade, respeito e responsabilidade são marcas deste governo”, destacou o presidente da Emserh, Marcello Duailibe.

Mais do que um centro de saúde, o Centro TEA 12+ é um espaço de acolhimento e reabilitação. Os projetos desenvolvidos na unidade têm transformado não apenas a vida dos pacientes, mas também das famílias. “O TEA 12+ é um lugar inspirador. Foram dois anos de muitos desafios e aprendizados. Temos orgulho dos projetos que desenvolvemos e da diferença que fazemos todos os dias na vida de quem mais precisa”, afirmou a diretora geral da unidade, Eliana Bonfim. 


Ana Maria Frazão é mãe de Marcos Jhonatan, de 17 anos, atendido na instituição desde 2023. Segundo ela, o progresso do filho tem sido notável. “Quando meu filho chegou aqui, ele não socializava, se incomodava com barulhos e tinha dislexia. Com as terapias, ele evoluiu muito: hoje conversa, sorri e interage. Os profissionais são maravilhosos, atenciosos e acolhedores não só com os pacientes, mas também conosco, mães atípicas. Me sinto uma mãe realizada, uma vitoriosa”, compartilhou emocionada. 


Lançamento

Durante a comemoração, o Governo do Maranhão lançou uma edição especial do programa Formando e Cozinhando voltada aos responsáveis pelos pacientes do Centro TEA 12+. Ao todo, 15 famílias serão contempladas com cursos de capacitação em alimentação balanceada e empreendedorismo, além de receberem um auxílio financeiro de R$ 500 para iniciar a produção dos seus negócios. 

O programa tem como objetivo qualificar pais e mães que, em muitos casos, dedicam-se integralmente ao cuidado de filhos com TEA, oferecendo uma oportunidade de geração de renda e autonomia. 

“Só quem tem uma pessoa autista na família sabe o quanto o apoio é essencial. O Formando e Cozinhando tem ajudado muita gente e, nesta edição especial, vai beneficiar diretamente as famílias do TEA 12+. É uma ação que estende a mão do Estado para quem mais precisa. A aula inaugural já acontece na próxima semana”, destacou o subsecretário de Estado do Desenvolvimento Social, Lívio Corrêa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário