terça-feira, 27 de junho de 2023

Conselho de Sentença absolve acusado de homicídio em Viana

 


Em Júri realizado na última semana, o Conselho de Sentença decidiu pela absolvição do réu Plácido Cutrim Muniz. Ele estava sendo julgado sob acusação de ter matado Hans Muller Garcia Costa, fato ocorrido em 24 de junho de 2012. A sessão foi realizada pela 2ª Vara da Comarca de Viana, no Salão do Júri, sendo presidida pela juíza titular Carolina de Sousa Castro. Narrou a denúncia que, na data citada, no quintal da casa da vítima, que fica no bairro Citel, o denunciado teria ceifado a vida de Hans Muller.

O motivo, conforme apurado pela polícia, seria o fato de que a vítima teria, supostamente, furtado um balde e uma blusa do quintal de Plácido. Conforme relatou a polícia em inquérito, um tio e vizinho da vítima teria escutado o barulho de um disparo de arma de fogo, que viria do quintal de Hans. Em seguida, ouviu mais um estampido, e barulho de alguém gemendo. Ato contínuo, a testemunha afirmou que correu até o quintal da casa da vítima, encontrando-a agonizando encostada em uma pia da cozinha.

Foi investigado, ainda, que Plácido Cutrim estaria já aguardando Hans Muller sair no quintal, onde ele o esperava de arma em punho. A polícia encontrou uma espingarda, do tipo bate-bucha, na casa do denunciado. Segundo o Ministério Público, a autoria e a materialidade do delito ficaram devidamente comprovadas no processo, através de testemunhas e do exame cadavérico. Daí, ofereceu denúncia à Justiça, por homicídio duplamente qualificado.

No plenário da sessão que teve Plácido como réu, estiveram presentes diversos alunos do IEMA. Os estudantes assistiram o júri por iniciativa da diretoria da escola.

PRÓXIMAS SESSÕES

A unidade judicial tem mais duas sessões marcadas, a saber, nas datas de 16 e 30 de agosto. No dia 16, o réu será Evaldo Cutrim Matos. Ele será julgado sob acusação de prática de crime de tentativa de homicídio, que teve como vítima Aldemir Sousa Lobato, fato ocorrido em 15 de janeiro de 2012. Para consumar o intento, o denunciado teria utilizado uma arma de fogo, desferindo dois disparos em Aldemir.

Na outra sessão do Tribunal do Júri, marcada para o dia 30 de agosto, o réu será Herbert Dowglas Jansen Costa. Narrou a denúncia deste caso que, em 7 de abril de 2012, o denunciado, junto com Manoel de Jesus Gonçalves Costa, teria efetuado disparos contra Kerly Mendonça Aires, mas por acidente, alvejaram Jailson de Jesus Costa, que não resistiu aos tiros e faleceu. O crime ocorreu próximo à Rodoviária Rural, que fica no centro de Viana.

A unidade judicial já realizou 8 júris em 2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário