Dando continuidade às ações da Operação São João Seguro, a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão irá reforçar o policiamento nas festividades de São Pedro e São Marçal. Os dois eventos, que reúnem brincantes e amantes de bumba boi do Maranhão, ocorrem nesta semana em São Luís, como parte da programação do Maior São João do Mundo, promovido pelo Governo do Estado.
Para os festejos de São Marçal, que ocorre na sexta-feira (30), por exemplo, cerca de 360 policiais militares, além de policiais civis e efetivo do Corpo de Bombeiros serão empregados nas ações de segurança pública. Milhares de brincantes se concentrarão na avenida principal do bairro. A Polícia Militar utilizará diversas modalidades de policiamento, como motorizado, a pé, montado e aéreo. Desde as primeiras horas da manhã de sexta, as equipes policiais estarão distribuídas em toda extensão da Avenida São Marçal, além de avenidas e ruas do João Paulo e de bairros do entorno, como Monte Castelo, Alemanha e Areinha, onde permanecem até o encerramento dos festejos.
Da Polícia Militar, vão atuar equipes do Comando de Missões Especiais, Comando de Policiamento Metropolitano, Comando de Motopatrulhamento, além do grupamento do Choque e Batalhão de Trânsito Rodoviário (BPrv) que atuará em conjunto com as Secretaria Municipal de Trânsito (SMTT) no disciplinamento do trânsito. O Centro Tático Aéreo da Polícia Militar (CTA) garantirá o patrulhamento aéreo, com o suporte de aeronaves e equipes terrestres.
O secretário de Segurança Pública, Mauricio Martins, destacou a importância do plano de segurança das festividades, implementado por meio da Operação São João Seguro, lembrando que os eventos atraem grande público, de dentro e fora do estado, o que requer estratégia específica no local para a prevenção da violência.
“São dois grandes eventos tradicionais do Maranhão como parte da programação da maior festa popular do mundo, que é o nosso São João. Portanto, são festividades que fazem parte do calendário de eventos do país, atraindo amantes de nossa cultura de toda parte do estado e mundo. Nossa missão, como determinado pelo governador Carlos Brandão, é garantir o trabalho integrado das forças de segurança para que todos possam aproveitar com tranquilidade essas bonitas festas, desfrutando da riqueza cultural encantos do nosso estado”, destacou Maurício Martins.
O comandante da Polícia Militar do Maranhão, Coronel Paulo Queiroz, afirmou que o efetivo policial mobilizado vai atuar para prevenir e coibir possíveis ações criminosas, como têm feito desde o início dos festejos juninos.
“A Polícia Militar segue engajada e trabalhando para que o São João do Maranhão seja uma bonita festa, sem a ocorrência de violência. Mais uma vez, os nossos policiais vão atuar para que o cidadão, seja no João Paulo ou no Largo de São Pedro, brinque com tranqüilidade e retornem para suas casas em segurança”, afirmou Paulo Queiroz.
Plantão extraordinário da Polícia Civil
Abrangendo as festas de São Pedro e São Marçal e arraiais tradicionais da Grande Ilha, a Polícia Civil vai atuar neste feriado prolongado com efetivo de cerca de oitenta policiais.
O delegado-geral de Polícia Civil, Jair Paiva informou que além dos plantões ordinários (Delegacias das Cajazeiras, Cidade Operária, Cohatrac, Maiobão e Anjo da Guarda), e dos plantões especiais (Delegacia da Mulher, na Casa da Mulher Brasileira; e Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa - SHPP), a Polícia Civil programou plantão extraordinário para atender ocorrências dos festejos de São Marçal. O plantão extraordinário funcionará na Delegacia do Radional (Rua N, nº 592-672), bairro que fica no entorno do João Paulo, das 8h às 18h.
“Desde o início dos festejos juninos, a Polícia Civil está presente em todos os arraiais da Grande São Luís e do Maranhão, e vamos seguir o trabalho integrado com a Polícia Militar, a fim de prevenir, mas também atuar prontamente na elucidação de eventuais ocorrências que possam ser registradas nesses locais”, enfatizou Paiva.
Corpo de Bombeiros
Três viaturas operacionais e 89 bombeiros militares irão integrar o esquema de segurança para as festividades de São Marçal, em São Luís, no próximo dia 30. Os bombeiros farão orientações ao público para evitar acidentes. Um caminhão de combate a incêndio também será disposto em local estratégico para ser empregado em caso de emergências com fogo.
São João Seguro
O reforço da segurança pública nesses dois eventos culturais do Maranhão desta semana ocorrem como parte da operação São João Seguro, cujas ações iniciaram no começo de junho com o lançamento da programação do São João do Maranhão. Diariamente, cerca de 500 policiais militares, além de 50 policiais civis e mais 100 bombeiros militares atuam integradamente em arraiais distribuídos em São Luís, Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar, na Grande Ilha, além dos eventos de cidades do interior do estado, trabalhando para que a população, turistas e brincantes se divirtam com tranquilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário