segunda-feira, 26 de junho de 2023

Governo faz mutirão de cirurgias oftalmológicas de catarata e pterígio e ação promove mais qualidade de vida para população da região de Grajaú

 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), realizou a primeira etapa do mutirão de triagem e cirurgias oftalmológicas de catarata e pterígio, sábado (24), no Hospital Regional de Grajaú. 


Na ação, 315 pessoas receberam atendimento na triagem e 276 se submeteram à cirurgia, sendo 193 de catarata e 83 de pterígio. Foi o caso do autônomo Eurival Arruda, de 43 anos. Ele sofria com as consequências do pterígio há alguns anos e realizou a tão aguardada cirurgia no mutirão. “Não podia perder essa oportunidade. Minha vista ficava muito irritada e doía nos afazeres do dia a dia. Quando eu soube que teria esse mutirão em Grajaú me programei logo para vir. Estou muito feliz”, disse. 


A lavradora Helena Silva, de 72 anos, convivia com a catarata há alguns anos e durante o trabalho na roça sentia a vista arder e já não conseguia enxergar com nitidez. Ela já havia participado de um outro mutirão de cirurgias para operar uma vista, agora foi beneficiada pela segunda vez no mutirão. “Achei uma maravilha esse mutirão, porque eu não teria condições pagar para operar em uma clínica particular e tinha necessidade de fazer essa cirurgia”, afirmou. 


A segunda etapa do mutirão de cirurgias oftalmológicas, no município de Grajaú, está prevista para o próximo 8 de julho. “Estamos trabalhando dia após dia para diminuir cada vez mais a demanda reprimida de cirurgias oftalmológicas em todo o estado. Obtivemos um resultado muito bom em Grajaú, onde 276 pessoas voltaram a enxergar melhor”, frisou o presidente da EMSERH, Marcello Duailibe.



O Governo do Maranhão vem realizando mutirões de cirurgias oftalmológicas em diversas regiões do estado. “Por meio desses mutirões a gente consegue identificar os pacientes que são portadores de catarata e pterígio, doenças que incomodam e causam bastante desconforto, e já fazer a cirurgia, proporcionando uma melhora da qualidade visão e de vida para essas pessoas”, ressaltou o médico oftalmologista, Neuder Gouveia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário