terça-feira, 27 de junho de 2023

MISSÃO INTERNACIONAL: Ministério das Comunicações discute 5G e conectividade nas escolas na Suécia

A tecnologia 5G e a conectividade nas escolas foram os principais temas tratados em visita do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, à sede da Ericsson em Estocolmo (Suécia), nesta terça-feira (27). A empresa é pioneira na infraestrutura da quinta geração de telefonia móvel e, inclusive, desenvolve pesquisas sobre o tema em parceria com universidades brasileiras.

A empresa apresentou à comitiva brasileira alguns trabalhos que ela desenvolve junto com governos e organizações de vários países para levar conectividade às escolas. Uma das iniciativas é o Projeto GIGA, fruto de uma parceria com o Fundo de Emergência Internacional para Crianças das Nações Unidas (Unicef) e que está mapeando as escolas públicas brasileiras que não estão conectadas. O ministro Juscelino Filho aproveitou a oportunidade para destacar que levar conectividade significativa para todas as escolas públicas do Brasil é uma das prioridades do presidente Lula.
 

"Vamos lançar um Programa Nacional de Conectividade nas Escolas para atender as 140 mil escolas públicas do país. Vamos conectar aquelas que não possuem internet e melhorar a conexão onde o acesso ainda é ruim. A meta é garantir essa conectividade até o fim do governo do presidente Lula", afirmou o ministro. Além do acesso à internet, as escolas terão infraestrutura com Wi-Fi para que essa conectividade chegue dentro da sala de aula com conteúdos pedagógicos.
 

A Ericsson também apresentou o seu projeto de banda larga sem fio 5G. A tecnologia, com 100 milhões de usuários em todo o mundo no ano de 2022, visa levar acesso à internet para lugares remotos e desconectados com muito mais rapidez que a fibra óptica. Além disso, a comitiva participou de um tour pela sede da empresa onde pôde ver de perto vários equipamentos de telecomunicações da marca.

ESCOLAS CONECTADAS - A agenda de compromissos na Suécia contou ainda com uma visita técnica do secretário de Telecomunicações do MCom, Maximiliano Martinhão, a uma escola de ensino médio. A equipe da instituição mostrou todas as instalações da escola e falou sobre como a conectividade é usada nas aulas e no dia a dia dos alunos. O secretário também conversou com alguns alunos que estavam presentes e ouviu deles um pouco da rotina de estudos na escola.

AGENDA - Durante a missão na Suécia, Juscelino Filho ainda terá reunião na Agência de Educação para tratar da conectividade nas escolas. Na Finlândia, o ministro das Comunicações deve conversar com a diretora da Divisão internacional de Inovação da BF e com representantes da Agência Nacional de Educação da Finlândia. Além disso, haverá um encontro com a empresa que opera rede de dados e de comunicações críticas do país e com a vice-Ministra dos Transportes e Comunicações. O ministro também deve visitar o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento 5G/6G – Nokia Bell Labs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário