terça-feira, 27 de junho de 2023

SES participa de oficina de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde no SUS e reforça planejamento do Plano Estadual de GTES 2024-2027

 

Para consolidar o processo de planejamento participativo, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) integrou-se à Oficina Regional de Planejamento da Área de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde no SUS - Região Nordeste, em Salvador (BA). O evento, realizado entre os dias 12 e 13 de junho, foi promovido pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.

A oficina foi construída de forma coletiva e reuniu gestores e representantes que atuam nas áreas de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (GTES) no âmbito nacional, estadual e municipal. O objetivo é iniciar o processo de elaboração dos Planos Estaduais de GTES 2024-2027.

“Nós conhecemos experiências que estão bem avançadas nessa área. Isso é importante para nos ajudar a estruturar de forma mais assertiva, aliada com as propostas da atual gestão. O trabalho realizado de forma coletiva com o olhar de todas as áreas é fundamental. Foram definidos objetivos gerais e específicos relacionados às áreas de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, e as prioridades irão subsidiar os Planos Estaduais de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde”, destacou a supervisora de Recursos Humanos da SES, Keully Sousa.

Na oficina foram discutidas as experiências de planejamento de GTES. Dois consultores do Ministério da Saúde acompanharão a elaboração do plano, que possui a previsão para ser apresentado em outubro de 2023. Em julho, o Maranhão participará de encontro com o representante do Departamento de Gestão e Regulação do Trabalho em Saúde (DEGERTS), do MS, para mais uma etapa do processo de planejamento.

O superintendente de Atenção Primária da SES, Willian Vieira, destaca o planejamento em saúde e sua interface com os campos da Gestão do Trabalho e Educação na Saúde. “A troca de experiências com outros estados é muito importante, e as orientação repassadas nos ajudarão no planejamento e a aumentar a eficiência de políticas públicas, incluindo educação e gestão”, disse.

A diretora da Escola de Saúde Pública do Estado do Maranhão, Ana Lúcia Nunes, destacou a construção de forma ascendente e compartilhada na oficina. “Considero que o primeiro resultado positivo foi um planejamento articulado das diversas áreas da SES. Em relação a área da Educação em Saúde foram colocadas como prioridades questões como: realizar mapeamento das necessidades de capacitação em saúde com formação técnica, aperfeiçoamento e pós-graduação, estimular e ampliar os programas de residência de forma descentralizada para o interior do Estado, criar e fortalecer os espaços de integração ensino-serviço-comunidade”, frisou.

O encontro contou com representantes da Secretaria Adjunta de Engenharia e Administração; Assessoria de Planejamento e Ações Estratégicas (Asplan); Superintendência Estadual de Vigilância Sanitária (SUVISA); Superintendência de Epidemiologia e Controle de Doenças; Superintendência de Assistência à Rede; Superintendência de Atenção Primária; Supervisão de Recursos Humanos; Escola de Saúde de Pública do Estado do Maranhão (ESP/MA), além de representantes da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde; Conselho Estadual de Saúde do Maranhão (CES-MA); Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Maranhão (COSEMS-MA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário