segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

Governo promove ação da campanha Janeiro Branco e alerta para a importância do cuidado com a saúde mental

 

Janeiro é o mês dedicado à promoção e conscientização a respeito do cuidado com a saúde mental. Para alertar e orientar sobre o tema, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou as ações da campanha Janeiro Branco, nesta sexta-feira (12), na Praça Deodoro, em São Luís. 

Para o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, o fortalecimento da política de saúde mental é uma das ações prioritárias da Saúde. “A Rede de Atenção à Saúde Mental soma-se às demais ações para atender à população. Por isso, a prevenção, por exemplo, é um componente fundamental”, destacou. 

Com o tema “Quando a gente ama, é claro que a gente cuida”, as pessoas que circularam no local participaram dos atendimentos com Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), consultas com clínico geral, atividades com educadores físicos. E ainda, Ação Resgate alusiva ao Janeiro Branco com atendimento de psicólogos e psiquiatras, avaliação nutricional, além de testes de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, e aferição de glicemia e pressão arterial. 

O Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (CAPS AD) trabalha com o combate ao uso e abuso de drogas. “Ano passado nós realizamos 30 Ações Resgastes e, hoje, junto com Departamento de Atenção à Saúde Mental, ocorre em alusão ao Janeiro Branco, para falarmos do autocuidado, porque o cuidado com a saúde é agora”, disse o coordenador do CAPS AD Estadual, Marcelo Costa.

Na abertura do Janeiro Branco, a SES expôs os trabalhos produzidos pelos pacientes atendidos na Rede de Atenção Psicossocial da rede estadual.

Participaram também da ação, profissionais da Secretaria Adjunta de Atenção à Rede, da Secretaria Adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, do Hospital Nina Rodrigues, do Centro Estadual de Atenção Psicossocial (Caps III), do Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (CAPS AD), e das Residências Terapêuticas e a Unidade de Acolhimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário