sexta-feira, 7 de junho de 2024

Forças de Segurança vistoriam estrutura do Arraial Bumba Meu São João na área externa do Castelinho

 

As forças de segurança do Maranhão realizaram, na manhã desta sexta-feira (7), uma vistoria na estrutura do Arraial Bumba Meu São João, evento organizado pela iniciativa privada com apoio do Governo do Estado. O arraial, que ocorrerá na área externa do Ginásio Castelinho, na Vila Palmeira, em São Luís, terá duração de seis dias e contará com aproximadamente 20 atrações nacionais.

Estiveram presentes na vistoria o secretário da Segurança Pública, Maurício Martins; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Fernando Moura; o delegado-geral da Polícia Civil, Jair Paiva; e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Célio Roberto de Araújo. Também participaram o secretário-adjunto de Estado da Cultura, Abimael Berredo, e o empresário Marcelo Aragão, um dos sócios da 4 Mãos, empresa promotora do evento.


O objetivo da visita foi avaliar a dimensão do terreno e a estrutura do evento, identificando os pontos estratégicos para a atuação das forças de segurança, garantindo a implementação de todas as medidas necessárias para proporcionar um ambiente seguro para os participantes do Arraial Bumba Meu São João.

“A segurança pública está preparada para mais este grande evento, que é o São João do Maranhão. Nossas forças estão trabalhando integradas, cada uma na sua esfera de atribuições, para reforçar e contribuir com a maior festa de São João do mundo promovida pelo nosso governador Carlos Brandão”, afirmou o secretário Maurício Martins.

A Polícia Militar do Maranhão destacará centenas de agentes para o evento, assim como para outros arraiais na Grande Ilha e no interior do estado. “A Operação São João Seguro está finalizada e operando. Teremos todas as modalidades de policiamento, como policiamento a pé, motorizado, montado e aéreo, apoiado por nossas forças especiais”, detalhou o coronel Paulo Fernando Moura.


Durante todo o período do São João do Maranhão, que se estenderá em média de 60 dias, centenas de policiais militares garantirão a segurança da festa. Na Grande Ilha, principal palco da celebração promovida pelo Governo do Estado, haverá um reforço significativo devido à expectativa de grande número de visitantes de diferentes regiões do país.

A Polícia Civil também reforçará suas operações. “O São João do Maranhão vem crescendo ano a ano. Este novo palco de eventos é um diferencial em relação ao ano passado. Juntamente com as demais forças de segurança, faremos um trabalho para garantir uma segurança de qualidade, a exemplo de eventos passados. O Sistema de Segurança está preparado, a Polícia Civil está preparada e o planejamento está concluído. Teremos um São João tranquilo”, garantiu Jair Paiva, delegado-geral.

A Perícia Oficial e o Centro Tático Aéreo (CTA) também darão apoio ao Arraial Bumba Meu São João, assim como a toda a programação oficial lançada pelo Governo do Estado no último dia 5 de junho.

Trabalho integrado

Durante todo o São João do Maranhão 2024 haverá trabalho conjunto entre a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Perícia Oficial e Centro Tático Aéreo.

Mais de 5.500 policiais militares serão mobilizados para o patrulhamento ostensivo, com 3.500 atuando na Grande Ilha. Nos finais de semana, quando há maior concentração de público, 2.100 policiais realizarão rondas a pé, além do patrulhamento motorizado, montado e aéreo. Aproximadamente 600 viaturas serão empregadas no patrulhamento motorizado, com 300 destinadas à Grande Ilha.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) garantirá o reforço nos plantões das delegacias, tanto na capital quanto no interior do estado, bem como no atendimento dos canais de denúncias, como o Ciops (190), o Disque-Denúncia Maranhão (181) e a Delegacia Online.

Neste São João, a SSP intensificará as ações de prevenção à violência contra as mulheres, com atividades da rede de combate à violência doméstica e familiar e da Patrulha Maria da Penha, realizadas pela Polícia Civil e pela Polícia Militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário