quarta-feira, 7 de agosto de 2024

Governo lança campanha Agosto Dourado e reforça redes de apoio para estimular o aleitamento materno

 

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), fez o lançamento, nesta terça-feira (6), da campanha Agosto Dourado, no auditório da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), em São Luís. A campanha traz como tema: “Juntos pelo aleitamento materno: fortalecendo redes de apoio às mães maranhenses”.

“A ideia é mobilizar e repassar informações de qualidade sobre a importância do aleitamento materno. A democracia, além de facilitar o acesso aos serviços, também é uma ferramenta que auxilia a população a saber os benefícios do aleitamento. No âmbito da rede estadual e nos municípios, apoiamos ações estratégicas e intersetoriais que visem reforçar também a amamentação desde as primeiras horas de vida do bebê”, frisou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, na abertura do Agosto Dourado.

A campanha reforça que o leite materno é indispensável para uma alimentação padrão ouro nos primeiros seis meses de vida do bebê. Para este ano, o foco está sendo dado no fortalecimento das redes de apoio à mulher que amamentam como forma de dar protagonismo ao cuidado compartilhado ao binômio mãe/bebê.

Além da MACMA, todas as unidades da rede materno-infantil da SES aderiram à campanha, o que inclui também da Atenção Primária à Saúde (APS) dos territórios por meio das secretarias municipais de saúde, fortalecendo a mobilização também nos equipamentos que são porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).

Presente no lançamento da campanha, a assessora técnica da Coordenação Geral de Atenção à Saúde das Crianças, Adolescentes e Jovens do Ministério da Saúde, Priscila Olin, destacou que a amamentação é uma estratégia de enfrentamento às desigualdades.

"O foco da campanha é a promoção do bem-estar, da sobrevivência das crianças e da redução de desigualdades. Sabemos que as desigualdades tanto nas oportunidades, quanto nas prevalências do quanto cada mulher consegue amamentar, variam em cada região, classe social e socioeconômica. Não queremos deixar ninguém para trás e por isso temos feito incentivos através de oficinas de formação e qualificação dos profissionais e também na gestão dos estados com a implementação de políticas e ações para a amamentação", explicou Priscila Olin.

Também participaram do lançamento da campanha Agosto Dourado, a superintendente de Assistência à Saúde da SES, Luciana Albuquerque; a coordenadora da Rede de Assistência Materna e Infantil da SES, Tércia Carvalho; o diretor clínico da MACMA, Clemilson Alves, e a  diretora executiva nacional do Instituto Acqua, Paula Assis.

Leite materno

O aleitamento enquanto forma exclusiva de alimentação do bebê até o sexto mês de vida traz consigo diversos benefícios que são compartilhados pelo binômio mãe/bebê.

"É necessário fazermos esse movimento de conscientização para a importância da amamentação. Entre as ferramentas que podemos destacar está o Banco de Leite, que trabalha na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, apoiando todas as mulheres, não só que tiveram seus bebês aqui conosco, mas também aquelas atendidas da rede pública e também na rede privada com dificuldade de amamentação", disse a coordenadora do Banco de Leite da MACMA, Irenildes Rodrigues Costa.

O leite materno leva toda a carga de nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável da criança, cooperando na prevenção de doenças como hipertensão arterial, diabetes, obesidades, além da parte cognitiva e afetiva. Para as mulheres que amamentam, o aleitamento aumenta a prevenção ao câncer de mama e de colo uterino, auxilia no retorno do útero à posição original mais rapidamente, auxilia na prevenção da diabetes, hipertensão arterial e obesidade.

Em 2023, a MACMA contabilizou 2.085 doadoras de leite humano e 1.616,9 litros de leite coletado. No mesmo ano, o Banco de Leite da Maternidade de Alto Risco de Imperatriz (MARI), referência estadual para gestantes de alto risco para os municípios do sul do Maranhão, registrou 554 doadoras e 506,3 litros de leite humano coletados.

O Banco de Leite Humano da MACMA deveria coletar de 8 a 10 litros de leite diariamente, contudo, o serviço tem conseguido captar de 4 a 7 litros diários. O leite recebido tem como destino bebês prematuros recém-nascidos ou aqueles com alguma dificuldade para sugar o leite do seio da mãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário