Nos últimos três meses, o Governo do Maranhão tem mantido esforços para dar continuidade às obras iniciadas em todo o estado, apesar da demanda gerada pela pandemia de Covid-19. Prova disso são os diversos projetos sendo executados nas cidades maranhenses, a exemplo da Praça do Mocajituba, a Ponte da Matança e o muro de contenção do Cruzeiro do Anil.
As três obras estão sob a responsabilidade da Agência Executiva Metropolitana (AGEM), que também executa outros projetos na Ilha de São Luís, em parceria com a Prefeitura de São Luís.
A Praça e Quadra Poliesportiva do Mocajituba está localizada na MA-204, ao lado da Igreja Católica São João Batista. É fruto de um pacote de ações do Governo do Maranhão na Região Metropolitana da Grande São Luís e favorece a população de Paço do Lumiar. Possui uma área de 1.528,62m², espaço dividido entre quadra poliesportiva, quiosque, área central para eventos (aulas ao ar livre, apresentações diversas), playground, academia ao ar livre, bancos para descanso/leitura, mesas de jogos (xadrez e dama) e vagas para estacionamento. Atualmente, a obra está em fase de concretagem do piso da quadra, finalização da estrutura para colocação do alambrado, detalhes do quiosque, como acabamento, estrutura e altura de bancada.
No Cruzeiro do Anil, o Governo do Maranhão está construindo muros de arrimo e contenção com estacas profundas na área próxima do Córrego Azul. A obra é necessária diante da constatação de riscos de deslizamento e desabamento de imóveis na região. “Realizamos inspeção em parceria com a Defesa Civil e a Prefeitura de São Luís, oportunidade em que pudemos confirmar a urgência da intervenção que estamos realizando”, explica o presidente da AGEM, Lívio Jonas Mendonça Corrêa.
No local estão sendo construídos dois muros de contenção, um em cada lado do córrego, de maneira a conter os deslizamentos provocados pelas fortes chuvas. Cada um terá 120 metros de extensão. A obra está 70% concluída, o que inclui construção dos pilares, muro de arrimo e colocação dos sacos Raschel.
A Ponte da Matança, no bairro Anil, por sua vez, seguirá para a fase de construção do tabuleiro. As alas e fundação já foram concluídas. “Essa obra dará maior segurança no trânsito de veículos e pessoas da região, o que gera maior qualidade de vida”, afirma Lívio Corrêa.
Ação integradora
Todas as obras desenvolvidas pela AGEM têm a participação de representantes da comunidade, desde a concepção do projeto. Segundo o presidente do órgão, além das possibilidades oferecidas pelo terreno, a opinião dos moradores é fundamental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário