terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

Relator do processo envolvendo Domingos Paz deve votar a favor do afastamento do vereador

A informação foi trazida nesta terça-feira (20), pela jornalista Carla Lima, da TV Mirante, que confirmou que conversou com o vereador Aldir Júnior e que o parlamentar relatou a jornalista que pedirá o afastamento de Domingos Paz da Câmara de São Luís.

Aldir Júnior é relator do processo envolvendo a possível cassação e perda do mandato de Domingos Paz. 

O vereador enfrenta um novo processo na Comissão de Ética da Câmara Municipal de São Luís, por denúncia que foi encaminhada a também vereadora da Casa Legislativa, Silvana Noely, pelo crime de assédio.

Não foi o primeiro caso. Desde 2022, Domingos Paz vem sendo alvo de diversas denúncias de crimes graves, como estupro de vulnerável e assédio sexual. As denúncias foram encaminhadas a Câmara de São Luís, Polícia Civil, Ministério Público e entidades de Defesa da Mulher.

O parecer de Aldir Júnior é um passo importante envolvendo a possível cassação de Domingos Paz. Segundo a jornalista Carla Lima, Aldir Júnior deverá divulgar o seu parecer até o final de março, ou seja, daqui a um mês, para que aí então, a cassação do vereador seja apreciada no plenário da Câmara, já com o parecer favorável do relator pelo afastamento de Domingos Paz. A decisão do relator do processo, neste caso do vereador Aldir Júnior, certamente já tem um grande peso, pois ele analisou o material da denúncia que pesa contra Domingos Paz. 

Não só a população de São Luís, mas a sociedade maranhense aguarda um resposta da Câmara de São Luís há bastante tempo, já que os crimes ganharam ampla repercussão na mídia, isso desde 2022. São denúncias graves contra um membro da Casa Legislativa, que já vêm de mais de um ano, o que causou em alguns momentos, um desgaste no poder legislativo da capital maranhense, e até acabou impossibilitando debates importantes para a cidade, e não explicações de crimes supostamente praticados por uma pessoa eleita para defender as pessoas e lutar pelos princípios da moralidade, preceitos básicos de alguém que ocupa um cargo público, de tamanha relevância, neste caso de vereador. 

A Câmara de São Luís, ao longo desse último ano, foi alvo de diversos protestos de entidades de Defesa da Mulher, que pedem uma investigação séria por parte da Câmara e a cassação do vereador denunciado. 

A sociedade segue acompanhando atenta a decisão da Câmara de São Luís envolvendo Domingos Paz, decisão essa que é ainda mais decisiva para os parlamentares, e que certamente pesará ainda mais neste ano, já que 2024 é ano de eleições municipais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário