quarta-feira, 19 de março de 2025

Grupos de Mulheres visitam presidente da Assembleia e pedem cassação de Dalton Arruda

 

Representantes de Grupos de Mulheres de pelo menos 16 entidades foram recebidas, nesta última terça-feira, 18, pela presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB).

O encontro, realizado no Palácio Manuel Beckman, foi publicizado pela própria parlamentar nas redes sociais.

“Hoje foi um dia de escuta, diálogo e compromisso! Recebi diversos grupos de mulheres que vieram à Assembleia Legislativa para reivindicar medidas eficazes no combate à violência de gênero. Este encontro reforça a urgência de avançarmos na proteção, acolhimento e garantia de direitos. O grupo reforçou suas demandas durante o encontro, solicitando a cassação do deputado Dalton Arruda, a retirada da honraria concedida a ele pela Policia Militar do Maranhão e a abertura de um canal de diálogo permanente para garantir que suas pautas sejam ouvidas e atendidas”, pontuou Iracema.

Dalton Arruda assumiu interinamente o mandato na Casa no dia 27 de fevereiro no lugar do deputado Eric Costa, que tirou licença por 120 dias.

Tratou-se de uma articulação interna dentro do PSD que resultou na ascensão do advogado, flagrado em vídeo, no ano de 2016, agredindo a sua ex-esposa, Janayna do Socorro Muniz Arruda.

Ele já teve prisões decretadas pela Justiça e também foi acusado de descumprir medidas protetivas que beneficiam sua ex-companheira.

No último dia 13, durante evento na Alema, a Procuradora da Mulher na Casa, deputada Drª Vivianne (PDT), confirmou que a bancada feminina já havia solicitando à Mesa Diretora o afastamento imediato do advogado.

A fala ocorreu após pronunciamento da fisioterapeuta e militante do movimento de Mulheres. Rosana Mota, que fez duras críticas ao fato de Arruda estar exercendo o mandato de deputado estadual e de ter sido homenageado recentemente pela Polícia Militar.

Participaram da reunião com Iracema Vale representantes do PSOL e Resistência Feminista, Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO16), Resistência Feminista e Sindeducação, Coletivo de Mulheres Iêda Batista, Coletivo de Mulheres Ciganas Tsara Calin, Fórum Maranhense de Mulheres, Movimento Olga Benário, Centro Dialético de País e Amigos dos Especiais (CDPAE), Associação da Juventude do Estado do Maranhão (AJEM), Instituto Mulheres Resgatando Vidas e Rompendo em Fé, Marcha Mundial das Mulheres, Associação Residencial Natureza, Associação Residencial Natureza, Sindeducação e Unegro.



Fonte: Blog Gláucio Ericeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário