segunda-feira, 26 de junho de 2023

Governo presta assistência à população indígena da Aldeia Awá em Bom Jardim

 

O Governo do Maranhão realizou cerca de 235 atendimentos durante três dias de assistência à população indígena do Território Indígena Carú, na Aldeia Awá, no município de Bom Jardim. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) atua no território com equipes da Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma) com o apoio do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI). 



Os atendimentos iniciaram na tarde de quarta-feira (21) e incluíram consultas, coletas de exames e dispensação de medicamentos. “Fizemos questão de disponibilizar a assistência imediata da Força Estadual de Saúde do Maranhão e da rede estadual de saúde, para que se possa auxiliar de forma emergencial os povos indígenas na Aldeia Awá, e com as medidas de prevenção o controle dos casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.


Os principais atendimentos foram de triagens de enfermagem, consultas médicas, coleta para painel de vírus respiratórios e administração das medicações prescritas. A SES também acompanha a investigação do óbito de uma criança indígena de 11 meses, residente na Aldeia Awá, ocorrido no último dia 10 de junho. 


Uma paciente indígena foi transferida, nesta quinta-feira (22), para o Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês. A coordenadora da Fesma, Adriana Motta, destacou a presença dos profissionais na região. “A ação tem buscado primeiro estabilizar o quadro daqueles que demandaram maior urgência. Além disso, também trouxemos testes rápidos para ajudar na identificação de possíveis outras doenças respiratórias no intuito de ofertar atendimento completo para todos”.  


Para o cacique da Aldeia Awá, Tatua'A Awá Guajá, a presença dos profissionais da Fesma é sinônimo de segurança. “Que bom que os profissionais do estado estão aqui atendendo as crianças no posto de saúde. É assim que nós queremos, tem que consultar todo mundo. Estamos acompanhando e isso é muito importante para nós”.


De acordo com a médica cubana do Programa Mais Médicos, Célia Moreno, que prestou apoio na ação na Unidade Básica de Saúde Indígena, na Aldeia Awá, a equipe da SES fortaleceu a assistência e assegurou uma resposta mais rápida no atendimento dos pacientes. “É muito importante esse apoio da Fesma e que veio no momento certo, principalmente porque trouxeram medicação com serviço e atenção de qualidade à nossa população indígena”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário