Mais de 400 mil empresas gerando emprego e renda no estado. Este marco, que é inédito para a economia maranhense, foi alcançado no levantamento do mês de maio e é 120% maior que o de 2015, quando este número era de 182 mil.
Os dados integram o levantamento estatístico da Junta Comercial do Maranhão (Jucema) que também revela que o Estado conseguiu manter por oito anos consecutivos de recordes no número de empresas formalizadas.
As micro e pequenas empresas somam a maioria dos portes empresarias em atividade no estado correspondendo a mais de 90% desse total. Já o comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios é o campeão de lojas abertas no Estado, somando mais de 26 mil estabelecimentos.
Ranking dos municípios
No ranking das cidades que mais concentram empresas em atividade estão São Luís, com a maior densidade empresarial, seguida de Imperatriz, São José de Ribamar, Timon e Balsas.
O Maranhão também diminuiu o tempo para abertura de empresas. De acordo com dados da Receita Federal, o Estado está entre os mais rápidos do país nos processos de abertura de empresas na Jucema. O órgão, no mês de janeiro, levou em média 2 horas para o deferimento de processos, ficando assim com o melhor tempo do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário