O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), lançou nesta segunda-feira (5), o Programa Junho Verde. A solenidade, realizada no Palácio Henrique de La Rocque, coincidiu com o Dia Mundial do Meio Ambiente, marcando o início das atividades da Sema no mês junho, em defesa do meio ambiente.
O evento contou com a assinatura de termos de cooperação de empresas parceiras do meio ambiente; lançamento da pré-comissão do Comitê de Bacia Hidrográfica da Ilha de Upaon-Açú (CBH); lançamento do projeto Recicla, Siô; expedição do Plano de Ação Territorial para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Território Meio Norte (PAT Meio Norte) Maranhão, Pará e Tocantins; lançamento do Programa Lixo Zero nos parques (Lagoa da Jansen, Itapiracó e Rangedor); lançamento do Programa Visita ao Parque (visitas guiadas nos parques e roteiros ecológicos); lançamento de ação com plantio de mudas em São Luís, visando aumentar os níveis de área verde na cidade; além da assinatura do termo público de doação de verba do Ministério do Meio Ambiente para a Sema para ações emergenciais de combate a incêndios florestais.
Secretário de Estado do Meio Ambiente, Pedro Chagas, ressaltou a importância da realização do evento para conscientizar a população. "Estamos hoje lançando o Junho Verde, para o meio ambiente todo dia é importante, mas o mês de junho é especial, pois é o mês em que a gente reforça as ações para conscientização das causas ambientais. O Governo do Maranhão, por meio da Sema, tem diversos programas de apoio ao desenvolvimento e proteção ao meio ambiente. Durante todo mês de junho iremos fazer diversas palestras e ações voltadas ao meio ambiente. Nos dias 17 e 18 também vamos fazer uma feirinha no Parque do Rangedor. Em eventos como este fortalecemos a educação ambiental e conscientizamos que o meio ambiente é nosso bem mais rico”, destacou.
O coordenador do Fórum em Defesa da Área de Proteção Ambiental (APA) do Itapiracó, Reginaldo Bordalo, destacou a relevância das medidas realizadas pelo Estado. “O Governo vem com este pacote de ações para que as pessoas possam se conscientizar e fazer necessariamente a preservação do meio ambiente. Estas ações causam impacto significativo na comunidade. Então, a cada atividade que o Governo realizar e desenvolver nas unidades de conservação, será de grande expressão e bons resultados”, pontuou.
Ruan Cristian Oliveira, participante do Programa Agente Jovem Ambiental, pontou a necessidade da realização de programas ambientais envolvendo a população. “Nós percebemos que hoje há um grande descuido da população com o meio ambiente e o programa me ensinou todas as formas de cuidar e cultivar as florestas, plantar mudas e até fazer a reciclagem do próprio lixo de casa, para ter uma vida sustentável e não poluir mais o meio ambiente. O programa foi muito importante para mim, aprendi várias coisas e ajudou muito no meu crescimento como pessoa”, ressaltou.
Também presente no evento, o Comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), coronel Célio Roberto, ressaltou a importância do trabalho em conjunto com a Sema para reduzir o número de queimadas no Estado. “O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão tem sido parceiro da Sema na questão de combate as queimadas. Por meio das unidades espalhadas no interior, estamos com todo o planejamento pronto. Nós vamos também montar as equipes que vão atuar no Parque de Mirador, que é uma preocupação do governador Carlos Brandão, que determinou que tanto a Sema quanto o Corpo de Bombeiros trabalhem de forma preventiva para reduzir o número de queimadas no Maranhão”, frisou.
As ações de conscientização para preservação do meio ambiente oferecidas pela Sema terão prosseguimento por todo o mês de junho com mesas redondas, distribuição de mudas, trilhas ecológicas, ações promovidas com os Agentes Jovens Ambienteis (AJAs), capacitação para licenciamentos ambientais, com ampliação do atendimento descentralizando os serviços, e monitoramento e fiscalização de queimadas, além da participação de diversos agentes público-municipais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário