segunda-feira, 19 de junho de 2023

Paulo Victor e Lula detém considerável potencial de crescimento

 


Analisando os números do levantamento feito pela Estratégia Pesquisas de Opinião (EPO), antigo Instituto Escutec, que mensurou a preferência do eleitorado de São Luís para o pleito de prefeito, em 2024, algo chama a atenção, e é favorável as pré-candidaturas do presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Paulo Victor (PC do B), e do deputado estadual Carlos Lula (PSB).

O leitor mais desavisado pode considerar que o percentual apresentado por ambos – 2,5% de intenção de voto – é pequeno.

No entanto, é necessário levar-se em consideração o potencial que os dois políticos têm de crescimento faltando mais de um ano para a eleição.

PV e Lula, diferentemente de Eduardo Braide, Duarte Júnior, Neto Evangelista, Wellington do Curso e Yglésio Moyses, por exemplo, estão colocando seus nomes pela primeira vez.

Paulo Victor possui o apoio de pelo menos 27 vereadores, dos 31 da capital maranhense, além de diversas lideranças comunitárias.

Ele vem realizando uma pré-campanha no corpo a corpo; estando presente permanentemente nas comunidades; dialogando diretamente com o morador; e mantendo considerável articulação com a classe política.

Isto, sem dúvida, terá reflexos futuros que deverão ser constatados nas próximas pesquisas.

Vale relembrar que PV coordenou a campanha vitoriosa do governador Carlos Brandão (PSB), dando a ele em São Luís, ano passado, a maior votação da história política da capital.

Lula foi o segundo deputado estadual mais bem votado em São Luís, em 2022.

E também tem bases políticas consolidadas.

O levantamento da EPO entrevistou eleitores em seis regiões da capital maranhense, totalizando 86 bairros.

Paulo Victor, por exemplo, venceu no setor 02, com 32% da preferência dos eleitores.

Já Lula obteve vitória no setor 01, com 40%.

Ainda de acordo com a pesquisa, Lula e PV apresentam as menores rejeições.

Estes são alguns fatores que apontam que, tanto Carlos Lula, quanto Paulo Victor, possuem consideráveis chances de melhorar suas performances e ultrapassar a casa dos dois dígitos, colocando-se em posição de brigar, sim, por um segundo turno, e até chegar a vitória, tornando-se prefeito de São Luís.

Nenhum comentário:

Postar um comentário