segunda-feira, 26 de junho de 2023

Polícia Civil fortalece ações de prevenção e combate à violência contra a mulher com capacitação da rede de atendimento às vítimas

 


O Sistema de Segurança Pública do Maranhão, por meio da Polícia Civil, segue intensificando o trabalho preventivo e educativo de combate à violência contra a mulher em todo o estado. Como parte dessa ação, foi realizado na última quarta-feira (21), em Tutóia, região dos Lençóis Maranhenses, mais um seminário destinado à capacitação da Rede de Atendimento à Mulher Vítima de Violência.

O curso foi ministrado pela coordenadora das Delegacias Especiais da Mulher do Maranhão, delegada Kazumi Tanaka, chefe do Departamento de Feminicídio da Polícia Civil do Maranhão, delegada Wanda Moura. 


O evento foi sediado no auditório da Secretaria Municipal de Educação da cidade com ampla participação de instituições locais e regionais que atuam no combate à violência, como Polícias Civil e Militar e Guarda Municipal, Poder Judiciário, secretarias municipais, líderes comunitários e religiosos, conselheiros tutelares, entre outros, e visa proporcionar orientação para lidar com os casos de violência doméstica e familiar contra mulheres. Busca ainda promover ampla informação sobre os órgãos e canais responsáveis pelo atendimento e acolhimento às vítimas em situação de violência.   

Além de Tutóia, marcaram presença representantes dos municípios de Paulino Neves, Água Doce do Maranhão, Santana do Maranhão e Barreirinhas. Somente neste ano, cerca de 50 municípios de diversas regiões maranhenses foram alcançados com a capacitação promovida pela Rede de Atendimento à Mulher Vítima de Violência. Em junho, por exemplo, o curso já foi promovido nas cidades de Caxias, Leste do estado, em Itapecuru, além de Viana, na Baixada Ocidental. 

O delegado-geral da Polícia Civil do Maranhão, Jair Paiva, disse que o curso visa proporcionar a rede as ferramentas e conhecimentos necessários para lidar com casos de violência doméstica e familiar contra mulheres, além de fortalecer a rede de apoio e proteção às vítimas. “É mais uma frente de atuação preventiva da Policia Civil do Maranhão visando sensibilizar as instituições para a importância da abordagem às mulheres vítimas da violência, garantindo acolhimento e proteção”, destacou. 

Coordenada pela Delegacia Geral de Polícia Civil, por meio da Delegacia da Mulher do Maranhão (DEM) e Departamento de Feminicídio, a Rede de Atendimento à Mulher Vítima de Violência tem ampla representação de instituições pública que atuam para a prevenção e o combate à violência doméstica e familiar como Secretaria da Mulher, Casa da Mulher Brasileira, Poder Judiciário, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário