sexta-feira, 23 de junho de 2023

Tiago Fernandes recebe comitiva internacional do Laboratório Ítalo-Brasileiro do Projeto Sonhação

 


O secretário de Estado da Saúde (SES), Tiago Fernandes, recebeu a comitiva internacional do Laboratório Ítalo-Brasileiro do Projeto Sonhação, nesta sexta-feira (23), para o fortalecimento do diálogo entre a Itália e o Brasil para uma assistência territorial comunitária.

Durante diálogo com a comitiva italiana, o gestor da saúde estadual defendeu o fortalecimento da atenção primária como uma das principais bandeiras do governo. “O objetivo é que todos os secretários municipais de saúde, juntamente com os nossos profissionais, estejam de mãos dadas para melhorar os indicadores. Entendemos que não será possível fazer isso sem o apoio de quem está no território. Nosso desejo é continuar liderando esse processo de forma a garantir o acesso a instrumentos cada vez mais efetivos e para que os impactos sejam percebidos na assistência ofertada na alta complexidade das unidades estaduais”, disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

O encontro fez parte da agenda do Encontro Regional Nordeste I da Rede Unida, “Florestania: por outros amanhãs”, promovido pela Escola de Saúde Pública do Estado do Maranhão (ESP-MA). A programação contou com visita a policlínicas e maternidades da Rede SES, ações da Força Estadual de Saúde do Maranhão voltadas para população Quilombola, em Alcântara, entre outras.

A vice coordenadora da Rede Unida e membro integrante da Agenzia Sanitaria e Sociale Regionale - Emilia Romagna/Italia, Maria Augusta Nicoli, destacou o trabalho conjunto entre Brasil e Itália no estado. “Esperamos retornar ao Maranhão ainda este ano. E essas visitas são muito importantes para consolidar a parceria e ser a base para continuar o projeto que está em cooperação”.

De acordo com a médica geriatra e diretora distrital de Faenza Local Health Authority Romagna, Donatina Cilla, a pandemia mostrou a importância das ações territoriais de atenção primária. “Como muitas vezes acontece na Itália, ficamos perdidos entre a regulação, construção e produção de normas que têm de acompanhar o desenvolvimento. Enquanto profissional e em nome da nossa instituição agradecemos a possibilidade de vivência do que aqui ficou muito claro da experiência, percurso e as possibilidades de testar ferramentas e metodologias”, pontuou.

No Maranhão, a estratégia funciona como intercâmbio de conhecimentos e práticas, fortalecendo a cultura de cuidados no território. Essa abordagem visa estimular uma aprendizagem significativa em gestão e atenção em saúde, além de promover a formação profissional e a participação ativa dos envolvidos.

A diretora da ESP-MA, Ana Lúcia Nunes, expressou a felicidade pela representatividade do Sistema Único de Saúde (SUS) no Maranhão. “Escutar a avaliação do grupo me fez pensar sobre o que o estado está conseguindo produzir na saúde. E isso pode ser resumido pelo sentimento de ser SUS, o que faz com que sejamos diferentes, algo que é cotidianamente trabalhado pela nossa gestão”. 

Além da comitiva italiana, também participaram do encontro com o secretário Tiago Fernandes, a equipe de profissionais do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) e do Programa de Medicina de Família e Comunidade da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).

Para o subsecretário de Estado da Saúde e diretor do ICEPi, Fábio Ribeiro dos Santos, o acolhimento foi o diferencial. “A forma como fomos recebidos aqui foi algo singular. Em todo o lugar que chegamos, vimos tudo muito bem articulado e os municípios buscando organizar e participar. Aqui é um campo fértil para a parceria com os municípios na expansão da atenção primária à saúde”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário