quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Governo busca ampliar parcerias para a internacionalização de estudantes da rede pública de ensino

 


Nesta quarta-feira (20), representando o governador Carlos Brandão e o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, o secretário Adjunto da vice-governadoria do Estado, André Bello, recebeu representantes de instituições educacionais estrangeiras para tratar de ações que buscam a ampliação de programas estaduais que têm como objetivo oportunizar a estudantes maranhenses intercâmbio educacional e cultural em diversas partes do mundo.

A democratização do acesso de estudantes da rede pública estadual à internacionalização do ensino público é parte das ações do Governo do Maranhão que já encaminhou mais de 600 estudantes da rede pública maranhense para diversos países por meio dos programas: Iema no Mundo e Cidadão do Mundo. Para tanto a reunião contou com representantes de instituições de diversos países como Canadá, Inglaterra, Estados Unidos entre outros. 

Em sua fala, o secretário Adjunto André Bello reforçou que este encontro marca uma continuidade as ações para parcerias iniciadas pelo vice-governador e secretário de Educação, Felipe Camarão, durante sua missão à Oceania em junho deste ano. Na oportunidade, Camarão visitou cerca de 15 instituições de ensino nos países da Nova Zelândia e Austrália, objetivando a troca de experiências entre o Maranhão e aqueles países com foco na educação vocacional, aprendizado de novos idiomas e a valorização da cultura dos povos locais.

“Em junho o vice-governador Felipe Camarão, durante a Missão Oceania, visitou diversas instituições na Nova Zelândia e Austrália, o que possibilitou a abertura de fronteiras para mais parcerias educacionais e negócios. E agora, estamos aqui recebendo esses representantes de outras tantas instituições, o que nos leva a crer que muito em breve estaremos ampliando ainda mais nossas ações para que mais estudantes possam ultrapassar as fronteiras do nosso país e, assim, vivenciarem novas experiências no mundo”, afirmou André Bello.

A reunião contou ainda com a presença de: Antonio Bacelar, diretor da Via Mundo – instituição privada parceira do Governo do Estado no encaminhamento de estudantes para intercâmbios educacionais; e de Hugo Veiga, assessor Especial para Assuntos Internacionais do Governo do Estado.

“Quem ganha é a sociedade como um todo, pois, os participantes dos programas de intercâmbio, principalmente os de escolas públicas como os do ‘Iema no Mundo’ sempre retornam com conhecimento aprimorado para o Maranhão”, concluiu o diretor da Via Mundo, Antonio Bacelar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário