Neste sábado (31 de agosto) e domingo (1° de setembro), o Governo do Estado promove o mutirão de exames de imagem no Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís (MA). Executado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), a ação é voltada para pacientes da Rede Estadual de Saúde, através do programa "Cirurgias - Aqui, a fila anda". Serão 400 exames de doppler e 200 de ecocardiograma. A iniciativa tem como objetivo reduzir a fila de espera e melhorar a assistência à saúde de pessoas com condições crônicas, como diabetes e doenças cardíacas.
O diretor do Hospital Dr. Carlos Macieira, Edilson Medeiros, destacou a importância do mutirão para os pacientes, especialmente os que necessitam de exames de doppler. "Hoje, sabemos que as maiores complicações em pessoas com diabetes são as complicações venosas e arteriais periféricas. A demanda crescente por esses exames motivou a realização do mutirão, para que os pacientes possam diminuir o tempo de espera, iniciar tratamentos precoces e reduzir complicações circulatórias sistêmicas. Hoje, estamos realizando 400 exames exclusivamente para esses pacientes. Além disso, mais de 200 exames de ecocardiograma estão sendo realizados para pacientes cardiológicos em investigação".
O cardiologista Dennis Cardoso Sousa explicou a relevância dos exames de ecocardiograma: "É um exame anatômico e funcional, que permite identificar o tamanho do coração, espessura de parede, aspecto das válvulas e grandes vasos. Esse exame é essencial para detectar doenças congênitas, adquiridas e complicações de condições como hipertensão".
A assessora técnica da Secretaria Adjunta de Atenção à Saúde da SES, Laise Lages, enfatizou a importância da iniciativa: "O mutirão visa reduzir a fila de pacientes que já passaram por consultas e precisam de exames de imagem, como ultrassonografia e doppler. A ideia é acelerar a realização desses exames para que os pacientes possam dar continuidade aos seus tratamentos, seja no acompanhamento ambulatorial ou, se necessário, em procedimentos cirúrgicos".
O Hospital Dr. Carlos Macieira é referência no atendimento multiprofissional de alta complexidade, oferecendo mais de 37 especialidades e contando com uma infraestrutura moderna e completa. A unidade, gerenciada pelo Instituto Acqua, é o primeiro hospital do Nordeste a receber a certificação de Acreditação Nível I da Organização Nacional de Acreditação (ONA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário