Para dar continuidade ao trabalho de organização nas vias de acesso aos mercados municipais de São Luís, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), realizou esta semana uma ação de disciplinamento dos ambulantes no entorno do mercado municipal do bairro Liberdade.
Ivaldo Rodrigues, titular da Semapa, reforçou a importância do trabalho de disciplinamento. "Devemos reorganizar os equipamentos públicos, como orienta o prefeito Edivaldo, trazendo para o interior dos mercados os trabalhadores ambulantes que hoje atuam em locais irregulares. Existem bancas desocupadas e espaço suficiente para todos trabalharem de forma organizada", destacou o secretário.
A operação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), por meio da Blitz Urbana; da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT); Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio da Vigilância Sanitária Municipal; Ministério Público Estadual; e Polícia Militar.
O mercado da Liberdade tem boa infraestrutura, espaço amplo e ventilado, boxes e bancas em perfeito estado, sendo que alguns desses espaços destinados aos feirantes estão vazios. Para o supervisor do mercado da Liberdade, Walasse Godinho, a ação de disciplinamento é pertinente.
"O comercio informal prejudica o trabalho dos permissionários no interior do mercado, que estão regularizados e pagam taxa de manutenção. Eles se sentem injustiçados, pois perdem clientes para os ambulantes da área externa, que ainda utilizam o equipamento sanitário e de coleta de lixo", afirma Walasse.
ORIENTAÇÃO
No fim de janeiro, foi realizada a ação de orientação no local e todos os ambulantes que estavam irregulares, ocupando de forma desorganizada o entorno do mercado da Liberdade, foram notificados. O prazo dado para regularização foi de 15 dias. Com o descumprimento da determinação, a Blitz Urbana, apreendeu em torno de 20 bancas e também mercadorias na ação, que poderão ser devolvidas aos proprietários após a assinatura de um termo de compromisso para não mais obstruir o espaço público.
Valber Pestana, coordenador de Demolição da Blitz Urbana, falou sobre a importância da operação para manutenção da ordem pública. "O mercado está aberto para todos, tem muitos espaços internos que não estão ocupados pelos feirantes. Essa operação é importante, pois traz a ordem para a cidade, beneficiando a população", destacou.
![]() |
Foto retirada da internet: Ivaldo Rodrigues, Secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento de São Luís |
Nenhum comentário:
Postar um comentário