quarta-feira, 10 de abril de 2024

Anulação de eleição antecipada da Mesa da Alema só prejudicaria PCdoB

 

Um parecer do procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco, na ação protocolada pela própria PGR no STF contra a antecipação da eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão, foi efusivamente comemorado pela oposição – bloco atualmente e informalmente composto basicamente por deputados do PCdoB.

Na manifestação, Gonet pede que o Supremo anule a reeleição antecipada da presidente da Casa, deputada Iracema Vale (PSB), e determine a realização de um novo pleito para o biênio 2025/2026 (baixe aqui a íntegra).

Caso isso ocorra, a aparente vitória dos comunistas, no entanto, será uma derrota, na prática.

No acordo que garantiu a antecipação da eleição da Mesa, o PCdoB garantiu a manutenção da 1ª vice-presidência da Casa – apenas substituindo o deputado Rodrigo Lago, que hoje ocupa o posto, pelo deputado Júlio Mendonça.

Na hipótese de os ministros do STF efetivamente julgarem procedente a ação e determinarem a realização de nova eleição, é muito pouco provável que a deputada Iracema não seja novamente escolhida para comandar a Mesa Diretora, ela segue não só com o prestígio em alta entre os colegas parlamentares, mas também com lideranças políticas do Maranhão. Além disso tem garantido o equilíbrio político na Casa Legislativa e o bom andamento dos trabalhos.

Já o PCdoB, corre o risco de acabar perdendo a única cadeira que tem, ou seja, na prática, a briga é totalmente descabida.


Com informações do Blog Gilberto Leda

Nenhum comentário:

Postar um comentário