sexta-feira, 1 de agosto de 2025

Defesa da democracia marca abertura de Encontro de Presidentes em São Luís

 

Palco de momentos marcantes da história do Maranhão, o Teatro Arthur Azevedo recebeu na noite desta quarta-feira (30/7), a solenidade de abertura do XVI Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), reunindo magistrados e magistradas de todo o Brasil para discutir os desafios e o futuro do Judiciário estadual até o próximo dia 2/8. Com a presença de autoridades do sistema de Justiça, Legislativo e Executivo, a abertura solene contou com homenagens, conferência magna com o ministro Flávio Dino e leitura da Carta de São Luís do Fórum Nacional do Poder Judiciário para o Combate ao Trabalho Escravo e ao Tráfico de Pessoas.

Ao dar as boas-vindas, o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Froz Sobrinho, destacou o papel do Poder Judiciário e a riqueza cultural do Maranhão, sua história rica em tradições culturais e belezas naturais, fruto da miscigenação de indígenas, europeus e africanos, ressaltando a honra e a responsabilidade de receber, pela primeira vez, os/as presidentes dos Tribunais de Justiça de todo o Brasil, juízes/as auxiliares e servidores/as, enfatizando a importância do teatro Arthur Azevedo na história cultural do país, o segundo teatro mais antigo do Brasil. 

Em sua fala, o presidente enalteceu o Maranhão como um estado de “gente cativante”, com uma rica produção literária, musical e artística que floresce no estado, destacando o poeta Gonçalves Dias e o dramaturgo Arthur Azevedo. 

Agradeço a confiança e o carinho de todos que apoiam este evento, magistrados/as e servidores/as do Tribunal, e o apoio dos tribunais superiores e do CNJ, que têm nos orientado e compartilhado a responsabilidade de conduzirmos juntos os rumos da Justiça brasileira”, enfatizou.

O presidente do Conselho e do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador Francisco Oliveira Neto, destacou a parceria institucional dos tribunais de Justiça e citou nota do Conselho em apoio às instituições democráticas brasileiras, na qual manifestou a preocupação com a revogação dos vistos de autoridades do STF, e do Procurador Geral da República. 

“Em qualquer das áreas de atuação, o ataque a um ministro do STF, ao ministro dos tribunais superiores, a um ministro dos tribunais de apelação, a um juiz das grandes comarcas, ou a um juiz da comarca mais longínqua, é um ataque ao Poder Judiciário e é um ataque à democracia.”, pontuou.

A defesa da democracia brasileira também foi destacada pelo ministro do STF Flávio Dino, que proferiu conferência magna da abertura do encontro; e pelo ex-presidente da República José Sarney, um dos homenageados na solenidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário