quarta-feira, 1 de novembro de 2023

Formatura da 14ª turma do Curso de Operações Aerotáticas é realizada em São Luís

 


Em uma cerimônia repleta de simbolismo, 19 agentes de segurança celebraram a conclusão do 14º Curso de Operações Aerotáticas (COA), descrito por eles como uma jornada desafiadora. O evento reuniu familiares, amigos e autoridades na base do Centro Tático Aéreo (CTA), em São Luís, onde foram prestadas homenagens aos profissionais pelas árduas atividades executadas até que chegassem à noite dessa terça-feira (31), quando foram certificados e finalmente receberam o título de “falcões”.

O secretário de Segurança Pública, Maurício Martins, participou da solenidade e parabenizou todos os formandos. Ele ressaltou que a iniciativa faz parte da política de valorização das forças policias do estado, que têm recebido investimentos contínuos para que o trabalho seja desempenhado com rigor e máxima qualidade. Na oportunidade, também entregou quatro novas viaturas para auxiliar no trabalho do CTA.

“Esse curso demonstra a valorização que o governador Carlos Brandão tem mostrado com a segurança pública, investindo e capacitando os nossos profissionais para que atuem com mais qualidade, com mais preparo em defesa da vida”, ressaltou o secretário, que recebeu, das mãos do comandante do CTA, o tenente-coronel Magno Lima, medalha e certificado de Falcão Honorário pelo trabalho à frente do Sistema de Segurança Pública.

A formatura da 14ª turma do COA acontece após quase três meses de treinamento intenso. Durante o período, os agentes passaram por etapas de adaptação e vida na selva, receberam instruções de patrulha rural e sobre técnicas de sobrevivência em ambientes de Caatinga, em Bom Jesus (PI), participaram de operação real de erradicação de plantios de maconha na região de Maracaçumé (MA) e de palestras sobre atuação diante de assalto à instituições financeiras.

Os 19 agentes participaram, ainda, de exercícios de operações simuladas de salvamento helitransportado no Polo Turístico da Chapada das Mesas, no Sul do Maranhão, e de instruções de grande complexidade como: tiro embarcado de helicóptero, tiro tático policial, explosivos, tiro de precisão, atendimento pré-hospitalar de combate, dentre muitos outros exercícios essenciais para a formação.

“Os agentes que estão formando vão compor o nosso quadro e atender uma demanda que vai se expandir com a inauguração da nossa nova base, em Balsas. Todos eles passaram por etapas desafiadoras e estão aptos para integrar as nossas operações, que têm sido de grande importância, seja no combate à criminalidade, seja no resgate e salvamento de pessoas”, destaca o comandante do CTA, tenente-coronel Magno Lima.

Momento de conquista

Os agentes de segurança que participaram da 14ª edição do Curso de Operações Aerotáticas descrevem a experiência como uma jornada que exigiu resiliência e coragem. Os treinamentos rigorosos e desafios constantes que enfrentaram testaram suas habilidades e os prepararam para as demandas críticas para as quais os operadores aerotáticos têm de estar prontos. 


Sobre o COA

O Curso de Operações Aerotáticas é o mais importante no processo de ingresso de novos agentes ao CTA. Ele possibilita experiências reais e simuladas das demandas de rotina. Nesta 14a edição, com duração entre julho e outubro, foram investidos cerca de R$ 700 mil para que os alunos pudessem ter as aulas necessárias para sua formação enquanto operadores aerotáticos. Parcerias também foram firmadas para que muitos dos treinamentos fossem executadas.

“Iniciamos o curso com 45 alunos, dos 101 que se inscreveram, e terminamos com 19.   Este é um curso bastante intenso, de aulas que exigem muito dos agentes. Todos os que foram aprovados a cada fase e chegaram até aqui, estão preparados para atuar nas operações que são desempenhadas pelo Centro Tático Aéreo, em qualquer circunstância que se apresente em nossa rotina e exija uma  resposta de nossa parte”, destacou o coordenador do 14º COA, Major Onildo Sampaio.

Dos 19 agentes que concluíram o curso e foram certificados na cerimônia de formatura,  13 são policiais militares, quatro são bombeiros, um é policial rodoviário federal e o outro, policial civil do Amazonas.

Centro Tático Aéreo

O Centro Tático Aéreo (CTA) é uma unidade aeropolicial integrante do sistema de segurança pública do Maranhão, sendo composta por policiais militares, civis e bombeiros militares.

A unidade existe desde 1996 e atua de forma integrada com as demais forças de segurança no policiamento preventivo e ostensivo, apoio na condução das equipes de investigadores e peritos, ações de combate a incêndios florestais, resgates em áreas de difícil acesso, transporte aeromédico entre outras missões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário