quarta-feira, 1 de novembro de 2023

Governo traça estratégias para reforçar vacinação no estado; imunização contra covid-19 será incluída no calendário nacional em 2024

 


Para garantir a ampla proteção de crianças, idosos e outros grupos com maior risco de desenvolver formas graves da covid-19, o Governo Federal anunciou que a vacina contra a infecção causada pelo coronavírus passará a fazer parte do calendário nacional de vacinação a partir de 2024. No Maranhão, o governo do estado já se prepara para sensibilizar a população e os municípios para garantir as metas de imunização e realizará oficinas de formação para os facilitadores estaduais.

O anúncio de que a imunização contra a covid-19 será incluída no calendário nacional de vacinação a partir de 2024 foi feito pelo Ministério da Saúde, na última terça-feira, 31 de outubro. Devem ser priorizadas as crianças de 6 meses a menores de 5 anos e os grupos com maior risco de desenvolver as formas graves da doença: idosos, imunocomprometidos, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, indígenas, ribeirinhos e quilombolas.

Pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores, pessoas com deficiência permanente, pessoas privadas de liberdade maiores de 18 anos, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas, funcionários do sistema de privação de liberdade e pessoas em situação de rua também devem ser imunizadas contra a covid-19.

Oficinas de formação

Para garantir o cumprimento da determinação do Ministério da Saúde e que as metas de imunização contra a doença sejam alcançadas no estado, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), já se prepara para realizar oficinas de formação para facilitadores estaduais para o microplanejamento das atividades de vacinação de alta qualidade em 18 regiões de saúde do interior do estado e na região metropolitana de São Luís.

Importância da vacinação

Enquanto não é lançada a campanha nacional de vacinação contra covid-19 dentro do calendário anual de imunização do Ministério da Saúde, já tem maranhense atento para não deixar a carteira de vacinação desatualizada.

Vale destacar que a responsabilidade de aplicação das vacinas é dos municípios, cabendo ao governo estadual sensibilizar as prefeituras para a importância do cumprimento do calendário nacional de imunização e o cumprimento das metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

Vacina contra covid-19

A vacina é a principal medida de combate ao coronavírus e às formas graves da covid-19. Hoje, o imunizante está disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) para toda a população acima de 6 meses de idade. Maiores de 18 anos, que já tomaram ao menos duas doses da vacina, devem receber uma dose de reforço da vacina bivalente.

Pessoas que ainda não completaram o ciclo vacinal ou estão com alguma dose de reforço em atraso podem atualizar a caderneta nas unidades de saúde. A vacinação contra a covid-19 para crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade é constituída por três doses, com intervalo de 8 semanas entre a 1ª e a 2ª dose, e intervalo de 4 meses entre a 2ª e a 3ª dose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário