sexta-feira, 10 de novembro de 2023

Primeiro Simpósio de Saúde no Trânsito marca debate sobre o impacto dos sinistros de trânsito no SUS

 

O I Simpósio de Saúde no Trânsito apontou prioridades e propostas para o fortalecimento das políticas públicas para o setor. O evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Gestores, especialistas e representantes de diferentes segmentos da área estiveram presentes no simpósio, na última segunda-feira (6), no auditório do Palácio Henrique de La Roque, em São Luís (MA). 

O encontrou possibilitou debates de blocos temáticos com exposição de dados sobre os sinistros de trânsito; Importância da conscientização e prevenção no trânsito; Programa Saúde na Escola: por um trânsito mais seguro; Programa Cuidar de Todos; O trânsito nas rodovias federais no Maranhão; Noções de suporte básico de vida: como reconhecer e tratar a parada cardiorrespiratória e obstrução de via área por corpo estranho, além do Workshop prático sobre primeiros socorros em acidentes de trânsito. 

Para o superintendente da Política de Atenção à Saúde do Trânsito da SES, Phill Camarão, é necessário ampliar o debate e reforçou as ações de fortalecimento no estado. “Nosso objetivo é sensibilizar as pessoas, mais uma vez, de que o veículo não pode ser transformado em arma, e que pessoas inocentes sofram as consequências sobre as imprudências e imperícia de condutores. Além disso, reforçamos a importância de as instituições trabalharem de forma conjunta”, disse. 

O fundador e presidente da Fundação SOS Vida pela Paz no Trânsito, Lourival Sousa, elogiou a iniciativa da SES na realização do Simpósio e defendeu medidas que reverberem na saúde no trânsito. “É uma epidemia, algo que se alastra, e é preciso que seja discutido. Além da dor e sofrimento, é um problema grave de saúde pública e econômico, que precisa chamar atenção da sociedade e das autoridades”. 

Também participaram do Simpósio de Saúde no Trânsito, a superintende de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Dalila Santos, a coordenadora do Programa Cuidar de Todos da SES, Rafella Dualibe, além da representante da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Gardênia dos Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário