terça-feira, 8 de novembro de 2016

Sancionada lei sobre Biênio da Matemática; deputados do PTB foram autores do projeto

A proposta foi uma iniciativa dos deputados Alex Canziani, Pedro Fernandes e Wilson Filho.


Foi sancionada e publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (8) a Lei 13.358/16, que institui, no período de 2017 a 2018, o Biênio da Matemática Gomes de Sousa. O título do biênio remete ao político e matemático maranhense Joaquim Gomes de Sousa (1829-64), pioneiro no estudo da matemática no Brasil.

A proposta foi uma iniciativa dos deputados Alex Canziani (PTB-PR), Pedro Fernandes (PTB-MA) e Wilson Filho (PTB-PB) para dar destaque à Olimpíada Internacional de Matemática de 2017 e ao Congresso Internacional de Matemáticos de 2018. Dois dos maiores eventos da matemática no mundo, ambos acontecerão no Brasil.

“Nobel”

O presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, deputado Alex Canziani, ressaltou a importância da realização dos eventos no País.

“É a primeira vez, em 110 anos, que o Congresso Internacional de Matemáticos acontece no hemisfério sul. O Brasil, que sempre colecionou maus resultados no desempenho dos seus estudantes, hoje celebra a conquista de um 'Nobel' da matemática”, lembrou.

Ele se referia ao pesquisador do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) Artur Ávila, que, em 2014, recebeu a Medalha Fields, popularmente conhecida como o “Nobel” da matemática. Ávila é o primeiro ganhador do prêmio na América Latina.

Estímulo

Canziani, que é presidente da Frente da Educação, explicou ainda que a Olimpíada da Matemática envolve estudantes do ensino médio do mundo todo. “É um estímulo para o desenvolvimento da educação matemática em cada país”, disse.

Já o congresso internacional tratará de diversos campos específicos, além de evidenciar iniciativas ligadas ao ensino de matemática no país-sede. Canziani disse esperar que o biênio ajude a promover a cultura da matemática e a difundir do valor da educação matemática no País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário