Pacientes, gestores e profissionais de saúde da Maternidade Benedito Leite comemoraram, nesta sexta-feira (6), cinco anos da unidade. A solenidade contou com a participação do secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, e incluiu café da manhã, apresentações de banda e benção. Mais de 25 mil partos foram feitos na maternidade em cinco anos.
“Aumentamos nossa capacidade instalada e, hoje, temos muito retorno das pessoas elogiando o trabalho feito na Maternidade Benedito Leite, dizendo que não acreditam que aqui seja SUS. Comemoramos o aniversário, mas eu gostaria mesmo é de dizer obrigado a todos os profissionais pela dedicação e empenho”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.
As comemorações tiveram início com a apresentação do Coral Canto de Luz, da Universidade da Terceira Idade (Uniti), que entoou músicas natalinas. Em seguida ao parabéns, houve a apresentação do violinista Manoel Mota, professor da Escola de Música Lilah Lisboa. A Banda da Polícia Militar fechou as atrações culturais. A benção foi dada pela pastora Tatiane Karine Reis de Araújo, que cuja filha deu a luz na maternidade em setembro.
Diretor da unidade, o médico Manoel Pimentel destacou que a maternidade tem grande importância para a Região Metropolitana e chega a receber pacientes de outros municípios maranhenses. “Dobramos a quantidade de partos desde que inauguramos. Oferecemos mais do que quantidade, oferecemos qualidade. Temos um trabalho de humanização no atendimento das pacientes”, ressaltou.
Atendimentos
O hospital tem 58 leitos de enfermaria, oito leitos pré-parto, centro cirúrgico com duas salas, quatro leitos pós-anestésico, um Centro Sentinela de Planejamento Reprodutivo, sala de vacinação e cartório de registro civil. No local, os bebês passam por testes de triagem neonatal, que são os testes do Olhinho, Pezinho, Coração e Orelhinha.
Nestes cinco anos, 824.982 atendimentos e procedimentos foram realizados, dos quais 25.512 partos, 158.575 consultas médicas e 8.566 atendimentos no Centro Sentinela, de acordo com os dados fornecidos pelo Instituto Acqua, que gerencia a unidade.
Atualmente, a unidade recebe obras de expansão para a entrega de 10 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal.
Um dos pontos mais relevantes do atendimento da Maternidade Benedito Leite é a humanização, que começa antes mesmo do parto, com a realização de rodas de conversas com pais. A ação esclarece e orienta sobre temas relacionados à gestação, como parto, alimentação e amamentação.
As grávidas também são estimuladas a conhecer a unidade antes do parto, criando um vínculo de confiança entre os profissionais e os pais.
Dados da Maternidade Benedito Leite em cinco anos
824.982 atendimentos e procedimentos realizados
25.512 partos (normal e cesárea)
158.575 consultas médicas
8.566 atendimentos no Centro Sentinela
27.521 internações
112.044 consultas com equipe multiprofissional
Nenhum comentário:
Postar um comentário