Mais de 859 mil equipamentos, insumos e kits de saúde bucal do Programa Cuidar de Todos, do Governo do Estado, já foram distribuídos para fortalecer a atenção primária à saúde nos 217 municípios do Maranhão. São balanças plataforma com estadiômetro adulto, oxímetro de dedo, nebulizador, antropômetro vertical portátil, entre outros. A medida é mais uma ação executada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) para ampliar as ações de saúde, buscando os melhores indicadores de saúde e fornecendo equipamentos para estruturação das equipes da atenção primária.
“Esse programa é uma das prioridades do governador Carlos Brandão para a saúde do estado, além de fortalecer o pacto de cooperação técnica entre governo e municípios. Para isso o nosso compromisso é ampliar e melhorar a atenção primária em todo o estado beneficiando toda a população”, enfatizou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
O programa Cuidar de Todos prioriza no eixo Atenção Primária a ampliação das ações de saúde, intensificando a melhoria do cuidado prestado às crianças menores de 1 ano, gestantes, pessoas com hipertensão artéria sistêmica (HAS), pessoas com diabetes mellitus (DM) e motociclistas.
A doação dos equipamentos, insumos e kits de saúde bucal começou em dezembro de 2023 e teve esta etapa finalizada, nesta terça-feira (2), com a entrega para cinco municípios da Região Metropolitana de São Luís, com a presença do governador Carlos Brandão. Na ocasião, foram entregues 73.447 itens do Cuidar de Todos – Atenção Primária. Do total de itens, 43.776 serão destinados para São Luís, 15.274 para São José de Ribamar, 7.274 para Paço do Lumiar, 3.174 para Raposa e 3.949 para Alcântara.
No Maranhão, a SES entregou 859.766 equipamentos, insumos e kits de saúde bucal para 2.195 Unidades Básicas de Saúde (UBS), beneficiando 2.540 equipes de Saúde da Família no estado, objetivando a melhoria dos resultados no enfrentamento das causas primária do adoecimento e óbito da população.
Ao todo, a gestão estadual já entregou aos municípios 2.195 balanças com estadiômetro adulto; 2.195 réguas antropométricas; 2.195 termômetros clínicos digitais; 1.227 antropômetros verticais portáteis; 2.195 glicosímetros; 731 nebulizadores; 1.458 focos de luz; 2.540 detectores dopller de sonar fetal; 1.612 aparelhos de PA completo (adulto); 2.540 escalas de Snellen; 1.700 oxímetros de dedo; 928 trenas antropométricas. Além disso, 109.750 tiras de testes para glicosímetro; 219.500 lancetas para glicosímetro e 509.000 kits de saúde bucal.
Indicadores
O Programa Cuidar de Todos da Atenção Primária visa uma linha de cuidado do hipertenso e diabético no estado do Maranhão. São monitorados indicadores de impacto de esforços na área da saúde. Os indicadores de impacto são: taxa de mortalidade infantil, taxa de mortalidade materna, taxa de mortalidade por acidente vascular cerebral (AVC), taxa de mortalidade por infarto agudo do miocárdio, e taxa de mortalidade por acidente automobilístico com motocicleta.
Já os indicadores de esforços irão medir a taxa de vacinação em crianças menores de um ano; quantidade de consultas de pré-natal das gestantes; quantidade de consultas e de internações de pessoas com diabetes mellitus e hipertensão existentes no município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário