terça-feira, 2 de abril de 2024

Governo dá início à Semana Estadual de Combate à Dengue e reforça alerta para manutenção de cuidados para eliminar o Aedes

 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) deu início, nesta segunda-feira (1º), às ações da Semana Estadual de Combate à Dengue com visita de técnicos na Vila Conceição, no bairro Coroadinho, em São Luís. Na ocasião, o reforço das orientações sobre a manutenção de cuidados diários para eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses dengue, zika e chikungunya. 

Além da ação desta segunda-feira, as equipes técnicas da SES também percorrerão, nesta terça-feira (2), os arredores do Parque Timbiras; o bairro Liberdade/Floresta, na quarta-feira (3); a Vila Gorete, bairro da Camboa, na quinta-feira (4); e a Vila Itamar, na sexta-feira (5). Em todas as localidades, a abordagem chamará atenção para a limpeza interna e externa dos espaços, descarte correto do lixo e a observação de objetos que acumulam água. Além do combate ao mosquito, é importante estar alerta ao aparecimento de sintomas de dengue, zika e chikungunya

A expectativa é fomentar novos hábitos na sociedade para que as medidas compartilhadas sejam adotadas de forma permanente durante todo o ano a partir de ações preventivas. 

De acordo com dados da SES, no período de 1⁰ de janeiro a 31 de março de 2024, foram registrados 5.530 casos prováveis de dengue em todo o Maranhão, destes, 2.100 confirmados. Foram confirmados 4 óbitos de dengue, registrados nos municípios de São Luís, São João dos Patos, Brejo e Lago Verde. 

As ações da Semana Estadual de Combate à Dengue também contam com o apoio da Defesa Civil Estadual e do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBM-MA), com atividades nas escolas, além de soldados do 24º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário