quarta-feira, 10 de abril de 2024

São José de Ribamar puxou investigação a municípios maranhenses envolvendo fraude em verbas da Educação


Durante inspeções do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA), foram encontrados indícios de superfaturamento na área educacional de diversas cidades do interior do estado.

As prefeituras estão sob suspeita de fornecerem informações falsas sobre o número de alunos matriculados no ensino em tempo integral e na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Um exemplo foi o município de São José de Ribamar, na Região Metropolitana de São Luís, que declarou ter mais de 21 mil alunos em escolas integrais, resultando em um repasse de cerca de R$ 32,5 milhões. O sistema registrou alunos que já faleceram, evidenciando possíveis irregularidades.

Outro foco da fiscalização foi a prefeitura de Turiaçu. A cidade alegou ter mais de 7.500 estudantes em 63 escolas de tempo integral, porém, não há nenhuma instituição com esse formato de ensino no local.

O repasse financeiro, baseado nessas informações, totalizou quase R$ 12 milhões. As declarações dos municípios influenciam na liberação de verbas pelo Ministério da Educação, que são destinadas para ampliar a jornada escolar e garantir o desenvolvimento dos alunos, principalmente em comunidades de maior vulnerabilidade social.

Equipes do TCE-MA já visitaram 115 municípios.

Diante dessas descobertas, as contas das prefeituras investigadas passarão por auditoria e podem ser submetidas a julgamento. As consequências para os gestores podem incluir reprovação das contas, multas, obrigação de ressarcimento aos cofres públicos e inelegibilidade.

Mais recentemente, outros 20 municípios maranhenses foram citados por suposta fraude no repasse de informações para obtenção de verba para Educação. Veja a lista:

- Matões do Norte 

- Milagres do Maranhão 

- Pastos Bons

- Água Doce do Maranhão

- Aldeias Altas

- Centro do Guilherme

- Carolina

- Santana do Maranhão

- Afonso Cunha

- Amapá do Maranhão

- Magalhães de Almeida

- Araguanã

- Cândido Mendes

- São Francisco do Maranhão

- Lajeado Novo

- Paulo Ramos

- Pedro do Rosário

- Coelho Neto

- Brejo 

- Turilândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário