sexta-feira, 5 de abril de 2024

Secretário de Segurança Pública, Maurício Martins fala sobre avanços da gestão em entrevista a emissora de TV


Em entrevista a emissora de televisão de São Luís, o secretário da Segurança Pública do Maranhão, Maurício Ribeiro Martins, destacou os avanços alcançados pela pasta no último ano e os investimentos que o Governo do Estado tem realizado para garantir cada vez mais segurança à população. Durante a conversa, também foram abordados temas como combate à criminalidade, efetivo de policiais e concursos.

Questionado sobre a realidade do estado em termos de segurança, o titular da SSP-MA pontuou: “Com toda certeza, o Maranhão hoje é um estado mais seguro. O Maranhão se destaca hoje no Brasil como um estado que reduziu os índices de criminalidade, e esse fato é perceptível; é muito clara essa evolução do estado do Maranhão no combate à criminalidade”.

Para exemplificar os resultados que o Sistema de Segurança Pública tem colhido, o secretário Maurício Martins apontou os crimes cujos índices tiveram as maiores reduções durante o ano de 2023, em relação ao ano de 2022, conforme levantamento do Ministério da Justiça.

“Reduzimos o feminicídio em 32%, enquanto no restante dos estados aumentou em 1,5%. Reduzimos latrocínio em 40%. Reduzimos assaltos a bancos. Reduzimos roubos a coletivo. Reduzimos roubos a postos de combustíveis. Reduzimos furto e roubo de veículos. Reduzimos todos os outros crimes”, informou o titular da SSP-MA.

“Aumentamos a apreensão de maconha e de cocaína. Aumentamos a apreensão de armas de fogo. Aumentamos o número de mandados de prisão cumpridos. Enfim, uma série de ações da segurança pública que colocam o Maranhão, hoje, como um estado destaque por diminuir os índices de criminalidade”, acrescentou.

Efetivo policial e concursos

Durante a entrevista, o secretário da SSP-MA também foi questionado sobre o efetivo policial, se além de novos policiais militares, o estado também pretende reforçar o seu quadro de policiais civis e bombeiros militares. 

“O governador Carlos Brandão tem feito investimentos maciços na segurança pública. Assim que ele assumiu, anunciou logo a reforma de 77 delegacias, sendo esse o maior projeto de recuperação de delegacias de todos os tempos. Também chamou os remanescentes do concurso da Polícia Civil: delegados, escrivães e investigadores. Encaminhou passa a Assembleia, e foi aprovada a quebra da cláusula de barreiras, significando o aumento de mais 50 delegados de polícia, 20 investigadores e 10 peritos”, elencou.

“Também anunciou concurso público para a Polícia Civil, que vai ser feito em breve. Também chamou 600 policiais militares para reforçar o nosso sistema de segurança pública. Então, o governador está atento às necessidades do sistema de segurança pública e tem investido muito para que cada vez mais nós atinjamos bons índices de redução de criminalidade”, continuou.

Sobre previsão e vagas para os dois concursos, para a Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, Maurício Martins disse que está em fase de estudo, mas que todas as tratativas já foram autorizados pelo governador Carlos Brandão para o que os certames sejam realizados o mais brevemente possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário