O Sábado de Aleluia (30) foi marcado por um ato de amor ao próximo no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), no bairro Jordoa. Para reforçar o estoque de bolsas de sangue, que estão em níveis baixos, a população foi mobilizada para doar sangue durante o feriado.
“Nesse período de feriado prolongado acaba reduzindo o número de doadores. Então, antecipando esse momento, fazemos o pedido para que as pessoas possam vir e doar para que os estoques não caiam tanto. Temos percebido da população esse ponto positivo, de apoiar, vindo hoje, que é Sábado de Aleluia”, destacou a coordenadora de Captação de Doadores do Hemomar, Misleny Silva.
O que é preciso para doar sangue
Para doar, o interessado deve estar bem de saúde, apresentar documento oficial com foto, ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50kg, dormir bem nas 24 horas anteriores à doação, não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação, e não ter sido exposto a situação de possível contaminação por doenças transmissíveis pelo sangue.
Além de fornecer sangue e hemocomponentes a todas as unidades públicas de saúde e parte da rede privada no Maranhão, o Hemomar também é responsável pelo acompanhamento ambulatorial de pacientes acometidos por doenças e síndromes hematológicas. A unidade integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) sendo gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).
O Hemomar funciona de segunda a sexta-feira das 7h30 às 18h e aos sábados das 7h30 ao meio-dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário