quinta-feira, 31 de julho de 2025

Operação da Força Estadual e Polícia Civil na Baixada Maranhense visa cumprir 22 mandados de prisão por homicídio e tráfico

 

Uma operação conjunta entre a Força Estadual Integrada de Segurança Pública (Feisp) e a Polícia Civil do Maranhão foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (31), na Baixada Maranhense, com o objetivo de cumprir 22 mandados de prisão. Até o momento, cinco alvos foram capturados — dois em Penalva, um em Viana, um em Arari e outro em São João Batista.

Além das prisões, os policiais também realizaram apreensões relevantes. Em um dos endereços foram encontradas armas de fogo, celulares, balanças de precisão, porções de entorpecentes, relógios, joias, câmeras de videomonitoramento e dinheiro.

Para cumprir os mandados restantes, os policiais envolvidos na operação seguirão em diligência ao longo do dia. “Há mandados recentes e também mais antigos. O objetivo é responsabilizar todos os que possuem mandados contra si”, destacou o delegado Thiago Sekeff, da Feisp, que conduz a operação.

A ação conta com cerca de 40 policiais. As equipes da Feisp saíram ainda na noite de quarta-feira (30) de São Luís com destino à Baixada. Pela Polícia Civil, participam equipes das Delegacias Regionais de Viana, Cururupu e Pinheiro. O Centro de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública também prestou apoio.

Os alvos da operação são investigados por diversos crimes, como homicídios, violência sexual, violência doméstica e familiar, tráfico de entorpecentes, entre outros. Alguns dos suspeitos, inclusive, são considerados foragidos, com mandado de recaptura expedido. 

A operação integra as ações da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão no combate à criminalidade na Baixada Maranhense. O reforço policial na região foi intensificado desde o ano passado e tem resultado em diversas prisões de investigados, além da apreensão de armas e drogas.

Morre Mário Macieira, ex-presidente da OAB Maranhão

 

Faleceu nesta quinta-feira (31), em São Luís, aos 54 anos, o advogado e ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB-MA), Mário Macieira. Ele estava internado em estado grave no UDI Hospital, em decorrência de complicações hepáticas.

Desde 2024, Macieira enfrentava uma condição de saúde delicada. Diagnosticado em julho do ano passado com esteatose hepática metabólica, o quadro evoluiu rapidamente para uma síndrome hepatorrenal, exigindo cuidados intensivos. Chegou a ser transferido, em UTI aérea, para o Rio de Janeiro, onde passou por tratamento intensivo e foi submetido a um transplante de fígado bem-sucedido.

No fim de junho deste ano, voltou a ser internado devido a uma infecção. Seu estado de saúde se agravou nos últimos dias.

Advogado, professor universitário e referência na advocacia maranhense, Mário Macieira foi reconhecido por sua atuação ética, combativa e comprometida com a justiça social.

Nascido em São Luís, em 18 de setembro de 1970, era filho de Roberto Macieira, ex-prefeito da capital, e da ex-vereadora Simone Macieira — ambos já falecidos. Desde jovem, demonstrou liderança e engajamento social, atuando como líder estudantil no Colégio Marista Maranhense e, mais tarde, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), onde se formou em Direito em 1993.

No ano seguinte à graduação, iniciou sua carreira como professor universitário, lecionando disciplinas como Introdução ao Estudo do Direito e Filosofia do Direito. Ao longo de décadas, contribuiu para a formação de diversas gerações de profissionais do Direito, sendo admirado por alunos e colegas.

Era também mestre em Direito Público pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde ingressou em primeiro lugar no processo seletivo.

Foi eleito presidente da OAB Maranhão em 2009, para o triênio 2010–2012, sendo reeleito com ampla votação para o mandato seguinte, de 2013 a 2015. Após deixar o cargo, seguiu atuando com dedicação tanto no escritório quanto na vida acadêmica.

Polícia fecha fábrica clandestina de armas de fogo em Davinópolis

 

Uma fábrica clandestina de armas de fogo foi fechada pela Polícia Militar do Maranhão (PMMA), nesta quinta-feira (31), no município de Davinópolis, a 644 km de São Luís.

O local foi descoberto pela PM após abordar um homem de posse de uma arma de cano longo. Ao avistar os policiais, o suspeito fugiu e se escondeu em uma casa, onde os PMs localizaram sete armas prontas e diversos utensílios, como canos e maquinário industrial, utilizados para a fabricação ilegal de armamentos.

Todo o material apreendido foi apresentado à Polícia Civil, que dará prosseguimento às investigações para identificar os responsáveis pela produção das armas.

Governo Federal apresenta plano contra o tarifaço; presidente Lula divulga Nota


Com a decisão do tarifaço imposto pelo presidente dos Estado Unidos, Donald Trump, o Governo Federal divulgou nesta quinta-feira (31) que um plano de contingência será elaborado pela equipe econômica.

Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a medida contra o tarifaço deve ser divulgado e publicado nos próximos dias. As ações devem ser voltadas para a indústria e aos empregos no país.

Na noite de quarta-feira (30), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva emitiu nota oficial do Governo.

Leia a nota:

“O Brasil é um país soberano e democrático, que respeita os direitos humanos e a independência entre os Poderes. Um país que defende o multilateralismo e a convivência harmoniosa entre as Nações, o que tem garantido a força da nossa economia e a autonomia da nossa política externa.

É inaceitável a interferência do governo norte-americano na Justiça brasileira.  

O governo brasileiro se solidariza com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, alvo de sanções motivadas pela ação de políticos brasileiros que traem nossa pátria e nosso povo em defesa dos próprios interesses.

Um dos fundamentos da democracia e do respeito aos direitos humanos no Brasil é a independência do Poder Judiciário e qualquer tentativa de enfraquecê-lo constitui ameaça ao próprio regime democrático. Justiça não se negocia.

No Brasil, a lei é para todos os cidadãos e todas as empresas. Qualquer atividade que afete a vida da população e da democracia brasileira está sujeita a normas. Não é diferente para as plataformas digitais.

A sociedade brasileira rejeita conteúdos de ódio, racismo, pornografia infantil, golpes, fraudes, discursos contra os direitos humanos e a democracia.

O governo brasileiro considera injustificável o uso de argumentos políticos para validar as medidas comerciais anunciadas pelo governo norte-americano contra as exportações brasileiras. O Brasil tem acumulado nas últimas décadas um significativo déficit comercial em bens e serviços com os Estados Unidos. A motivação política das medidas contra o Brasil atenta contra a soberania nacional e a própria relação histórica entre os dois países.

O Brasil segue disposto a negociar aspectos comerciais da relação com os Estados Unidos, mas não abrirá mão dos instrumentos de defesa do país previstos em sua legislação. Nossa economia está cada vez mais integrada aos principais mercados e parceiros internacionais.

Já iniciamos a avaliação dos impactos das medidas e a elaboração das ações para apoiar e proteger os trabalhadores, as empresas e as famílias brasileiras.”

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA

Presidente da República

Lula supera desaprovação e retoma liderança em cenários eleitorais para 2026, aponta pesquisa


Pela primeira vez em 2025, a aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) superou a desaprovação, segundo levantamento da AtlasIntel/Bloomberg divulgado nesta quinta-feira (31). Os dados mostram que 50,2% dos brasileiros aprovam o governo, contra 49,7% que o rejeitam, um cenário que não se repetia desde outubro de 2024. A pesquisa ouviu 7.334 pessoas entre 25 e 28 de julho, com margem de erro de 1 ponto percentual.

O Nordeste segue como a região mais favorável a Lula, com 66,1% de aprovação, 16 pontos acima da média nacional. Já o Norte registra o maior índice de reprovação (70,3%), seguido por Centro-Oeste e Sul. No Sudeste, governado majoritariamente por oposicionistas, o presidente teve leve vantagem: 50,9% de avaliação positiva contra 48,9% de negativa.

Em projeções para 2026, Lula lidera todos os cenários de primeiro e segundo turnos. Contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o petista tem 48,5% das intenções de voto, 15,5 pontos à frente. Em um possível embate com Michele Bolsonaro, a vantagem sobe para 18,8 pontos (48,5% contra 29,7%).

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, aparece tecnicamente empatado com Tarcísio em um cenário sem Lula, com apenas 0,4 ponto de diferença. No segundo turno, o presidente mantém vantagem sobre Jair Bolsonaro (3,8 pontos), Tarcísio (3,8) e Michele (4,7).

A imagem positiva de Lula (51%) superou a negativa (48%) em julho, com alta de 4 pontos em um mês. Enquanto isso, a avaliação de Bolsonaro piorou: a rejeição subiu 2 pontos, e a aprovação caiu na mesma proporção. Haddad registrou crescimento de 3 pontos em sua avaliação positiva, enquanto Tarcísio manteve-se estável.

Governo garante atendimento célere em casos de infarto agudo no por meio do programa Salva Coração

 

Criado pelo governador Carlos Brandão no início deste ano, o programa Salva Coração já garantiu com celeridade o atendimento de cerca de 40 casos de infarto agudo do miocárdio (IAM). A estratégia é executada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e tem como objetivo reduzir o risco de morte e as sequelas decorrentes da emergência médica.

“Todo mundo conhece alguém que já sofreu um infarto. E foi para salvar vidas que o Governo do Maranhão criou o programa Salva Coração. O primeiro paciente atendido pelo programa representa um exemplo de superação graças à agilidade das equipes e ao cuidado oferecido nas unidades de saúde. É um compromisso real com a vida dos maranhenses. Seguimos trabalhando para que mais histórias tenham um final feliz”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

O programa Salva Coração visa ampliar a resposta da Rede Estadual de Saúde no diagnóstico e tratamento do infarto agudo do miocárdio (IAM), melhorando o uso dos leitos e o fluxo de atendimento nos hospitais. Em 2024, o Maranhão registrou 2.703 mortes por IAM, com uma taxa de mortalidade de 38,24 por 100 mil habitantes.

O infarto agudo do miocárdio ocorre quando uma artéria coronária é obstruída, impedindo a passagem de sangue e oxigênio para o músculo cardíaco, o que provoca a morte das células. Os principais sintomas são dor ou pressão no peito com irradiação para braços, costas, pescoço ou mandíbula, além de falta de ar, suor frio, náuseas, vômitos, fraqueza e tontura. Em mulheres, idosos e pessoas com diabetes, os sinais podem incluir dor no estômago ou cansaço extremo.

Foi o caso do servidor municipal Cláudio Alcebíades dos Santos Alves, 51 anos, o primeiro paciente atendido pelo programa. Tudo começou quando após da academia como de costume, na volta pra casa ao subir uma ladeira na rua, Claudio sentiu uma leve dor no meio do peito. “Chamei meu irmão e pedi que ele me levasse até a UPA Araçagi. Foi tudo muito rápido, porque assim que o cardiologista de lá começou a fazer a consulta ele verificou que eu estava com princípio de infarto”, comentou Cláudio.


Durante o acolhimento na UPA foi dada a classificação de IAM com Supra de ST, que é o principal foco da iniciativa. Após exame de eletrocardiograma e controlada a situação, Claudio foi transferido, no mesmo turno, para o Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM) onde passou por procedimento de angioplastia no serviço de hemodinâmica. A intervenção é requisitada quando há necessidade de desobstruir artérias que estão estreitadas ou bloqueadas.

Cláudio foi internado em leito da UTI Coronariana, depois transferido para enfermaria cardiológica, no dia 22. A alta médica veio no dia 27 de junho. No último sábado, ele completou um mês da alta hospitalar e segue sendo acompanhado por equipe médica com consultas de retorno a cada 30 dias e medicação.

“Assim que o procedimento foi feito o alívio foi imediato. Colocaram dois stents em mim e agora estou me sentindo muito bem. Eu fui agraciado. A dor parou de imediato. Estou retomando minhas atividades. E daqui um tempo reavaliar se a medicação que prescreveram ainda será necessária. Todo o atendimento, desde a UPA até o Carlos Macieira, eu não tenho nada que reclamar”, acrescentou Cláudio.

De acordo com o coordenador médico do programa Salva Coração, Filipe Amado, dos cerca de 40 pacientes atendidos pelo programa, em 26 casos houve diagnóstico de infarto agudo do miocárdio com supra de ST, com demanda de intervenções medicamentosas e procedimentos como angioplastia, sendo fundamental para a sobrevida desses pacientes.

“Nós estamos falando de uma das principais condições de óbito no Brasil e no mundo. Em nosso país são 300 a 400 mil casos ao ano. Estima-se um óbito a cada 5 a 7 casos desse tipo de evento. Portanto é uma emergência real, com mortalidade anual de 30%, o que não é diferente para a região nordeste, nem para o nosso estado. No infarto a precocidade salva vidas. Não se trata apenas de disponibilizar a terapia, mas que o paciente receba o quanto antes. Daí a importância de um programa como esse, que estabelece o atendimento especializado por cardiologistas 24 horas via teleconsulta, organizando o fluxo do paciente na rede. No infarto, tempo é coração”, pontuou o coordenador Filipe Amado.

O programa foi implantado em seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Grande Ilha (Vinhais, Cidade Operária, Parque Vitória, Paço do Lumiar, Itaqui-Bacanga e Araçagi), além do Hospital da Vila Luizão. Os casos mais graves são encaminhados para o Hospital Dr. Carlos Macieira, referência no tratamento de infarto.

A iniciativa utiliza a plataforma digital Join, que integra em tempo real os profissionais das UPAs e do Hospital de referência com médicos cardiologistas especializados. Essa comunicação direta permite avaliar com agilidade os exames e o estado clínico dos pacientes.

A triagem é feita nas UPAs com eletrocardiograma, analisado pela equipe local e, se necessário, complementado pela equipe da Join, que atua 24 horas. Uma vez confirmado o diagnóstico, o paciente é encaminhado ao tratamento. Se for caso de trombólise, o procedimento é feito na própria UPA ou no Hospital da Vila Luizão, em até 30 minutos. Quando há indicação de angioplastia, o paciente é transferido ao HCM em até 120 minutos.

O programa se apoia em três eixos principais: capacitação das equipes de saúde, orientação à população sobre os sinais de infarto, e monitoramento constante dos resultados para garantir eficiência e qualidade no atendimento.

VÍDEOS: PF desarticula esquema de fraudes em benefícios previdenciários no MA

A Polícia Federal deflagrou, na manhã de hoje (31/07), em Caxias/MA, a Operação FALSO BO, destinada a desarticular um esquema delituoso voltado à obtenção indevida de benefícios previdenciários, especialmente salário-maternidade, mediante a apresentação de boletins de ocorrência falsificados e outros documentos ideologicamente falsos.

A investigação teve início a partir de comunicação da Polícia Civil, relatando a existência de boletins de ocorrência que não possuíam registro no sistema oficial de ocorrências, mas que foram utilizados como fundamento para a concessão de benefícios junto ao INSS.

A partir de então, a Polícia Federal apurou que os boletins de ocorrência seguiam formato padronizado, com datas, horários e textos idênticos, inclusive com registros atribuídos a servidores que não estavam de plantão nas datas indicadas.

A operação contou ainda com o apoio do Núcleo Regional de Inteligência da Previdência Social no Estado do Maranhão, que apontou a existência de dezenas de requerimentos administrativos associados ao advogado investigado, dos quais 48 referem-se a salário-maternidade, com uso reiterado de documentos com distorções diversas, além dos boletins de ocorrência fraudulentos, como declarações sindicais falsas, faturas de energia recicladas e notas escolares idênticas entre diferentes processos.

Estima-se um prejuízo em torno de R$ 139 mil aos cofres da Previdência Social, podendo esse valor ser significativamente ampliado à medida que outros requerimentos suspeitos forem auditados.

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão na residência e no escritório profissional do principal investigado, com a presença de representante da OAB. Além disso, foi determinado o bloqueio de bens e valores do investigado até o limite de R$ 139 mil.

O investigado poderá responder, entre outros, pelos crimes de estelionato previdenciário (art. 171, §3º, do Código Penal), falsificação de documento público (art. 297 do Código Penal) e uso de documento falso (art. 304 do Código Penal).

As penas cominadas, somadas, podem ultrapassar 17 (dezessete) anos de reclusão.

Governo do Maranhão realiza mais de 4 mil atendimentos em ações de saúde no fim de semana


O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou 4.254 atendimentos, durante o último fim de semana, em ações dos programas Cuidar dos Olhos e Cirurgias Aqui a Fila Anda. As iniciativas beneficiaram moradores dos municípios de Alto Alegre do Pindaré, Pinheiro, Coroatá, São Luís, Olinda Nova e Matinha, com atendimentos especializados e procedimentos cirúrgicos.

As ações incluíram consultas oftalmológicas, cirurgias de catarata e pterígio, além de triagens para procedimentos vasculares de varizes com aplicação de espuma. Os atendimentos foram realizados com o objetivo de ampliar o acesso da população a serviços especializados, descentralizando o cuidado e promovendo mais agilidade na resolução de demandas.

Para o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, os resultados mostram o compromisso da gestão em garantir atendimento digno e célere para quem mais precisa. “Estamos trabalhando para encurtar distâncias e levar saúde com resolutividade a todos os maranhenses. Programas como o Cuidar dos Olhos e o Cirurgias Aqui a Fila Anda são fundamentais para reduzir filas, tratar com qualidade e transformar a vida das pessoas”, destacou o secretário.

As ações continuam acontecendo em diferentes regiões do estado. Mais de 3.100 atendimentos estão previstos para este próximo fim de semana em municípios como Caxias, Itinga do Maranhão, Amarante, Açailândia, Sítio Novo e também na capital, São Luís, com atendimentos no bairro Coroadinho.

Iracema Vale é homenageada pelo Poder Judiciário com a Medalha de Mérito do Consepre

 

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), participou, nesta quarta-feira (30), da solenidade de abertura do XVI Encontro do Conselho dos Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre). Durante o evento, Iracema Vale foi homenageada com a Medalha de Mérito do Consepre, em reconhecimento à sua contribuição institucional e apoio ao fortalecimento do Poder Judiciário.

O encontro, que acontece até o dia 2 de agosto, reúne presidentes de Tribunais de Justiça de todo o país para discutir temas relevantes do Judiciário, com foco na modernização, eficiência e ampliação do acesso à Justiça.

A deputada destacou a emoção ao receber a medalha e reforçou a importância do compromisso com a democracia e o equilíbrio entre os Poderes. “Receber a Medalha Consepre é uma honra, que me emociona profundamente. Essa homenagem celebra o compromisso com a democracia, com o equilíbrio entre os poderes e com a construção de um Brasil justo — valores que compartilho em cada passo da minha trajetória pública”, afirmou.

A homenagem simboliza o respeito e a parceria entre os Poderes na construção de uma Justiça mais acessível e eficiente.

Riquezas culturais

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho, anfitrião do encontro, destacou, em seu discurso, as belezas e riquezas culturais do Maranhão, estado-sede do encontro.

“Estamos aqui reunidos com presidentes de tribunais de todo o Brasil. O povo maranhense construiu sua riqueza a partir das suas próprias raízes: da cultura vibrante, do calor humano, do povo cativante e do nosso folclore, que é verdadeiramente único”, afirmou.

Ele ressaltou que o XVI Consepre tem início em São Luís, cidade reconhecida como Patrimônio Cultural Mundial, e será encerrado em Atins, na região dos Lençóis Maranhenses, reconhecidos Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. “Nosso Tribunal de Justiça é o terceiro mais antigo do Brasil e, em novembro, celebrará 212 anos de dedicação, trabalho e compromisso com a Justiça”, completou.

A participação da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão reforça o compromisso com o diálogo entre os Poderes e a construção de soluções conjuntas em prol da população.

Também estiveram presentes ao evento, o presidente do Consepre, Francisco Oliveira Neto; o ex-presidente, José Sarney; o prefeito de São Luís, Eduardo Braide; o ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino; além de presidentes dos Tribunais de Justiça de todo o Brasil.

Pré-candidatura de Orleans Brandão recebe o apoio do PSDB

 

Em mais um grande ato político, o PSDB declarou apoio à pré-candidatura do secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (MDB), ao governo do Estado na disputa eleitoral de 2026. Articulado pelo presidente estadual da legenda, Sebastião Madeira, o jantar em São Luís contou com a participação do dirigente nacional tucano, Marconi Perillo; da presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, e de dezenas de lideranças municipais (prefeitos e vereadores) e estaduais.

Ex-deputado federal e ex-governador de Goiás, Marconi Perillo disse que governo bem avaliado não perde eleição, ainda mais se contar com o apoio de tantas lideranças. “Este é um projeto de continuidade e também de renovação. Orleans será o governador mais jovem do Brasil e o Maranhão vai ganhar muito com a sua gestão. Ele é jovem, correto e equilibrado, e o Brasil está precisando de equilíbrio, voltar a ser o país do diálogo. Por isso, viemos declarar que, sob o comando estadual do Madeira, o PSDB que hoje governa 18 estados apoiará Orleans em 2026”. 

Lembrando que o PSDB já teve em seus quadros o então vice-governador Carlos Brandão, Madeira abriu o encontro afirmando que o partido se reergue na política do Maranhão e se prepara para a disputa eleitoral de 2026, quando quer eleger uma bancada de deputados estaduais e federais. “Brandão é um governador humano, que cuida dos municípios, trabalha dia e noite pelos maranhenses, vai atrás das empresas para gerar emprego e renda, e acabar com a fome no estado. Apoiamos Orleans para dar continuidade a esse governo”, afirmou o presidente estadual do partido.

Ao recordar que já foi presidente da juventude do PSDB, em Colinas e no estado, Orleans disse estar muito feliz com a declaração de apoio tucano ao governador Carlos Brandão e à sua pré-candidatura. “Fazemos um governo que tem mostrado resultados. Nos últimos 15 dias, visitei mais de 30 cidades, e tenho muito orgulho de poder dizer, por onde passo, que em todos os 217 municípios o governo do Estado tem obras e serviços que estão mudando a vida das pessoas”, declarou ele.

Agradecendo a manifestação de apoio de dezenas de líderes tucanos, Orleans disse que ver de perto o governador transformando o Maranhão é a sua motivação: “Aceitamos a missão de dar continuidade a esse grandioso trabalho, e tenho certeza de que, com o apoio de todos vocês, seremos vitoriosos”.

Primeira a reunir seus aliados em um forte ato de apoio a Orleans, Iracema Vale disse que as lideranças ali reunidas apoiam Orleans porque querem a continuidade de um governo que dialoga e valoriza o povo e a classe política, e a manutenção de todas as políticas públicas como o Maranhão Livre da Fome. “Brandão é um governador empreendedor, que sente as dores do povo e quer o Maranhão avançando. É esse o governo que temos que defender. Orleans é humilde, trabalhador, jovem decidido, inteligente e perseverante. É por tudo isso que ele tem o apoio desse grupo que a cada dia está mais forte”, declarou a deputada.

Brandão inaugura primeiro Sistema de Distribuição de Gás Natural de São Luís

 

A capital do Maranhão, São Luís, agora conta com o seu primeiro gasoduto de distribuição de gás natural, com extensão de quatro quilômetros. A estrutura integra o Sistema de Distribuição de Gás Natural (SDGN2), implantado oficialmente pelo governador Carlos Brandão nesta quarta-feira (30), em solenidade realizada na base operacional da Companhia Maranhense de Gás (Gasmar) no Porto do Itaqui. 

Implementado pela Gasmar, empresa estadual responsável pelo projeto, o SDGN2 passa a fornecer 250.000 m³ por dia de gás natural à mineradora Vale. É o segundo sistema de distribuição de gás natural do Maranhão e contou com R$ 100 milhões em investimentos. A estatal maranhense já atuava na operação e manutenção do SDGN1, no Complexo Termoelétrico da Parnaíba, com base operacional em Santo Antônio dos Lopes, município na região Central do Maranhão.  

Com a abertura do SDGN2 em São Luís, há a possibilidade de expansão da oferta de gás natural para hospitais, estabelecimentos comerciais e indústrias da região metropolitana e até mesmo para uso residencial no futuro. 

A utilização de gás natural é apontada por especialistas do setor energético como solução viável para redução das emissões de gases de efeito estufa, especialmente em setores econômicos de difícil descarbonização. 

“Isso aqui é um  marco na história do Maranhão, especialmente aqui em São Luís, porque nós estamos implantando uma energia renovável, uma energia com menos poluição, com menos emissão de gás carbônico. Corresponde a redução do custo de energia, uma energia mais barata, mais limpa e será, com certeza, um grande atrativo para nossos investidores”, ressaltou o governador Carlos Brandão.  


Redução na emissão de carbono e baixo custo operacional

A implementação do SDGN2 possibilita a distribuição do gás natural do Porto do Itaqui diretamente às instalações da empresa Vale, que agora opera comercialmente com a Gasmar. Com o contrato firmado com a Gasmar, a Vale anunciou uma redução de 28% nas emissões de carbono na usina de pelotização em São Luís, com a substituição do óleo. 

“Essa iniciativa pra gente é fantástica. Estamos promovendo com ela uma redução de 28% das nossas emissões de gás carbônico. Isso contribui com o objetivo mais macro da Vale, que é uma redução de 30% das suas emissões até 2030. É um projeto que toca no ambiental e reduz o nosso custo de operação, torna as nossas usinas mais competitivas frente ao mundo”, avalia o gerente geral de operações de Pelotização da Vale, Giosan Souto.   



COP30 e matriz energética sustentável

Um dos exemplos possíveis de utilização desse tipo de energia limpa vem do mercado automotivo. A implantação do SDGN em São Luís pode viabilizar a adoção do Gás Natural Veicular (GNV), fator que pode impulsionar a economia estadual, com a geração de novos empregos e fontes de renda. O governador Carlos Brandão destacou a importância do novo SDGN para atração de novos negócios e sobre o uso de fontes energéticas que promovam a sustentabilidade ambiental. 

A implantação do sistema de distribuição de gás natural será um dos temas tratados pelo Maranhão na COP30 [Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025], marcada para novembro deste ano, em Belém (PA). 

“Vamos divulgar esse fato para que novos investidores procurem se instalar nesse entorno aqui do Porto do Itaqui. Lembrando que nós também estamos pensando futuramente no gás veicular. Eu tenho sempre cobrado que a gente possa colocar o gás nos carros, nos motoristas de táxi, motoristas de aplicativo, porque a gente produz 8,5 milhões de metros cúbicos de gás por dia na região de São Antônio do Lopes para alimentar cinco termelétricas que geram energia”, pontuou Brandão.  

A solenidade de implantação do Sistema de Distribuição de Gás Natural (SDGN2) também contou com a presença do deputado federal Pedro Lucas Fernandes e do presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB).



Iracema Vale vistoria o novo sistema multimídia do Plenário Nagib Haickel

 

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), realizou, nesta quarta-feira (30), uma vistoria no novo sistema multimídia implementado no Plenário Deputado Nagib Haickel. A visita marcou a fase final da substituição dos antigos equipamentos por uma estrutura moderna e tecnológica que visa garantir mais eficiência e transparência aos trabalhos legislativos.

Segundo Iracema Vale, a modernização do plenário é um investimento essencial para a qualidade da atividade parlamentar. “Estamos investindo em tecnologia para garantir mais agilidade, transparência e conforto aos deputados e à população. Esse novo sistema é mais do que uma atualização técnica, é um avanço que fortalece o funcionamento do Poder Legislativo e aproxima ainda mais o cidadão das decisões que são tomadas aqui dentro”, destacou a presidente da Casa.

Ela ressaltou o compromisso com a excelência no investimento público:

“Hoje, estamos com todo um sistema novo. Fizemos a aquisição de equipamentos de última geração, o que há de melhor no mercado, para que os nossos deputados e o povo do Maranhão colham os frutos desse investimento”, afirmou Iracema Vale.



Equipamentos de última geração 

Com o tempo, o sistema anterior passou a apresentar falhas frequentes, sem possibilidade de reposição de peças, o que tornava sua manutenção inviável. Agora, a Assembleia conta com equipamentos de última geração, como o painel principal de LED com 9 metros e 60 centímetros de largura por 1 metro e 92 centímetros de altura, além de um painel de retorno com 3 metros e 84 centímetros por 96 centímetros. A mesa da presidência ganhou uma tela sensível ao toque de 21 polegadas e meia, enquanto os parlamentares passaram a utilizar terminais individuais com telas sensíveis ao toque de 7 polegadas, que incluem biometria e microfones embutidos.

Entre as novas funcionalidades, também foram instalados um servidor de áudio específico para o sistema de votação, um servidor multimídia responsável pelo controle automático das câmeras do plenário, terminais de tribuna com cronômetro para os oradores e registros de apartes, além de câmeras com resolução 4K e movimentação automática.

Segundo Maycon Teixeira, técnico responsável pelo sistema de votação e registro de presença, a mudança traz melhorias significativas para o dia a dia dos parlamentares. “Agora, los deputados têm mais espaço nas bancadas e utilizam um terminal mais interativo, que reúne várias funções em uma só tela. Eles conseguem visualizar as matérias que serão votadas, a ordem do dia, se inscrever nos expedientes e acessar diversas funcionalidades com muito mais praticidade”, explicou.

O técnico da empresa responsável pela instalação, João Paulo, destacou que o novo sistema oferece mais fluidez e modernidade durante as sessões plenárias. “É uma estrutura com automações próprias, que integra as funções dos terminais sensíveis ao toque com o sistema geral da Casa”, afirmou.

Participaram da vistoria, os deputados Davi Brandão (PSB) e Wellington do Curso (NOVO), além dos técnicos da mesa diretora. Para o deputado Davi Brandão, os investimentos refletem o compromisso da gestão atual com o bom funcionamento da Assembleia. “A presidente Iracema Vale, desde que assumiu, tem buscado modernizar a Casa para que nós, parlamentares, possamos desempenhar nossas funções com mais eficiência e zelo pelo povo do Maranhão”, afirmou o parlamentar.

O deputado Wellington do Curso destacou o papel da comissão de recesso, que acompanhou de perto o processo de modernização. “Estamos finalizando os ajustes para que, no retorno das atividades, no dia 5 de agosto, a Assembleia esteja ainda mais transparente, resolutiva e pronta para apresentar resultados positivos à sociedade maranhense”, declarou.

A modernização do plenário reforça o compromisso da Assembleia Legislativa com a inovação, a valorização do trabalho parlamentar e o aprimoramento da comunicação com os cidadãos.

Trump cogita restringir entrada de brasileiros nos EUA durante a Copa do Mundo de 2026

 


O ex-presidente e atual pré-candidato à Casa Branca, Donald Trump, avalia impor restrições à emissão de vistos para brasileiros durante a Copa do Mundo de 2026. A informação foi publicada pelo jornal português A Bola nesta terça-feira (30), com base em fontes ligadas à campanha republicana. A medida, caso implementada, poderia impedir a entrada de torcedores do Brasil nos Estados Unidos durante a realização do torneio, que será sediado conjuntamente por EUA, México e Canadá.A justificativa seria política: de acordo com a reportagem, Trump vê no endurecimento das regras de imigração uma forma de pressionar o governo brasileiro e influenciar o cenário eleitoral do país. Os Estados Unidos receberão a maior parte dos jogos do Mundial, inclusive a final, prevista para o MetLife Stadium, em Nova Jersey.

A possibilidade de restrição já causa apreensão entre autoridades esportivas e diplomáticas. Nos bastidores, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) acompanha o caso com preocupação, temendo prejuízos à presença da torcida brasileira em jogos da seleção. Fontes ouvidas pela imprensa internacional relatam que a FIFA também monitora o tema, mas até o momento não se pronunciou oficialmente.

A Lei Magnitsky — recentemente utilizada pelos Estados Unidos para sancionar o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes — foi citada como um precedente de ingerência que, segundo analistas, reforça o tom político das possíveis restrições.

A postura de Trump contraria promessas feitas anteriormente por representantes da FIFA e autoridades do governo Biden, que garantiram livre acesso a torcedores de todo o mundo. Caso eleito, Trump reassume o comando dos EUA em janeiro de 2025, pouco mais de um ano antes do início da Copa.

A medida, se confirmada, afetaria diretamente milhares de brasileiros que tradicionalmente acompanham a seleção em grandes competições internacionais. Além disso, pode criar um impasse diplomático de grandes proporções entre Brasil e Estados Unidos às vésperas do maior evento esportivo global.


Fonte: A Bola

Novo pesidente da CBF é alvo de ação da PF ligada às eleições de 2024

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (30), a Operação Caixa Preta, com o objetivo de investigar suspeita da prática de crimes eleitorais em Roraima.

A investigação teve início após a apreensão de R$ 500 mil, em setembro de 2024, às vésperas das eleições municipais.

Foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão nos estados de Roraima e Rio de Janeiro, além do bloqueio judicial de mais de R$ 10 milhões nas contas dos investigados.

Um dos investigados é Samir Xaud, atual presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

A entidade se manifestou após a operação.

“A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informa que recebeu agentes da Polícia Federal em sua sede entre 6h24 e 6h52 desta quarta-feira, num desdobramento de investigação determinada pela Justiça Eleitoral de Roraima”, disse a CBF, em nota. “É importante ressaltar que a operação não tem qualquer relação com a CBF ou futebol brasileiro e que o presidente da entidade, Samir Xaud, não é o centro das apurações”.

Justiça determina bloqueio de mais de R$11 milhões de influenciadores investigados por divulgação do jogo do “Tigrinho”

 

Na manhã desta quarta-feira(30), a Polícia Civil do Estado do Maranhão, por meio da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), deflagrou a Operação Dinheiro Sujo, que cumpriu mandados de busca e apreensão, além do sequestro de bens e valores pertencentes a um grupo criminoso suspeito de promover jogos de azar e realizar lavagem de dinheiro.

O grupo criminoso é formado por cinco influenciadores maranhenses, liderado pela influenciadora Tainá Sousa, que utilizavam suas imagens para promover o jogo azar conhecido como “Tigrinho”, uma gerente responsável pela coordenação de um grupo em um aplicativo de mensagem dedicado a atrair as vítimas, e a participação de uma advogada encarregada, principalmente, da lavagem de dinheiro.

Além de Tainá, principal alvo da operação, também forma alvos das ações policiais os influenciadores Maria Angélica, Neto Duailibe, Otavio Vitor Lima e Otávio Filho. Juntos eles somam mais de 200 mil seguidores em uma rede social.

A influenciadora digital Tainá Sousa já possui antecedentes criminais pela prática de diversos crimes de furto em continuidade delitiva em ação penal suspensa provisoriamente. Além disso, ela também já responde a um Inquérito Policial pela prática dos crimes de maus-tratos a animais e incitação ao crime. 

Após serem atraídos, os seguidores eram incentivados a se cadastrar e depositar valores em plataformas de jogos do tipo caça-níqueis, operadas por indivíduos que contratavam os influenciadores investigados para impulsionar a divulgação.

Como parte das medidas cumpridas durante a operação, foi determinado o bloqueio de R$11.424.679,00, além do sequestro e apreensão de moto aquática e veículos de luxo, incluindo modelos como Range Rover Velar, Range Rover Evoque, BMW e Toyota Hilux .

Segundo a polícia, as investigações continuam em andamento com o objetivo de identificar outros envolvidos no grupo criminoso e aprofundar a apuração dos delitos cometidos.



Fonte: Difusora News

quarta-feira, 30 de julho de 2025

Adesão ao REFIS 2025 termina nesta quinta-feira (31)

Contribuintes do ICMS que possuem débitos têm até quinta-feira (31) para aderirem ao Programa de Pagamento e Parcelamento de Créditos Tributários relacionados ao ICM e ao ICMS (REFIS), estabelecido por meio da Resolução Administrativa 22/2025. As reduções em multas e juros variam de 50% a 85% para pagamentos parcelados e chegam a 95% para quitação à vista.

O Programa alcança débitos de ICMS com fatos geradores até 31 de dezembro de 2024, oferecendo condições facilitadas para pagamento à vista ou parcelado. 

Os débitos alcançados pelo REFIS são aqueles constituídos ou não, inscritos ou não em Dívida Ativa, espontaneamente denunciados pelo contribuinte, em discussão administrativa ou judicial. Também estão alcançados os débitos das multas por omissão, ou entrega em atraso das declarações DIEF e EFD, para pagamento à vista com redução de 90% do valor.

Além da redução das multas, juros e demais acréscimos legais, para pagamento integral e à vista, foram estabelecidas reduções escalonadas das multas e juros para os parcelamentos, conforme prevê a MP.

As condições do programa variam de acordo com a forma de pagamento:

- Pagamento à vista: redução de até 95% em multas e juros;
- Parcelamento em até 12 vezes: desconto de 85%;
- Parcelamento de 13 a 36 vezes: desconto de 75%;
- Parcelamento de 37 a 60 vezes: desconto de 60%;
- Parcelamento de 61 a 120 vezes: desconto de 50%.

Para quem já possui parcelamento em curso, é possível aderir ao novo programa mediante a formalização de pedido de cancelamento do acordo anterior. No entanto, só podem ser cancelados os parcelamentos vigentes que foram formalizados sem reduções de multa e juros estabelecidas em REFIS anteriores, conforme disposto na Medida Provisória nº 489/2025.

A solicitação de cancelamento de parcelamentos vigente, para posterior solicitação de novo parcelamento com as regras do benefício previstas no atual REFIS, deve ser formalizada pelo contribuinte através de requerimento específico, assinado digitalmente, ou ainda com firma reconhecida em cartório, ou assinado e acompanhado de documento pessoal com assinatura idêntica, disponível em: [url=https://sistemas1.sefaz.ma.gov.br/portalsefaz/files?codigo=27104 ]https://sistemas1.sefaz.ma.gov.br/portalsefaz/files?codigo=27104 [/url];

O prazo para adesão ao benefício é até o dia 31 de julho de 2025. A regularização pode ser feita pelo site da Secretaria de Fazenda, seja à vista ou parcelado, por meio do sistema de autoatendimento, SefazNet.