O Ministério Público do Maranhão, por meio da Promotoria de Justiça de Maracaçumé, realizará nesta quinta-feira, 24, no auditório do Fórum de Justiça, uma audiência pública sobre a gestão dos resíduos sólidos, reestruturação do lixão da cidade e implementação de políticas públicas para educação ambiental da região do Baixo Turi. A audiência é aberta a todos.
Além do promotor de justiça Igor Adriano Trinta Marques, devem participar da reunião representantes da Prefeitura Municipal, Poder Judiciário, das Secretarias Estadual e Municipal de Meio Ambiente, da sociedade civil organizada, do Coletivo de Educação Ambiental da Amazônia. Também estarão presentes lideranças comunitárias e especialistas em políticas ambientais.
“O debate ampliará o diálogo sobre desafios como a destinação adequada dos resíduos, os impactos sobre os rios da região e as áreas de proteção ambiental, além do papel da educação ambiental nas escolas e comunidades locais”, explica o membro do MPMA.
O objetivo é fortalecer a participação social. A atividade segue os parâmetros da Política Nacional de Educação Ambiental, que incentiva a integração de órgãos públicos, coletivos e sociedade civil em ações educativas.
Durante o encontro, serão apresentados projetos de reestruturação do lixão, estratégias para criação das Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDAs) nas escolas, propostas de campanhas educativas sobre o papel das instituições locais e regionais na gestão dos recursos naturais.
O Coletivo de Educação Ambiental da Amazônia e demais entidades apresentarão experiências e farão recomendações para ampliar a mobilização social e incentivar jovens e a comunidade na defesa do meio ambiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário