Imperatriz recebeu, nesta terça-feira (22), o primeiro mutirão de devolução de celulares recuperados por meio do programa Meu Celular de Volta, iniciativa da Secretaria de Estado da Segurança Pública. No total, 240 aparelhos foram devolvidos pela Polícia Civil do Maranhão aos seus verdadeiros donos.
No primeiro semestre deste ano, conforme o secretário Maurício Martins, o Maranhão registrou uma queda de aproximadamente 29% nas ocorrências de roubo de celular, em comparação com o mesmo período do ano passado. O número de casos caiu de 10.859 para 7.799. Em Imperatriz, a redução foi de 21%, com 92 aparelhos a menos roubados. Em toda a região Tocantina, a queda foi de 22%, com uma redução de 441 para 349 casos.
O secretário de Segurança Pública, Maurício Martins, acompanhou a ação no Centro de Convenções da cidade. “O programa vem dando certo, a Polícia Civil tem intensificado as suas ações na recuperação de aparelhos de telefones celulares e isso aponta a redução dos índices de criminalidade. Os registros mostram que na cidade de Imperatriz houve redução de subtração de aparelhos, assim como em toda a região Tocantina, seguindo uma tendência observada em todo o estado”, ressaltou.
Os celulares devolvidos neste primeiro mutirão em Imperatriz foram recuperados ao longo de investigações e cruzamento de dados que permitiram rastrear aparelhos em circulação irregular. Com a devolução, o programa reforça seu papel central na quebra do ciclo da receptação e na reparação de prejuízos causados por crimes patrimoniais.
"Estamos com ações intensificadas para recuperar cada vez mais celulares e seguir reduzindo os índices de furto e roubo de celulares em nosso estado. Esta é uma determinação do secretário Maurício Martins e do governador Carlos Brandão", destacou o delegado-geral da Polícia Civil do Maranhão, Manoel Almeida.
A entrega dos aparelhos nesta etapa aconteceu após disparo de intimações por meio de um WhatsApp verificado. Toda uma logística foi montada para atender os intimados a receberem seus celulares de volta, conforme explicou o coordenador do programa Meu Celular de Volta, o delegado Luigi Conte Neto.
“Organizamos a entrega para que ela pudesse acontecer de forma rápida e sem intercorrências. O atendimento foi realizado de forma simultânea em 15 computadores, visando entregar todos no período de 8h as 12h”, destacou. Maria Betânia foi uma das que compareceu ao mutirão para receber o celular que lhe foi tomado durante um assalto. “Eu fiquei muito feliz em receber [meu celular de volta]. Já tem dois anos [do assalto], nem esperava mais”, contou.
Implantado pelo Governo do Maranhão para coibir o comércio ilegal de eletrônicos, o Meu Celular de Volta já possibilitou a recuperação de mais de 2.500 aparelhos em diferentes regiões do estado, com destaque para a Grande Ilha e a Região Tocantina. Nas próximas semanas seguirá expandido e chegará a Barreirinhas, nos Lençóis Maranhenses, e em Caxias, na região dos Cocais.
Antes disso, outra etapa, novamente de recuperação de aparelhos furtados ou roubados acontecerá em Imperatriz, nesta quarta-feira (23). Cerca de 220 intimações para quem está com celular com restrição policial já foram disparadas. Todos que a tiverem recebido devem comparecer ao Centro de Convenções, também de 8h às 12h. Quem não comparecer poderá responder por desobediência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário