O Governo do Maranhão, por meio da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), lançou um programa que tem a finalidade de reforçar ações voltadas à qualificação dos serviços prestados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da rede estadual. Um dos principais instrumentos dessa melhoria contínua é o Programa QualiUPA — atividade interna focada na padronização de processos, humanização do atendimento e aprimoramento da gestão assistencial.
O lançamento do programa QualiUPA aconteceu nesta segunda (21) e contou com a participação do Presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares, Marcello Duailibe, diretores da EMSERH e profissionais de saúde. O QualiUPA integra a política de educação permanente da empresa.
O QualiUPA é uma ferramenta estratégica para elevar os padrões de qualidade nas unidades gerenciadas pela EMSERH. A iniciativa envolve treinamentos periódicos, monitoramento de indicadores de desempenho, construção de fluxos assistenciais e capacitação de lideranças, especialmente nas áreas de enfermagem e acolhimento.
“O QualiUPA faz parte da nossa estratégia de educação permanente. Agora estamos nesta nova missão que garantirá a acreditação da nossa primeira UPA e tenho certeza que vamos lograr êxito. Conversei sobre o projeto com o governador Carlos Brandão, e mais uma vez, de pronto concordou e deu total apoio. A acreditação valoriza o trabalho de todos os colaboradores da UPA e da EMSERH. Isso é motivo de muito orgulho para todos nós”, ressaltou o Presidente da EMSERH, Marcello Duailibe.
Durante o lançamento do programa, destaques apontados para a dinâmica de treinamentos em atendimento humanizado, voltados para colaboradores que atuam diretamente com o público, como recepcionistas, porteiros, maqueiros e auxiliares. Os cursos reiteram temas como escuta ativa, linguagem acolhedora e abordagem respeitosa no ambiente de urgência.
“No cenário de acreditação a educação continuada é mola mestra. A nossa equipe comprou a ideia e UPA Parque Vitória já estamos executando alguns pontos para chegarmos à acreditação. Quando executamos medidas de segurança é importante para todos, para os profissionais de saúde e para o público usuário do SUS”, pontuou o médico intensivista Filipe Amado, um dos mediadores da reunião.
A aula inaugural do Programa QualiUPA foi relacionada ao Protocolo de Sepse. Além de Filipe Amado, a explanação foi realizada ainda pelo também médico intensivista Hiago Bastos, ambos prestam serviço na UPA Parque Vitória.
“Temas como Sepse são extremamente relevantes porque são prevalentes nas unidades de saúde. O QualiUPA vem nesse sentido de qualificar cada vez mais a rede de saúde em relação a temas sensíveis e desta forma salvar cada vez mais vidas. O programa é fundamental para coesão de tudo aquilo que devemos ofertar aos nossos pacientes e a acreditação será a cereja do bolo”, reforçou Hiago Bastos.
O programa se dará por meio de aulas online ao vivo e gravadas, com temas variados e que fazem parte do dia a dia das unidades. As aulas serão ministradas por profissionais especialistas e ao final de cada ciclo será emitido um certificado aos participantes. O Presidente da EMSERH, Marcello Duailibe, confirmou que esse está sendo apenas o primeiro passo, o processo de acreditação deve ser expandido para todas as UPAs do estado, começando este processo pela UPA Parque Vitória.
“Nós que estamos na unidade nos sentimos extremamente satisfeitos, lisonjeados pela confiança que está sendo dada pela EMSERH. Os colegas compraram a ideia e essa educação continuada está sendo de suma importância agora para nós colaboradores e seguirá sendo para as outras unidades da rede estadual de saúde”, frisou o Diretor Clínico da UPA Parque Vitória, Pedro Alcântara.
Atualmente, a rede estadual de saúde, conta com 11 UPAs distribuídas em diversas regiões do estado, incluindo São Luís, Imperatriz, Timon, Codó, entre outras. As ações do QualiUPA serão aplicadas gradualmente em todas essas unidades, no intuito de garantir mais resultados positivos à população, atendimento de qualidade, satisfação dos usuários e integração das equipes multiprofissionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário