Gestores municipais de saúde e diretores de unidades da Rede Estadual de Saúde celebraram a entrega de 72 novas ambulâncias, feita pelo governador Carlos Brandão durante cerimônia realizada nesta segunda-feira (21), no Complexo Castelinho, em São Luís (MA).
"Estamos dando continuidade à nossa agenda municipalista com a entrega de ambulâncias. Vamos completar, até o final do ano, a entrega de 280 veículos, que serão destinados a unidades do Estado e para cada um dos municípios do Maranhão. Com isso, vamos melhorar o transporte de pacientes e salvar vidas", disse o governador Carlos Brandão, na ocasião.
As ambulâncias são do tipo Suporte Básico Tipo B, equipadas com ar-condicionado, direção hidráulica ou elétrica, cilindros de oxigênio, maca retrátil, prancha rígida, cadeira de rodas e kit de primeiros socorros. Podem ser adaptadas para Suporte Avançado (USA), ampliando a capacidade de atendimento.
A secretária municipal de Saúde de Turilândia, Cristina Oeiras, afirmou que a entrega dos veículos representa uma grande conquista. "A gente se sente feliz pela parceria, pela nossa contribuição. A questão do transporte é algo essencial no município, então receber uma ambulância nova nos ajuda a dar uma assistência de mais qualidade para os nossos usuários e para a nossa população".
Quem também parabenizou o Governo do Estado pela entrega das ambulâncias foi a secretária de Saúde de Ribeirãozinho do Maranhão, Sirleide Marinho. "É uma iniciativa muito positiva essa parceria entre a Secretaria de Saúde e o Governo do Estado. Recentemente tivemos o mutirão do Cuidar dos Olhos, onde atendemos mais de mil pessoas, e agora a gente está recebendo essa ambulância, que vai melhorar muito o nosso atendimento".
Dos 72 veículos, 49 foram destinados a prefeituras maranhenses, enquanto que outras 23 para unidades que fazem parte da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), situadas na capital e no interior do estado.
Acompanhando o chefe do executivo estadual na agenda, o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, destacou que é um compromisso com o municipalismo.
"Sobretudo um compromisso que o governador Carlos Brandão tem de dialogar, de escutar e buscar soluções concretas para que a gente possa entregar resultados para a população. A nossa missão é garantir o bem-estar de todos os maranhenses e a entrega dessas 72 ambulâncias é para que a gente possa melhorar a capacidade de resposta do sistema de saúde", declarou.
Com a nova etapa, sobe para 168 (96 + 72) ambulâncias entregues pela gestão do governador Carlos Brandão em 2025, e 226 entregues desde 2022. A previsão é que este ano o governo alcance a marca de 280 ambulâncias entregues no total.
"Essa ambulância nova é de suma importância porque vai dar mais agilidade, não vamos ter problema no traslado dos pacientes indo para outras unidades fazer um exame ou algum outro tipo de procedimento, além de atender a população em geral. Ela vai nos dar mais agilidade, bem como conforto e também segurança para os nossos pacientes", comentou o diretor geral do Hospital Aquiles Lisboa (HAL), Jorivaldo Monteiro.
Presente na solenidade, a diretora geral do Hospital Dr. Genésio Rêgo, Bianca Lima, disse que a entrega das ambulâncias veio em boa hora. "Vamos poder atualizar a nossa frota de ambulâncias, o que vai melhorar ainda mais o transporte intra-hospitalar dos pacientes aqui em São Luís. Uma iniciativa como essa também é de grande importância para todo o estado do Maranhão, porque a gente sabe também das unidades que tem no interior e que precisam fazer essa remoção para a capital".
"Ninguém quer estar dentro de uma ambulância, mas é com o auxílio dela que poderemos fazer um transporte com mais estabilidade, conforto e segurança para o nosso paciente. A nossa população e região só têm a agradecer", enfatizou o diretor geral do Hospital Regional de Santa Luzia, Gonçalo Neto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário