A 15ª edição do Curso de Operações Aerotáticas (COA) teve início nesta quarta-feira (23), marcando a segunda vez que a capacitação é realizada durante a gestão do governador Carlos Brandão. O curso é promovido pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA) e coordenado pelo Centro Tático Aéreo (CTA), força de elite da pasta.
A abertura aconteceu durante a manhã, no auditório da SSP-MA, localizada na Vila Palmeira, em São Luís. No total, esta edição conta com 41 alunos, entre policiais militares, civis, penas e bombeiros, inclusive dos estados de Roraima e Sergipe.
O curso terá duração aproximada de três meses e inclui treinamentos intensivos em ambientes de alta exigência física e psicológica. A etapa final consiste em uma simulação real, que coloca à prova os conhecimentos técnicos e operacionais adquiridos ao longo da formação.
"O curso visa preparar operadores aerotáticos para compor as equipes do Centro Tático Aéreo, que é uma unidade integrada do sistema de segurança pública e que atua apoiando as forças de segurança em todo o estado, hoje a partir de quatro bases que abrangem todas as regiões do estado", destacou o diretor do CTA, coronel Luís Magno.
O secretário da Segurança Pública, Maurício Martins, esteve presente durante a solenidade e destacou que a realização do curso é mais um investimento da gestão Carlos Brandão para fortalecer a segurança pública do Maranhão.
"O Curso de Operações Aerotáticas trata-se de um treinamento especializado que tem uma das mais rígidas seleções do país e que vai preparar policiais militares e civis e membros do corpo de bombeiros para as missões da segurança pública. É também um investimento elevado e, talvez por isso, antes do governador Brandão, há mais de uma década o curso não era realizado", destacou.
Os próximos três meses de curso serão de instruções intensas. Haverá atividades tanto no Maranhão quanto fora do estado. O objetivo é garantir que os participantes obtenham as técnicas necessárias para desenvolver as atividades que fazem parte da rotina do CTA: operações policiais, busca e salvamento e transporte aeromédico.
"Nas próximas semanas de curso os participantes vão aprender a como operar a bordo das aeronaves, no solo, em água e mar. Trata-se de um investimentos em agentes que, ao término do curso, estarão prontos para ajudar todo o sistema de segurança pública e em todas as demandas do estado do Maranhão", pontuou o coordenador do curso, capitão Marcelo Serpa.
Expectativa dos participantes
Entre os 41 participantes do 15º COA está a sargento Camila Ravenna, do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), a única mulher desta edição. "As expectativas são as melhores. Eu venho me preparando psicologicamente, que é muito importante, e fisicamente também. Eu levo comigo uma responsabilidade muito grande porque há quase 10 anos não se forma uma mulher no COA", contou.
"A ansiedade está grande, é um curso que exige um preparo físico muito grande, tanto físico quanto intelecto. É um curso muito técnico, completo e com uma equipe de excelência, referência não só para o estado, mas também para todo o território nacional", acrescentou um dos colegas, o tenente João Victor Ventura, da Polícia Militar do Maranhão (PMMA).
Durante a solenidades estiveram presentes vários representantes das forças de segurança do estado, entre eles, o comandante-geral da PMMA, coronel Pitágoras Nunes, o delegado-geral adjunto operacional da Polícia Civil, Éderson Martins, o subcomandante-geral do CBMMA, coronel Francisco dos Anjos, o comandante do 24º BIS (Batlahão de Infantaria de Selva), tenente-coronel Carlos Duque e o secretário-chefe do Gabinete Militar do Governo, coronel Humberto Aldrin.
Nenhum comentário:
Postar um comentário