terça-feira, 31 de outubro de 2023

Neto Evangelista destaca Centro de Recondicionamento de Computadores como essencial à inclusão digital

 

O deputado estadual Neto Evangelista participou da inauguração do novo Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) no Instituto Federal do Maranhão (IFMA), em São Luís, na segunda-feira (30). 

O espaço vai permitir a formação de jovens e adultos em cursos de Tecnologia da Informação e Comunicação. Fruto de parceria entre o Ministério das Comunicações (MCom) e o IFMA, no âmbito do programa Computadores para Inclusão, o CRC vai proporcionar a doação de equipamentos de informática para a criação de Pontos de Inclusão Digital (PID) e o tratamento de resíduos eletrônicos. 

Para o deputado Neto Evangelista, o trabalho do Ministério das Comunicações no Maranhão tem sido relevante. “Algo essencial e de grande importância para que as pessoas que mais precisam possam ter acesso à tecnologia e aperfeiçoar o seu desenvolvimento”, destacou.

Foram entregues ainda mil computadores a 94 instituições de 74 municípios do Maranhão. Os equipamentos foram doados por meio do programa Computadores para Inclusão. 

As instituições serão beneficiadas com computadores recondicionados pelos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRC) para a criação de Pontos de Inclusão Digital (PIDs). 

Conectividade 

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, visitou ainda o Centro de Ensino Professora Janilde Silva de Aquino, onde fez a inauguração de um novo Ponto de Inclusão Digital com equipamentos que irão proporcionar mais conectividade a 392 estudantes da escola estadual. 

“O presidente Lula nos deu a missão de construir um ambiente para a escola pública que seja igual ao da escola particular. Um ambiente digital com internet, equipamentos, conteúdo pedagógico, para que essas crianças e jovens possam ter o mesmo acesso à educação. Se a gente tiver um meio educacional de qualidade, funcionando bem, vocês vão ter acesso a tudo que desejarem", enfatizou o ministro. 

Os CRCs são espaços físicos adaptados para o recondicionamento de equipamentos eletroeletrônicos e para a realização de cursos e oficinas. Além da capacitação, os CRCs recebem resíduos eletrônicos descartados para aproveitar as peças na montagem de novos computadores que, por sua vez, são doados para criação dos Pontos de Inclusão Digital (PID).

Nenhum comentário:

Postar um comentário