segunda-feira, 30 de outubro de 2023

Programa Cuidar de Todos Atenção Primária atinge 100% de adesão dos municípios maranhenses


O Programa Cuidar de Todos Atenção Primária alcançou, nesta etapa, a adesão de 100% dos municípios maranhenses. Nas próximas fases de execução do programa do Governo Estado acontecerá a doação dos equipamentos, o monitoramento dos indicadores e o apoio técnico da Secretaria de Estado da Saúde (SES) aos municípios. Com a iniciativa, a gestão estadual fortalece a atenção primária à saúde no Maranhão.

Os primeiros equipamentos começam a ser entregues em até 30 dias. Na segunda etapa, acontecerá o monitoramento dos indicadores e o apoio técnico da SES aos municípios. Na terceira etapa, será realizada a premiação dos municípios que tenham alcançado os melhores resultados nos indicadores de impacto do Programa Cuidar de Todos e Concurso Inova Saúde, que premiará práticas inovadoras.

“Devido à agilidade dos municípios aderirem ao Programa Cuidar de Todos, percebemos o interesse dos gestores em ampliar e fortalecer a atenção primária nos territórios, demonstrando a credibilidade na gestão do governador Carlos Brandão e o compromisso com a saúde dos nossos maranhenses”, disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

O programa tem por objetivo fomentar a atuação dos municípios de forma cooperada, coordenada e regionalizada com o estado, tendo como base o planejamento regional de saúde; fortalecer as redes de atenção à saúde no Maranhão e a governança regional, potencializando a atuação da atenção primária à saúde e a integração entre os níveis de atenção.

O Cuidar de Todos Atenção Primária visa, ainda, apoiar os municípios na implementação de políticas, estratégias e práticas inovadoras, setoriais e intersetoriais, com o intuito de melhorar os resultados de indicadores de saúde, além de ampliar o acesso com qualidade, resolutividade e continuidade do cuidado e serviços de saúde para a população.

De acordo com a SES, o Programa Cuidar de Todos Atenção Primária busca a melhoria do cuidado prestado às crianças menores de um ano, gestantes, pessoas com hipertensão arterial sistêmica (HAS), pessoas com diabetes mellitus (DM) e motociclistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário