terça-feira, 10 de outubro de 2023

Rodrigo Lago fala dos 35 anos da Constituição e de sua atuação parlamentar

 

O deputado Rodrigo Lago (PCdoB), durante entrevista ao programa ‘Diário da Manhã', desta terça-feira (10), na Rádio Assembleia (96,9 FM), destacou os 35 anos da promulgação da Constituição Federal de 1988, os avanços das políticas públicas em âmbito nacional e atos de sua atuação parlamentar. A conversa foi conduzida pela radialista Marina Sousa.

Rodrigo Lago enfatizou que a Constituição é fruto do processo de redemocratização que pôs fim à ditadura militar no país, daí a importância de se comemorar a data. “O documento é fruto do processo de redemocratização que pôs fim a 21 anos de ditadura (1964/1985), por isso precisamos celebrar nossos 35 anos da promulgação da 'Constituição Cidadã', a Constituição de 1988. O povo promulgou a nossa Constituição, que restabeleceu o regime democrático no país”, afirmou.

“Nossa nação realmente mudou graças à Constituição. A jovem democracia tem resistido, como agora em 8 de janeiro, quando tentaram um golpe, mas vai continuar a resistir. Até hoje não é um documento perfeito, mas é o melhor que podia se fazer naquele momento que saímos da ditadura”, observou.

E complementou, citando avanços: “Agora sempre há eleições, com alternância de poder, com a Constituição cada vez mais viva, com avanços sociais, com direitos e garantias fundamentais, não será perfeita, porque sempre será aperfeiçoada”, disse.

Lago afirmou que, na sessão plenária da quinta-feira (5), já tinha tratado do tema, justamente pela importância da promulgação, ocorrida em 5 de outubro de 1988. Ressaltou, ainda, que a atual Carta Magna é o sétimo texto constitucional promulgado desde 1824, quando o imperador D. Pedro I impôs ao país seu primeiro conjunto de leis, normas e regras gerais.

O parlamentar aproveitou para destacar os avanços das políticas públicas promovidas pelo Governo Federal, sendo o Brasil a sexta nação em crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). Nesse cenário, o deputado projetou dias melhores para o Brasil, com esperança para o povo brasileiro exatamente porque os programas sociais voltaram e a reconstrução do país também.

Rodrigo Lago falou, ainda, de sua atuação no Parlamento, tendo percorrido vários municípios, como Bequimão, Central, Mirinzal, Guimarães, Cedral, Cururupu, Porto Rico, Serrano do Maranhão e Bacuri, e defendido a revisão do Censo de 2023, que prejudicou bastante o Maranhão. Ressaltou, ainda, que teve vetado projeto de sua autoria que propõe estabelecer as prerrogativas dos advogados no serviço público, mas a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) já deu parecer favorável para a reapreciação da proposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário