segunda-feira, 2 de outubro de 2023

Uso desenfreado de redes sociais afeta saúde mental e desgasta relações

 


O mês de setembro chega ao fim, mas o alerta do combate ao suicídio na sociedade ainda precisa ser muito debatido. Observar como anda a saúde mental e buscar auxílio psicológico quando necessário são ações urgentes se considerarmos a evolução do tema na sociedade atual. 

De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2022, mais de 16 mil pessoas cometeram suicídio no Brasil.  

Sem dúvidas, o meio digital é um ambiente que facilita o contato entre as pessoas, além de garantir conteúdos de diversas temáticas para diferentes públicos. Porém, a disponibilidade rápida de interação faz com que as pessoas percam o interesse por encontros presenciais e tenham crises ansiosas e comportamentos suicidas ao consumir conteúdos falsos. 

Observação familiar

Como perceber que uma criança e um adolescente estão com a saúde mental afetada? Quais os sinais? A médica e professora Polyana Santos, ressalta a importância de observar a mudança de comportamento do filho e analisar como está o nível de relacionamento social dessa criança ou adolescente. “Queda no rendimento escolar, transtorno do sono, irritabilidade e falta de motivação podem ser combatidas com a fixação de horários e rotina, incentivo a práticas esportivas, alimentação e noites de sono adequadas. Esses são os primeiros passos para inibir o desenvolvimento de uma depressão com riscos graves no futuro”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário